O uso das Tecnologias da Educação

 

Usando as tecnologias na sala de aula

 

Roseli Chagas de Santana

 

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar o uso das tecnologias na sala de aula para aprimorar o trabalho pedagógico, inferindo a este, um uso educativo e ao mesmo tempo busca discutir a relação das tecnologias com a metodologia utilizada dentro da sala de aula ou mesmo no ambiente educacional, pois a educação acontece em qualquer ambiente destinado a este objetivo.

Utilizei a modalidade da pesquisa teórica que é "dedicada a reconstruir teoria, conceitos, ideias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos" (DEMO, 2000, p. 20), busca meios de analisar e discutir um tema baseado em documentos já existente como: jornais, revistas, livros, artigos e principalmente no meio eletrônico.

Não é tão recente a forma como a educação tem sido modificada, essas modificações vêm acontecendo para que haja melhoria no sistema educacional.

Na sala de aula não é diferente, professores e alunos têm buscado meios para deixar as aulas mais atrativas na questão do aprendizado, visando uma maior interação entre os participantes da sociedade estudantil.

Palavras- chave: Educação, Tecnologia, conhecimento

1 Introdução

Quando se fala em tecnologia, muitos associam a palavra apenas ao uso dos computadores e outros equipamentos do mesmo segmento, mas na educação toda forma de investimento educativo é uma forma de inovar, e tecnologia está ligado a inovação, uma forma de inserir possibilidades de aprendizagem dentro do espaço escolar.

Quando falamos em tecnologias estamos voltados para a linguagem, ela produz relações praticas e ações que visam satisfazer suas necessidades simbólicas, gerando com isso organizações, praticas, relações e instituições sociais espirituais e culturais. Neste momento o homem  constitui-se como humano e humaniza a realidade da qual participa como parte integrante e integrada.

A formação humana encontra-se na necessidade de dar respostas ao fracasso das promessas das tecnologias. A educação permanente é uma oportunidade vital para todos, pois tem como objetivo reafirmar a prioridade da pessoa humana , humanizar as tecnologias, desalienar o homem pluridimensional e autônomo.

2- Desenvolvimento

A educação como processo contínuo na vida humana é um método eficaz para ensinar o ser humano a pensar  em como se tornar mais humano e sobretudo descobrir-se como “homem”, pois a educação facilita a realização da pessoa e ínsita cada individuo a assumir os seus direitos e deveres, a executar exaustivamente as tarefas de cidadão membro de uma família dotado de aspirações pessoais e sensibilidade artística libertando-se e enquadrando nos dinamismo de uma ética social e profissional.

A sociedade nos impulsiona sempre a buscar  mais conhecimento, não basta tê-lo, é preciso saber colocar em pratica e adquirir o máximo de experiência para se consagrar no mercado de trabalho. As tecnologias tem ajudado as pessoas na conquista pelos seus objetivos. Estando na sala de aula seja com crianças com jovens ou adultos os mediadores do conhecimento precisa utilizar a tecnologia como uma aliada e não como inimiga.

Não basta uma escola se encontrar repleta de matérias tecnológicos e os professores não se esforçarem para utilizar, não basta proibir o uso do celular em sala de aula, sendo que os alunos não obedecerão essas regras absurdas.

Devemos observar que a educação deve ser um ato permanente uma construção feita ao longo da vida deve se basear nos pilares da educação defendidos Delors a educação deve ser continua  de se próprio e sempre buscando mudança pessoal necessária.

Muito se ouve falar em tecnologias educacionais,  no entanto a maior tecnologia já existe a milhares de anos : o ser humano . Com isso as tecnologias são subservientes aos interesses de cada um.  

A educação a distancia é assegurada por lei, a LDB 9394/96 em seu capitulo 80 trata apenas dos direitos e deveres desta modalidade.

 Em seu artigo 1°____Educação a distancia é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados a diversos meios de comunicação.

Falar de educação a distancia é efetivar o uso das tecnologias na sala de aula pois os alunos desta modalidade muito dependem desses instrumentos tecnológicos para garantir um ensino de qualidade.

O artigo 80 da LDB incentiva todas as modalidades de ensino, a distância e continuada, o que se deve fazer é utilizar os meios eletrônicos para ajudar a formação dando qualidade ao ensino. E a sala de aula é o melhor lugar para cultivar o incentivo por uma educação de qualidade, usando as tecnologias e profissionais de qualidade para adaptá-las as metodologias  haverá um melhor aproveitamento para o desenvolvimento da aprendizagem.

Por que devemos pensar em ultrapassar as barreiras da sala de aula?

Em busca de material para escrever este paper me deparei com uma entrevista com um dos mais badalados filósofos da atualidade, Michael J. Sandel um americano que vem utilizando as tecnologias para expandir o seu campo de trabalho. Utilizando a modalidade de cursos a distancia Sandel juntamente com sua equipe de profissionais tem alcançado muitas pessoas em todo o mundo fazendo utilizando vídeos aulas e dando a possibilidade de interação constante com as pessoas.

Sendo um professor de filosofia Sandel tem revolucionado a educação e arrastado multidões para seus cursos. Ele relata em uma de suas entrevistas que não é preciso estudar em Havard para se tornar um melhor aluno. A questão mais importante para quem deseja entrar no mercado de trabalho e se sentir qualificado é estar atento para as exigências que o mercado tem feito. “A ideia de que um bom ensino não deve se limitar a hora e lugar é tão velha quanto o alvorecer dos cursos por correspondências, no século XIX”. É preciso valorizar as tecnologias e fazer uso das mesmas para melhorar a qualidade de ensino das pessoas.

O processo educacional tem passado por diversas mudanças desde a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova em 1932 que lutavam por uma escola universal, até a criação e reforma da LDBN 4.024/61, 5.692/71 e a atual LDB 9.394/96 que em diferentes contextos históricos e políticos, ora privilegiando a elite, ora o técnico e por fim, a formação integral do sujeito, conduziram as práticas pedagógicas e a formação docente, todas essas mudanças ocorreram devido a busca do conhecimento e do uso de tecnologias para facilitar o processo de desenvolvimento educacional.

“São três os analfabetismos por derrotar hoje: o da lecto-escritura ( saber ler e escrever),o sociocultural ( saber em que tipo de sociedade se vive), e o tecnológico ( saber interagir com as maquinas complexas). Toda escola incompetente em alguns desses aspectos é socialmente retrógada.” Assmann, 1998, p.32

Para Assmann é preciso romper o compromisso com os variados tipos de analfabetismo, e abrir espaço tecnológico a favor da formação pessoal do ser humano que vive em uma sociedade exigente.

Na atualidade faz-se um constante uso da tecnologia para a profissionalização dos educadores, podemos até pensar que a tecnologia é uma arte da atualidade, mas tudo que se é inovado é algo tecnológico. A educação a distancia tão utilizada para alcançar a população que precisa estar em contato com novos aprendizados é um exemplo do uso tecnológico no campo educacional, assim como outras formas, fazendo com que haja uma relação de troca de conhecimento para aqueles que dedicam o seu tempo buscando aperfeiçoar-se. Tecnologia na educação é algo multidisciplinar, pois ultrapassa barreiras que antes eram impostas na vida profissional e funcional dos seres humanos.

Tecnologia é conhecimento aplicado, é saber humano embutido em um processo, seja esse processo automático ou não, implique artefato ou não. Nova tecnologia é, antes uma mudança no fazer que frequentemente embute uma correspondente mudança de concepção.( ALMEIDA,p.65)

 O conhecimento transforma o ser humano, conhecimento e educação precisam estar de mãos dadas para dar seguimento ás mudanças que começaram a acontecer, quando saímos de uma era em que a educação publica era elitista voltada para as famílias de posses e entramos para a era da tecnologia dando incentivo às questões educacionais, democratizando a educação, tornando o fazer pedagógico mais atraente, ou seja, a qualificação profissional hoje, deve seguir normas que estão pautadas nas leis o que nos diferencia e muito do tipo de educação do inicio do século XX.

Não é preciso desembolsar altos valores para se qualificar e tornar-se um bom profissional, mais importante que é a dedicação que se faz ao reconhecer que o estudo é importante independente da idade.

Mesmo contando com uma modalidade de ensino a distancia os cursos oferecidos em parceria com outras instituições não tem deixado a desejar muito pelo contrário a cada dia que passa tem buscado a excelência. A internet tem sido aliada neste processo de educação, para ser considerada como melhor universidade, esta não precisa oferecer apenas a modalidade de ensino presencial, o que faz a diferença entre ser melhor e mais ou menos é a qualidade dada ao ensino e a filosofia que se quer passar para os alunos que ingressam nestes cursos.

Educação é processo e este pode ser duradouro ou não, mas cabe aos educadores procurar meios para deixa-la interessante e participativa. As competências do professor serão de extrema importância para o desenvolvimento do uso das tecnologias para o processo educativo.

Para Perrenoud 1997 a competência é uma noção da capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles. O professor tem que fazer o uso tecnológico ligado aos conhecimentos metodológicos e que chame a atenção do aprendente para explorar esse conhecimento.

É importante que o professor se atente ou se prontifique a investigar e compreender as possibilidades dos novos padrões de educação que tem utilizado a rede como forma de comunicação.  A rede tecnológica é uma ferramenta que deve beneficiar estudantes e professores no processo educacional.

[...] Com o computador, o texto eletrônico tornou visível o que antes  ficava oculto pela página impressa. O texto não consiste apenas nas palavras elaboradas pelo escritor, mas também nas decisões e construção das estruturas disponíveis ao leitor por meio do texto eletrônico. Bolter (1991.155)

A construção do conhecimento é elaborada de forma conjunta e os meios tecnológicos ajudam a complementar esse conhecimento, gerando oportunidade para que o autor e leitor compreendam a importância do sistema de informação que tem se modificado cada vez mais.

O que falta nas escolas atuais: Metodologia ou Tecnologia?

Uma escola é formada por vários personagens, alunos, professores, coordenadores dentre outros. É importante analisar a linha pedagógica de cada instituição e verificar o que ela pode melhorar para dar sequência a aprendizagem do aluno e consequentemente dos professores.

Na atualidade o ensino a distancia tem modificado severamente a metodologia na sala de aula, toda a forma de aprendizagem gerada a partir de um meio eletrônico pode ser considerado nesta modalidade. Entretanto é valido ressaltar que na sala de aula existe algum aparelho que pode beneficiar a aprendizagem dos alunos, até um radio na sala pode fazer uma enorme diferença metodologia.

A metodologia tem uma enorme importância para o conhecimento. A capacitação docente precisa estar associada a responsabilidade da instituição.

A utilização adequada de novas tecnologias de informação e comunicação no ensino a distancia requer um docente capacitado e atualizado com esta nova ferramenta e que esteja atento aos desafios da modernidade e suas implicações para a educação, tornando-se um usuário critico e criativo para colocar a tecnologia como potencializadora das atividades humanas. Ead, 2011.P 105

Está cada vez mais claro que os atores a educação precisa reavaliar sua metodologia e inserir novas possibilidades de mudanças. A capacitação e a comunicação torna o conhecimento mais rentável tanto para o docente como o discente, portanto a tecnologia se inova a cada momento e o que os professores tem feito para inovar as aulas? Cabe a cada educando fazer essa pergunta a se mesmo e melhorar o sistema educacional começando por suas ações cotidianas.

3 Considerações Finais

 Toda renovação requer esforço e conhecimento e trabalhar com educação é estar atentos aos novos desafios que somos submetidos a cada momento. Somos a ferramenta mais importante, pois é o ser humano que consegue transformar sonhos em realidade a transformação é necessária para alcançar uma educação de qualidade e acima de tudo humanizadora.

                                        Referencias:

Fabiarz, Alexandre e Fabiarz, Jackeline Lima. Ead Online. Suporte e leitura. Rio de Janeiro. Rio Book.1º: Ed, 2011

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Tradução Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999

WEINBERG, Mônica; BUTTI, Nathália. A um clique do saber. Revista Veja Acervo Digital. Seção Educação. Edição 2341, 02 out. 2013. pp. 102-110. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx

Acesso em 06 dez. 2013