USO DO COMISSIONAMENTO COMO FERRAMENTA DE APOIO NA CONSTRUÇÃO DE PLANTAS INDUSTRIAIS.

DEFINIÇÕES

O objetivo central do uso do comissionamento como ferramenta de apoio na construção de plantas industriais é assegurar a transferência da instalação industrial para a operação e a manutenção de forma ordenada e segura, certificando a sua operabilidade em termos de segurança, desempenho, confiabilidade e rastreabilidade de informação.

O comissionamento é definido como o conjunto de atividades a serem desenvolvidas desde a fase de projeto de detalhamento (fase de planejamento e programação) até a operação assistida (atividades de verificação, execução e monitoramento) com o objetivo de certificar, identificar e solucionar as não conformidades, defeitos ou falhas (de projeto, material, equipamento, montagem, etc.) garantindo a entrega da instalação nas condições estabelecidas pelo projeto.

As etapas do comissionamento dependem diretamente do processo, da tecnologia e dos equipamentos utilizados na planta e/ou sistemas operacionais. A necessidade de sua existência é requisito básico do gerador do projeto básico, dos fabricantes de equipamentos e sistemas, e na maioria das vezes obrigação contratual. Atende também a finalidade de eliminar a possibilidade de mau funcionamento ou de problemas operacionais na pré-operação e na partida propriamente dita de sistemas operacionais e unidades, além de verificar o desempenho operacional medindo os parâmetros.

Estas atividades iniciam antes das verificações de recebimento dos itens condicionáveis, e se estende até a transferência definitiva da planta ao cliente.