Visto que o uso das tecnologias em sala de aula é um caminho sem volta, devemos considera-lo um aliado para o desenvolvimento e aprendizagem em sala de aula. Cabe ao professor usar os recursos a seu favor para tornar a aula motivadora e manter o foco.

            Com as tecnologias vieram também o excesso de facilidade, que se mal usados podem facilitar e muito as tarefas dos estudantes, como respostas prontas em certos sites e aplicativos, sendo esse um ponto negativo se mal instruído. Cabe ao educador encontrar um ponto de equilíbrio entre a utilização correta dos meios tecnológicos e o uso desregrado dos mesmos. Tendo em vista que o aprendizado depende diretamente da motivação, utilizar aparelhos tecnológicos  sem qualquer critério pedagógico não garantirá aprendizado algum para o estudante. Sendo então a favor do uso correto das tecnologias em classe, acredita-se que os resultados dos testes padronizados aplicados em sala, podem não ser o melhor indicador da inteligência e do poder de captação do aluno, considerando que as provas são de cunho memorizador e não de saber e aprendizado propriamente ditos. É incumbência do professor orientar o uso correto em sala de aula e dever dos pais darem sequencia a essas limitações em casa na busca pelo saber e aprendizado online. A superação das barreiras para o uso efetivo de tecnologia nas escolas depende de dois movimentos paralelos: do professor enquanto sujeito, no sentido de se formar para uma incorporação tecnológica, fazer uso e possuir um vasto conhecimento prévio da utilização correta das tecnologias na educação, e do sistema educacional enquanto responsável pela implantação das condições mínimas necessárias das tecnologias nas escolas, como salas de informática com acesso a sites de pesquisas e leituras, viabilizando assim o acesso de todos.

            Até aqui foram feitas referências ao educando. Entrando no campo do uso das tecnologias para benefício do educador, vemos nestas, aliados do professor em todos os sentidos. Mas em termos de facilidade de acesso à pesquisa de conteúdos para se planejar uma aula, a tecnologia é uma grande aliada dos mestres. Quando era necessário o empenho de horas buscando em variados livros um determinado assunto, no tempo presente basta um clique ou um toque para q se encontrem as informações desejadas.

 Em tempos passados, quando as pesquisas sobre determinados temas solicitados pelo professor eram realizadas pelos alunos dentro de bibliotecas em enciclopédias enormes, não se imaginava que hoje teríamos estas mesmas – ou mais completas ainda – informações ao alcance dos dedos (literalmente!). Certamente este avanço tecnológico trouxe algumas mazelas. Em certas salas de aula, professores que antes eram “detentores de grande saber”, hoje se veem com algumas dificuldades quando seus alunos utilizam os “smartphones” com propósitos diferentes daqueles do ambiente de estudos.