Este trabalho é uma construção coletiva de professores e alunos bolsistas do Programa Ciência na Escola com apoio financeiro da FAPEAM desenvolvido no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) - Deputado Gláucio Gonçalves no Laboratório de Ensino da Matemática, em Parintins/AM.

            Oportunizando a alfabetização científica e a descoberta de instrumentos facilitadores para o ensino da Matemática nos conhecimentos de Geometria, no período de maio a dezembro de 2014, o trabalho envolveu a comunidade escolar deste município. O principal objetivo do projeto foi a elaboração de um livro intitulado:“ Manual de aulas práticas para o ensino da geometria com materiais recicláveis”.

            O título faz menção a uma proposta para incentivar alunos e professores nas aulas de Matemática utilizando materiais recicláveis. O artesanato de tecelagem, dobraduras, montagem com varetas e ligas de soro foram usados como instrumentos para desenvolver aulas práticas, focalizando a geometria plana e espacial.

            Com isso, norteou- se três eixos para o estudo fenomenológico, contribuição e reflexão sobre o tema o ensino de matemática, o reaproveitamento de materiais recicláveis na escola e o artesanato local como fonte modeladora para o entendimento de assuntos relacionados à Geometria.