TEMA: horta suspensa em garrafas pet.

JUSTIFICATIVA:

Este projeto surgiu da necessidade de se mostrar aos alunos do curso Técnico em Agropecuária a valorização da natureza, enfatizando a importância de incluir na alimentação produtos naturais, como legumes e verduras orgânicos, além de demostrar na prática como é fácil e possível produzir com qualidade em qpequenos espaços. 

OBJETIVOS GERAL:

Propiciar reflexão sobre a importância dos bens naturais. Promover momentos prazerosos durante o ensino-aprendizagem dos alunos sobre os cuidados com a terra, com o preparo do solo e sobre as técnicas de plantio. Fazer com que os alunos possam se tornar seres integrantes do meio ambiente e de uma sociedade não destruidora dos recursos naturais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Despertar um olhar crítico dos alunos do curso técnico em agropecuária com relação aos cuidados com as hortaliças, com o solo, com a água e com os seres presentes nestes ambientes.

- Favorecer o conhecimento relacionado as espécies cultivadas na prática, identificando possíveis doenças e pragas;

- proprocionar uma maior facilidade no manuseio de ferramentas utilizadas nas hortas;

- Despertar o interesse pela agroecologia e pela preservação ambiental.

- Conscientizá-los quanto a redução da poluição ambiental e reciclagem de garrafas pet.

PROCEDIMENTOS:

Primeiramente a poroposta foi apresentada aos alunos, que no mesmo instante foram coletar as garrafas pet que seriam utilizadas (garrafas de refrigerante de 2l cada uma). Foi realizada a confecção das "jardineiras" (foto abaixo), utilizando arame flexível, barbante ou corda de varal, tesoura e as próprias garrafas. Observamos asmelhores espécies para este tipo de cultivo e a época de plantio das mesmas. Colocamos um solo rico em húmus nas garrafas já preparadas na parede próximo a cunicultura do colégio.

Garrafa Pet Passo a passo 

Materiais Necessários:

- Tesoura;

- Corda de varal, barbante ou arame;

- Sementes ou pequenas mudas de plantas;

- Garrafas PET de 2 litros (limpas e vazias).

Passo-a-Passo:

1° Passo: Com a tesoura corte um pedaço da lateral de cada uma das garrafas pet que serão utilizadas, o corte deve ser semelhante a uma espécime de janela.

 2° Passo: Próximo a cada uma das aberturas faça 01 furo com a ponta da tesoura. Lembrando que é importante fazer marcações, para que dessa maneira as garrafas mantenham uma simetria assim que forem penduradas na parede.

 3° Passo: Faça um pequeno furo no fundo de todas as garrafas, pois o mesmo escoará todo o excesso de água na terra, após as plantas serem regadas.

4º Passo: Nas extremidades das garrafas pet passe a corda de varal e dê um nó aproximadamente na altura em que a garrafa pet irá ficar.

5° Passo: Coloque a terra de preferência adubada e em seguida plante a semente ou a muda. Regue diariamente para que as plantas cresçam de forma adequada e saudável.

CONCLUSÃO:

Os alunos conseguiram observar todo o processo de desenvolvimento das culturas instaladas na horta vertical, conseguiram compreender a importância do reaproveitamento de materiais recicláveis, além de consumirem alimentos saudáveis e orgânicos que os mesmos produziram.