RESUMO

O presente artigo irá explicar em detalhes a origem e o funcionamento atual da terapia Reiki, visando explanar pontos positivos e negativos, demonstrando no decorrer do trabalho o beneficio que tal terapia traz aos pacientes que se submetem a ela. Neste projeto a terapia Reiki será aplicada conjuntamente com o tratamento de radioterapia, ou seja, no decorrer do tratamento, pacientes com câncer serão submetidos à terapia, sendo possível a analise prática do conteúdo explicito no artigo. O grupo observou novas formas de oferecer benefícios aos pacientes de maneira natural e inovadora, decidindo então pela terapia Reiki.

 

Palavras chaves: Reiki, Radioterapia, Hospitais.

 

  1.  Introdução

           Atualmente no Brasil existe um número grande de pessoas com câncer, as quais passam pelo tratamento de radioterapia, que é visto como um tratamento muito eficaz, porém agressivo.

As terapias alternativas foram aprovadas e liberadas pela OMS desde 1962, sendo incluídos anos após o Reiki como terapia alternativa, ou seja, o paciente opta por fazer ou não. Foi aceita desde então em diversos hospitais nacionais e internacionais, por não ter associação religiosa além de não ser um método invasivo, assim algumas instituições de referencia no Brasil como o Hospital Sírio Libanes[1] e Albert Einstein tem adotado esse método com seus pacientes, oferecendo também práticas como meditação, acupuntura, técnicas corporais, relaxamento, respiração, musicoterapia e a terapia Reiki, que é ministrada e aplicada por profissionais norteados por longa experiência e pelo rigor presente nesta instituição.

Em Foz do Iguaçu foi aprovada pela Câmara Municipal em novembro de 2012 com o apoio da vereadora Nanci Rafain PROJETO DE LEI Nº  118/2012:

Art. 1º Fica criado o Programa de Terapias Naturais para o atendimento da população do Município de Foz do Iguaçu, com inserção das Práticas Integrativas e Complementares na Rede Municipal de Saúde, com base na Portaria Ministerial nº 971, de 03 de maio de 2006, do Ministério da Saúde, com vistas ao bem-estar e a melhoria da qualidade de vida”

O ministério da Saúde em 2006 aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, iniciando experiências com novas práticas e apoiando as que já estão sendo utilizadas em unidades de saúde em alguns estados e municípios. A Portaria do Departamento de Atenção Básica (PNPIC) oportuniza o uso da terapia Reiki como um método alternativo que contribui proporcionando bem-estar aos pacientes. (MINISTÉRIO DA SAÚDE - BRASIL 2006)

Segundo a – portaria 971 - 03 de maio de 2006, todo tratamento em beneficio aos pacientes deve ser aceito, obtendo apoio do SUS, que busca abrir portas para as terapias alternativas.  Este projeto oferece a proposta de aplicar a terapia Reiki antes do tratamento de radioterapia, como terapia complementar, com a intenção de preparar o paciente para o tratamento, analisando o comportamento e reações que ele mostrará depois de realizar a terapia. (PORTARIA 971-03 DE MAIO DE 2006).

 

  1.  Objetivo

           O presente trabalho tem como um dos principais objetivos a aplicação da terapia Reiki no decorrer do tratamento de radioterapia, buscando um melhor desempenho e esforço do paciente, levando em consideração a tensão, medo e desconforto que este tratamento traz consigo.

A proposta inicial do trabalho é levar essa terapia até os pacientes de forma voluntária, oferecendo a terapia como algo complementar para tranqüilizar e transmitir segurança, para que desta forma o paciente reaja melhor ao tratamento.

 

  1.  Terapia Reiki

           Reiki é uma palavra de origem japonesa que identifica o sistema Usui de terapia natural (Usui Reiki Ryoho) nome dado em homenagem ao seu descobridor, Mikao Usui.

A terapia Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição de energia que mantém e recupera a saúde. É um método de redução de estresse, modificando e potencializando energia. Tal terapia é realizada por um especialista que utiliza das próprias mãos para transmitir esta energia à outra pessoa.

A terapia Reiki é focada no bem-estar e na qualidade de vida dos pacientes, contribuindo para a minimização de sintomas como estresse, dor e depressão. Segundo Plínio Cutait - Mestre em Reiki, aos poucos é formado um repertório de cuidados que focam na integralidade do ser humano, tratando-o como um todo, integrando corpo, mente e espírito. (CUTAI)

A eficácia do Reiki parte da percepção da pessoa, diminuindo padrões de ansiedade. Juntamente a outros medicamentos e procedimentos, o Reiki, reduz sintomas e efeitos colaterais, aumenta a sensação de bem estar, autoestima e a energia vital. As pesquisas, quantitativas e qualitativas, sobre o Reiki continuam em fase de estudos, mas os primeiros resultados revelam seus impactos numa melhor resposta do organismo na prevenção e tratamento das doenças crônicas. (ALBERT EINSTEIN)

 

3.1 Terapia Reiki no tratamento de Radioterapia

            Radioterapia é um método de tratamento muito utilizado em pacientes com câncer e tumores, é capaz de destruir as células tumorais utilizando feixes de radiação ionizantes, com uma dose pré calculada, buscando causar o menor dano possível as células saudáveis (PRO-ONCO).

            A radioterapia gera muitos danos físicos nos pacientes, que podem ser divididos em efeitos imediatos e tardios, como danos nas células saudáveis e nos tecidos, cada parte do corpo exposta recebe um grau de radiação, os efeitos variam de acordo com a dose absorvida. Este tratamento causa ao paciente além de danos físicos muito estresse, dor, desconforto e medo. (PRO-ONCO)

Para dar suporte e auxilio aos pacientes de radioterapia os hospitais adotam métodos paliativos, entre eles temos as terapias complementares, que agem com o intuito de melhorar a qualidade de vida, ajudando os pacientes a enfrentar doenças e tratamentos agressivos. (SALAZAR, M.; VICTORINO, F.; PARANHOS, R.; RICCI, I. D.; GAETI, W. P.; CAÇADOR, N. P.)

Entre as terapias complementares esta a terapia Reiki, que consiste em auxiliar o tratamento oncológico, tem ajudado os pacientes e familiares que adotam a pratica. A terapia Reiki aplicada na radioterapia apresenta uma contribuição significativa para o tratamento dos pacientes, pois auxilia na diminuição da dor e desconforto. (CAPC)

Pesquisas já realizadas mostram que os pacientes que já utilizaram a terapia durante o tratamento de radioterapia apresentaram resultados satisfatórios no quadro clínico.

 

  1.  Metodologia

            Foram realizadas pesquisas e revisões bibliográficas referentes a esta terapia e bate papo com um mestre de reiki além do mais foi promovida uma palestra explicativa sobre a terapia Reiki, com a presença do Mestre Hugo David Martins, a palestra veio com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a história e aplicação do Reiki, mostrando o que muda no organismo e pensamento dos pacientes que se submetem a terapia.

            O mestre do Reiki H. Martins explicou como a terapia Reiki age em pacientes que estão em tratamento radioterápico, como tal terapia pode auxiliar na minimização da dor e estresse;

  1. H. Martins “A terapia Reiki é um dos maiores aliados dos tratamentos oncológicos por todo o mundo. Diminui os efeitos adversos da radioterapia, proporciona relaxamento dos pacientes e diminui os quadros de ansiedade e depressão. Desta forma o paciente consegue se adaptar e obter melhor resposta aos tratamentos radioterápicos.”

Mestre do Reiki

Fundador do método Reiki da Alma

           

  1.  Resultados e Discussão

           No Brasil existe um grande número de pessoas com câncer, esse número vem aumentando com o decorrer dos anos, muitas dessas pessoas são orientadas a iniciar o tratamento de radioterapia, que por sua vez é um tratamento muito eficaz, porem gera desconforto e insegurança a quem se submete a ele. (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR G.)

            No Brasil já foi aprovado e liberado a inclusão de terapias complementares dentro dos hospitais, com a intenção de oferecer apoio aos pacientes. Para a terapia ser aceita e liberada é necessário que traga benefícios aos pacientes, de forma natural e sem vínculo religioso.

            A terapia Reiki tem o desafio de humanizar o atendimento e buscar formas eficientes de tratar o paciente para ajudá-lo a responder melhor ao tratamento e a enfrentar a doença.

            A terapia Reiki aplicada durante a radioterapia traz muitos benefícios, priorizando o bem estar do paciente, transmitindo tranqüilidade e segurança, buscando um exame de qualidade. (H. Martins)

O grupo elaborou um projeto de prestação de serviço voluntario, com o intuito de alcançar pacientes de tratamento radioterápico que buscam por terapias complementares, oferecendo o Reiki de forma voluntária e prestativa.

O projeto propõe sua pratica a partir de janeiro de 2017, sendo realizado pelas integrantes do grupo com orientação e treinamento oferecido pelo Mestre H. Martins.

            Podemos observar na tabela abaixo o objetivo e como será realizada a prestação de serviço voluntário:

 

PLANEJAMENTO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO - CTRR
NOME
SVRR - Serviço Voluntário de Reiki na Radioterapia
VISÃO
Visa dar suporte aos pacientes que estão em tratamento de radioterapia
OBJETIVO
Oferecer um tratamento complementar ao medicinal, transmitindo tranqüilidade e segurança aos pacientes
ORGANIZAÇÃO
Prestação de serviço sem fins lucrativos para pacientes em tratamento de radioterapia.
CAMPO DE APLICAÇÃO
Areá de oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcante - Foz do Iguaçu
BENEFÍCIOS
Minimização de efeitos adversos, tratamento mais tranqüilo,sentimento segurança e conforto, melhores resultados no quadro clinico.
COLABORADORES
Mestres do Reiki Hugo Martins e voluntários para ir ao campo de aplicação.

 

  1.  Conclusão

            Sabemos que toda terapia complementar que venha somar com o paciente, oferecendo benefícios para o mesmo é bem aceita, no decorrer do trabalho observamos que ainda existe um preconceito por parte da população em geral diante de tais terapias. Isso por sua vez não impede os estados de promover a liberação e aceitação destas terapias dentro das clínicas e hospitais.

            Com essa aceitação dos hospitais é possível alcançar um grande número de pessoas transmitindo a elas tranquilidade e energias positivas através desta.

            Concluímos que a única intenção da terapia Reiki é promover bem estar aos pacientes, e com o decorrer das seções tem conseguido, sendo analisada como terapia de grande eficácia. Com relatos de pacientes podemos analisar o bem que uma terapia complementar pode trazer, oferecendo conforto e relaxamento dos pacientes, diminuindo os quadros de ansiedade e depressão. Desta forma o paciente consegue se adaptar e obtiver melhor resposta aos tratamentos radioterápicos.

 

  1.  Referências

 

Luiz A. M . Scaff – Física da Radioterapia – Livro nº 22044 IPEN São Paulo 1997.

 

SALAZAR, M.; VICTORINO, F. R.; PARANHOS, L. R.; RICCI, I. D.; GAETI, W. P.; CAÇADOR, N. P. - Efeitos e tratamento da radioterapia de cabeça e pescoço de interesse ao cirurgião dentista Revisão da literatura - Revista Odonto • Ano 16, n. 31, jan. jun. 2008, São Bernardo do Campo, SP, Metodista.

 

Magela Salomé - Sentimentos vivenciados pelos profissionais de enfermagem que atuam em Unidade Terapia Intensivas após aplicação do Reiki - Saúde Coletiva, Vol. 28, Núm. 6, marzo, 2009, pp. 54-58 Editorial Bolina Brasil

 

Camila Bittencourt Jaconodino1 , Simone Coelho Amestoy2 , Maira Buss Thofehrn3 - A UTILIZAÇÃO DE TERAPIAS ALTERNATIVAS POR PACIENTES EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO - Cogitare Enferm 2008 Jan/Mar; 13(1):61-6

 

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - 2016. Disponível em: http://www.inca.gov.br/estimativa/2016

 

PROJETO DE LEI Nº 118/2012 - 2009. Disponível em: http://www.cmfi.pr.gov.br/pdf/projetos/1653.pdf

 

Cuidados Integrativos - 2016. Disponível em: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-cuidados-integrativos/paginas/reiki.aspx

 

Alívio extra contra o câncer - 2014. Disponível em: http://www2.einstein.br/einstein-saude/tecnologia-e-inovacao/Paginas/alivio-extra-contra-o-cancer.aspx

 

Reiki no Hospital Sírio Libanês - CUTAI - 2010. Disponível em: http://www.terapiareiki.com.br/artigos/reiki-no-hospital-sirio-libanes/

 

Reiki - 2014. Disponível em:http://capc.org.br/reiki/

 

Radioterapia - PRO ONCO - 1993. Disponível em: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=100

 

[1] Desde Maio de 2010 o Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês com o propósito de contribuir para que o cuidar, gesto essencial e vocação original do HSL, se estendam a pacientes, familiares, cuidadores, voluntários, colaboradores e profissionais de saúde, da forma mais humana, natural e ampla possível, enriquecendo o interminável processo de educação de todos aqueles que participam da vida desse Hospital.