CARVALHO, Vanessa da Silva Jesus[1]

SOUZA, Silvia Cristina de (orientadora)[2]

RESUMO

Este artigo tem como objetivo tratar do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola, analisando como essas novas tecnologias pode auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem. O trabalho aborda, ainda, o uso da informática e seus recursos tecnológicos na busca pela garantia de interação entre professores e alunos e  por consequência na obtenção de resultados positivos no que se refere a processos educativos e a promoção da transformação qualitativa da prática pedagógica.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação, Escola e Formação de professores.

INTRODUÇÃO

É de grande relevância aprofundar o conhecimento em relação à formação dos professores e/ou futuros professores para o uso das novas tecnologias educacionais, de forma especifica o uso do computador e seus elementos práticos e teóricos, os quais tem contribuído muito na educação e principalmente para o aprimoramento da prática educativa.

A presente pesquisa busca analisar a prática educativa de professores/e ou futuros professores em ambientes educacionais informatizados. Pretende-se, com isso, compreender: Estão os professores tendo uma formação para o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação NTIC(s)? De que maneira os professores estão utilizando as novas tecnologias?

A fim de tratarmos dessas questões, o trabalho será organizado da seguinte forma: inicialmente discorreremos sobre o que são as Tecnologias de Informação e Comunicação e sua relação com a sociedade, a seguir trataremos de conceitos ligados a essas tecnologias. Apresentaremos exemplos de tecnologia e seu uso nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Por fim, trataremos da formação dos professores para o uso das TICs.

1.      O QUE É TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO?

A palavra tecnologia teve origem através das palavras gregas Téchné que é arte no sentido de produzir algo, buscando conhecer no que se “produz” e Logos, que quer dizer escrita ou falada – o verbo. De uma maneira geral a tecnologia é o encontro da ciência com a técnica e as chamadas novas tecnologias que são métodos e aparelhos inovadores que surgiram no final do século XX na Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a Segunda metade da década de 1970 e principalmente nos anos 1990.

A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para captação, transmissão e distribuição das informações (textos, imagens, vídeo e som).

A globalização, consequência da Tecnologia da Informação, rompe fronteiras e permite o acesso aos mais modernos equipamentos. Tais equipamentos tem se tornado cada vez mais populares, de fácil manuseio devido a sua facilidade de operar, fazendo com que a tecnologia atinja vários setores nunca antes favorecidos. Isso está diretamente ligado ao desenvolvimento da humanidade e por outro lado vem também influenciando os interesses políticos, sociais e econômicos.

Segundo Fiorentini,

As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – NTIC- articulam várias formas eletrônicas de armazenamento, tratamento e difusão da informação. Tornam-se mediáticas (qualidade da mídia que combina recursos audiovisuais, telecomunicações e informatização) após a união da informática com as telecomunicações e os audiovisuais. Geram produtos informacionais que tem, como algumas de suas características, a possibilidade de interação comunicacional e a linguagem digital (do latim digitale, informação que utiliza os números 1 e o 0,que permite inúmeras combinações).(2000; p. 23)

Diante deste contexto será apresentada aqui a inserção das TIC(s) no processo de ensino e aprendizagem em diferentes níveis de ensino, sendo uma necessidade profissional de um cenário de transformação e inovação do mundo virtual que estamos vivendo, e para qual estamos caminhando.

TIC é a abreviação de Tecnologia da Informação e Comunicação. Pesquisando nas várias definições existentes em livros, textos, Internet, revistas, etc. podemos dizer que TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que se integram, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.

Há alguns anos estamos presenciando o uso intenso da internet. Isso faz com que inúmeras áreas sofram mudanças radicais em termos de inovação, criatividade, produtividade e conhecimento. Por exemplo, a procura pelas novas formas de aplicações tecnológicas está forçando o mercado atualizar e inovar os processos na área financeira, bancária, educação, segurança, transportes, engenharia, comércio, etc.

[...]