O uso do blog como recurso tecnológico na mediação do processo ensino aprendizagem dos alunos do curso Técnico de Guia de Turismo do Cepajob

 

 

Neuza da Silva Moraes*

 

Resumo: O artigo aborda o uso do blog como recurso tecnológico na mediação do processo ensino aprendizagem dos alunos do curso Técnico de Guia de Turismo do Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob). Foram utilizados dois métodos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo para desenvolver pesquisa de natureza exploratória e abordagem quantitativa com amostra total de alunos e professores do curso Técnico em Guia de Turismo do Cepajob. Concluiu-se que nessa realidade, a construção dos blogs ainda não aconteceu, ou seja, não existe uma ideologia de disseminação de informação através da ferramenta blog, demonstrando que o processo ensino aprendizagem ainda precisa evoluir e melhorar com o auxílio de recursos tecnológicos para estabelecer a melhora do processo ensino aprendizagem das disciplinas específicas do curso e de outras áreas e assuntos que possam ser abordados e contribuir para o processo de formação e construção do cidadão do futuro que o Amapá precisa.

Palavras-chave: Computador. Sala de aula. Blog. Educação Profissional.

 

 

Abstract: The article discusses the use of the blog as a technological resource in mediating the teaching-learning process of students in the course Study Center Tourism Guide Technical College of Amapá Professor Josinete Oliveira Barroso (Cepajob). Two methods were used: a literature review and field research to develop exploratory research and quantitative approach with total sample of students and teachers of the course in Technical Cepajob Tourism Guide. It was concluded that this reality, the construction of blogging has not happened yet, that is, there is an ideology of disseminating information through the blog tool, demonstrating that the learning process still needs to evolve and improve with the help of technology to establish the improvement of the learning process of the specific course subjects and other areas and matters that may be discussed and contribute to the process of forming and shaping the future of the citizen that Amapá need.

Keywords: Computer. Classroom. Blog. Professional Education.

 

Introdução

O artigo apresenta série de estudos sobre o uso do blog como recurso tecnológico na mediação do processo ensino aprendizagem dos alunos do curso Técnico em Guia de Turismo do Cepajob.

Nos estudos de Marinho (2014), os blogs são enquadrados nos estudos dos chamados softwares sociais, assim classificados por fazerem parte dos recursos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e ser uma das diversas ferramentas capazes de preparar os estudantes para participarem em redes onde o conhecimento é coletivamente construído e compartilhado.

Hoje em dia os blogs evoluíram e possuem vários recursos associados que tornam a leitura de seus textos, registros, ideias, pensamentos e relatos uma forma de produção de ”espaços” pessoais que permitem a convergência de mídias: texto, imagens e sons em um só lugar. Portanto, os blogs são páginas de internet criadas com a finalidade de assimilar sua estrutura a de diários que podem ser comentados, individual ou em grupo (MARCUSCHI; XAVIER, 2004).

As experiências relatadas neste trabalho destacam a prática e reflexão da autora do artigo, que atua como secretaria do Cepajob e participou de todo o processo de inserção da informática na escola, do uso do computador, da Internet e de blogs na prática dos cursos técnicos e especificamente, do curso técnico em Guia de Turismo, e assim, seus conhecimentos são suficientes para contribuir em nível ideológico, de forma organizada, participativa, na construção da perspectiva crítico-reflexiva da importância do computador e a contribuição dos blogs para a formação dessa clientela.

O objetivo geral do artigo consiste-se em analisar o uso do blog como recurso tecnológico na mediação do processo ensino aprendizagem dos alunos do curso Técnico em Guia de Turismo do Cepajob.

A ferramenta blog foi escolhida para análises desses artigo, por se uma ferramenta atrativa,  que interliga todos os alunos dos cursos técnicos do Cepajob ao ambiente virtual, tornando a disseminação de informações mais rápida e fácil na vida de todos. Poder-se-ia escolher qualquer outra ferramenta tecnológicas, mas optou-se pelo blog pela sua contribuição para que professores e funcionários do Cepajob disseminem, com clareza, proposições, atividades, ações e intercâmbios que poderão ser benéficas para a formação e interação dos alunos.

Os objetivos específicos buscam: Identificar como a informática esta sendo utilizada na escola verificando de que forma os professores superam desafios da informática educativa; relacionar o ensino de informática com a perspectiva de melhoramento do interesse dos alunos pelos conteúdos do curso de Guia de Turismo do Cepajob; propor uma oficina de criação de um blog que possibilite a interação entre professores e alunos.

Metodologia

Foram utilizados dois métodos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Com a pesquisa bibliográfica, buscou-se realizar uma revisão de literatura para atualizar a discussão teórica sobre o tema do artigo e assim, segundo Severino (2007) apresentar de forma sistematizada e orientada, os levantamentos feitos com várias fontes de pesquisa.

Em consequência, foi necessário desenvolver uma pesquisa do tipo exploratória a qual segundo Gil (2010) consistiu-se em proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo analisável.

Nesse sentido, a pesquisa de campo segundo Severino (2007) é definida como coleta de dados que, em condições naturais analisa os fenômenos no ambiente em que ocorrem, sendo assim diretamente observados, sem intervenção ou manuseio por parte do pesquisador. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário contendo perguntas abertas e fechadas, contendo opções específicas para serem escolhidas pelos respondentes e também, poderiam dar opiniões diversas para esclarecer ainda mais sua resposta.

Sendo assim, a pesquisa de campo ocorreu no Centro de Ensino Profissionalizante Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob), localizada na Avenida Maria Quitéria, 316, bairro Santa Rita, em Macapá, Amapá no mês de setembro de 2014. Sua criação pelo Decreto n.º 0987 de 16 de março de 2000, que nomeou sua primeira diretora a profª. Maria da Conceição Barbosa Gonçalves e Secretária Escolar Ângela Maria Cardoso Sarmento. É uma instituição pertencente à Administração pública que oferta educação profissional de nível técnico a alunos que terminaram a educação básica, com cursos de qualificação e educação continuada.

A população participante dessa pesquisa consistiu-se em professores e alunos do curso técnico em Guia de Turismo do Cepajob. Para tanto foi utilizada amostra de nove alunos ou 100% dos matriculados no período noturno e cinco professores ou 100% da amostra destes.

Em relação ao perfil da amostra participante da pesquisa, em relação aos professores, salienta-se que 60% são do sexo feminino, possuem média etária de 47,6 anos e 80% atuam como professores há mais de 20 anos.

No perfil dos alunos do curso técnico em Guia de Turismo do Cepajob constatou-se que todos são do período noturno, 77,8% são do sexo feminino, possuem idade variada entre 19 a 65 anos e 44,4% declarou residir no bairro Buritizal, nas proximidades da escola e 100% não utiliza blogs como ferramenta pedagógica em virtude da instituição não fornecer internet livre para os alunos e não constar no planejamento pedagógico do curso e da instituição.

Os dados obtidos com a aplicação de questionários são apresentados e analisados no artigo de forma quantitativa, a qual Segundo Goldenberg (1998, p. 114), é caracterizada por “[...] medir tanto opiniões, atitudes e preferências”. Abordagem escolhida por facilitar a mensuração do uso dos blogs como ferramenta pedagógica pelos alunos e pelos professores.

 

Discussão

Oliveira (2006) é enfático em afirmar que o uso dos computadores na educação necessita fundar-se em uma teoria que beneficia o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, é importante ampliar no meio educacional a discussão do entendimento entre os educadores e alunos sobre qual a melhor forma para usar os recursos tecnológicos no âmbito escolar.

Resultados obtidos com os professores – Em relação aos educadores participantes da pesquisa, buscou-se levantar dados a respeito do uso do blog como recurso na mediação do processo ensino aprendizagem.

 

Gráfico 1. Uso de recursos tecnológico em sala de aula

 

Fonte: Questionário / Professores

         

Conforme disposto no gráfico 1, cerca de 60% das respostas dos professores entrevistados confirmaram que usam com frequência recursos tecnológicos em sala de aula.

 

Gráfico 2. Aulas melhorarem o aprendizado com recursos tecnológicos

Fonte: Questionário / Professores

         

No gráfico 2, consta que 80% dos professores acredita que as aulas em que são utilizados os recursos tecnológicos tem possibilitado melhor compreensão pelos alunos dos conteúdos ministrados, e para 20% não.

Gráfico 3. Sobre uso de blogs pelos alunos

 

Fonte: Questionário / Professores

No gráfico 3, compreende-se que 100% dos professores entrevistados considera importante a construção e utilização pelos alunos do curso técnico em Guia de Turismo do Cepajob de blog, para uma melhor interatividade entre alunos e professores na construção do conhecimento e na entrega de atividades educacionais solicitadas pelos professores.

Nesse sentido, o Professor A opinou que o blog “constitui uma ferramenta de interlocução, facilitando a construção do conhecimento”. O Professor B disse que “muitos alunos nem chegam a fazer as atividades solicitadas, copiam do colega”. Para o Professor C, afirmou que “[...] através deste instrumento que possibilitará o desenvolvimento profissional e do processo ensino aprendizagem sem causar prejuízo educacional”.

Resultados obtidos com os alunos – Desde momento em diante, apresenta-se os dados relativos às respostas dos cursantes técnicos em Guia de Turismo no Cepajob. Assim, o gráfico 4 apresenta os principais recursos tecnológicos usados em sala de aula citados.

Gráfico 4. Recursos Tecnológicos usados nas aulas presenciais

 

Fonte: Questionário / Professores

De um total de sete opções disponíveis na questão, os alunos responderam que durante as aulas presenciais somente os seguintes recursos tecnológicos são utilizados pelos professores: vídeo (39%), computador (35%), celulares (9%), livros digitais (9%) e tablets (8%).

 

 

 

Gráfico 5. Uso do blog durante o curso

 

Fonte: Questionário / Professores

De acordo com o gráfico 5, questionou-se sobre o blog já ter sido utilizado no curso Guia de Turismo do Cepajob, e assim 78% responderam que não foram usados blogs durante o curso e 22% não entenderam a pergunta e responderam fora do contexto pretendido.

Em relação aos alunos que responderam nunca terem utilizado blogs durante as aulas, buscou-se coletar opiniões sobre a possibilidade de serem usados, assim as afirmações demonstram o seguinte quadro: “seria que fosse muito bom, mas não tivemos essa oportunidade” (Aluno A); “Não utilizamos esse serviço porque a instituição não nos oferece internet livre” (Aluno B); “Porque nunca foi trabalhado o blog com a turma” (Aluno C); “Acredito que por falta de recursos da própria escola” (Aluno D); e “nenhum professor falou sobre blogs” (Aluno E).

Coutinho; Junior (2007) contribuem nesse estudo, afirmam que blog é uma ferramenta inovadora no processo de ensino, pois faz os seus participantes interagirem e utilizarem essa ferramenta com criações e opiniões que podem ou não se divergirem na internet. Além disso, explicam os autores que os blogs não ficam somente sujeitos aos alunos de uma escola específica, podendo outros internautas, de diferentes locais e nacionalidades, participarem com a publicação de posts.

No Cepajob, especificamente no curso técnico em Guia de turismo, como propositado por esse artigo, o uso de blogs não está sendo efetivo e implementado no planejamento dos professores, e portanto, ainda não é uma prática descrita nos projetos e planejamentos pedagógicos da escola.

Conclusão

          Conclui-se que a internet contribuiu para que as barreiras de todas as espécies pudessem ser transpostas e pudesse estabelecer uma nova ideologia de informação e tecnologia, todo o processo de melhoramento das comunicações atualmente se estrutura em rede, e portanto, torna vários processos, entre os quais, o ensino aprendizagem, dependente do acompanhamento da evolução das dinâmicas sociais e também dos recursos tecnológicos.

O blog tornou-se uma dessas evoluções que muito contribuiu para a melhora do processo ensino aprendizagem, por ser um exemplo de tecnologia da informação que passou ser usado na escola como recurso pedagógico, em virtude de sua estrutura ser bastante simples de se criar e manter. Com o fim pedagógico, os blogs possuem mais qualidade do que defeitos, pois além de facilitarem a participação dos alunos contemporâneos à globalização, motiva-os a ler e escrever, pensar, compreender, entender e interagir com os demais membros que publicam posts em seus conteúdos.

No caso do curso técnico em Guia de turismo do Cepajob, a construção dos blogs ainda está em processo de consolidação, não sendo ainda criado um sequer para citar como exemplo. Convem salientar que em âmbito interno não há discussões para a criação de blogs, tão pouco para estabelecer regras e normas de publicação de posts.

 

Referências

COUTINHO, Clara Pereira; JUNIOR, João Batista Bottentuit. Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0. SIIE'2007, 14 (16), Nov. 2007.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2010.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.

GOMES, M. J. Blogs: um recurso e uma estratégia educativa. In Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Brasília, SIIE, 2005, p. 305-311.

MARCUSCHI, L.A.; XAVIER, A.C.S. Hipertexto e gêneros textuais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

MARINHO, Simão Pedro P. Blog na educação & manual básico do blogger. 3 ed. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2014.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.



* Professora da rede pública de ensino do Estado do Amapá. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá -  Unifap. Cursando Pós Graduação em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. E-mail: [email protected]