O presente estudo é uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, sendo caracterizada segundo a natureza dos dados, como uma pesquisa bibliográfica.

O tema “O uso das tecnologias, tv, vídeo e computadores como facilitadores da aprendizagem de leitura no segundo ciclo dos anos iniciais: Um olhar psicopedagógico” foi escolhido porque muitos dos professores ainda enxergam os recursos midiáticos de forma pessimista, mesquinha, visualizando-os até como inimigos e sem nenhuma metodologia propícia e eficaz que gere aprendizagem tornando-os temerosos, passivos para enfrentar o novo, não integrando as tecnologias ao seu cotidiano, não tendo clareza destas mudanças e destes novos espaços educacionais, quando deveriam ter por fim reconfigurar a sua prática pedagógica respondendo às novas demandas da sala de aula.

Num mundo em constantes mudanças, a evolução dos recursos tecnológicos e as conseqüentes transformações ocasionadas por eles na sociedade desatualizam as informações diariamente, o que origina a necessidade de um aprendizado contínuo, um repensar o contexto educacional: a gestão como um todo, coordenadores, professores, pais de alunos,visto que as crianças de hoje estão imersas em uma nova cultura social que se dá em rede.

A escolha do tema ocorreu em função da necessidade que urge em uma re-avaliação da gestão escolar: coordenadores, professores, pais e alunos em rever a prática pedagógica do professor vendo as TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) através de uma gestão crítica e criativa favorecendo assim, uma aprendizagem significativa.

Nessa senda, a relevância deste trabalho incide na necessidade de inserção na prática pedagógica das inúmeras possibilidades de uso dos recursos midiáticos e psicopedagógicos, tornando as aulas mais prazerosas e proporcionando significativa aprendizagem para o corpo discente do segundo ciclo do ensino fundamental, precipuamente em relação à aprendizagem da leitura.

Destarte, espera-se descobrir como tornar as mídias parceiras na sala de aula e criar estratégias para seu aproveitamento nos conteúdos escolares forma lúdica e significativa simultaneamente eficiente.

O presente estudo foi estruturado em quatro capítulos, a saber :

O primeiro capítulo faz uma reflexão crítica sobre a TV, o Vídeo e o Computador e uma proposta para se fazer a leitura de imagens, uma vez que o mundo das crianças e adolescentes está impregnado de uma cultura imagética.

O segundo capítulo apresenta as mídias como instrumentos docentes facilitadores da leitura acima das visões reducionistas e empobrecedoras do seu uso em sala de aula

O terceiro capítulo apresenta uma metodologia de inserção da TV, do Vídeo e do Computador descrevendo sucintamente como aplicar na sala de aula de modo que venha a facilitar a aprendizagem.

O quarto capítulo faz uma reflexão sob o olhar da psicopedagogia com o uso das tecnologias buscando compreender como as crianças se apropriam, utilizam e aprendem com a TV, o Vídeo e o Computador no processo ensino-aprendizagem da leitura no segundo ciclo do ensino fundamental.

Por fim, as considerações finais retomam sinteticamente as principais idéias apresentadas ao longo do trabalho.