Ana Carolina Lins da Silva Gomes ? [email protected]

EVOLUÇÃO TECNÓLOGICA

A todo instante e em todos os aspectos, o ensino sofre modificações. E sendo desta maneira o profissional de hoje deve adaptar-se a essa nova realidade. E o professor também como indivíduo deve fazer sua parte empenhando-se para que sua disciplina se torne mais atualizada preparando o aluno para o que está por vir.
O Contato com a tecnologia transformou o mundo e próprio indivíduo, analisando-se a educação em tempos diferentes nota-se tópicos bem diferentes. A educação evolui desde métodos primitivos de ensino, como a palmatória até hoje com computadores e outros meio eletrônicos. E como modificar nossos hábitos e nos adaptar a toda essa evolução científica?

A INTRODUÇÃO DA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO

Todo ensino, informação e aprendizado científico estão unicamente ligados ao conteúdo contido nos livros. Hoje com toda a evolução da internet, os meios de pesquisa se tornaram mais amplos com fontes nacionais e internacionais, sendo a informação processada em nossa própria casa com uso de equipamentos eletrônicos e informatizados (computadores, celulares, iPads etc.) que nos possibilitam uma maior variedade de resultados em pesquisa.
Existem uma série de softwares especializados, que tornam o ensino mais simples para os alunos, em determinados casos. Com a utilização de equipamentos audiovisuais, como projetores e vídeos a capacidade de assimilação do aluno também aumenta. E porque não uni-lo ao tradicional quadro negro que é indispensável na abordagem de certos ensinamentos?
A tecnologia gera novos avanços ou instrumentos e nós temos que dominar estes conhecimentos, para sermos capazes de respondermos, à altura, a esses sistemas.

Alguns professores mais antigos adeptos ao ensino tradicionnal possuem certa resistência com "o novo" talvez por medo de não demonstrarem o mesmo domínio total da matéria. Contudo o professor deve assumir e introduzir sempre novidades para as suas aulas. Afinal, não adianta se dominar uma área da tecnologia se não se tem a pedagogia de um professor e vice-versa. Estes conhecimentos devem ser adquiridos, se possível, por igual.

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NA MATEMÁTICA

A matemática como disciplina exata se torna muito temida aos seus espectadores. O aluno, de ensino médio, por exemplo, se preocupa muito em "decorar" fórmulas e cálculos, o que acaba refletindo de maneira negativa no aprendizado do aluno. O uso de aulas mais dinâmicas, participativas, ou seja uma nova metodologia se faz necessária devido a utilização de ensinamentos de auto-aprendizado, conceitos, teorias, teoremas e de deduções lógicas. A partir daqui, o estudante não somente "decora" e sim, conclui este resultado. Então esse estudo agora será baseado em análises, provas e conclusões capacitando o aluno com uma mente lógico-matemática.
Existem inúmeros softwares que auxiliam a criação de fórmulas, gráficos, desenhos geométricos e outros afins. Através do retroprojetor, existe a possibilidade de se realizar uma aula mais demonstrativa e visual. Existem também métodos audiovisuais como fitas VHS, por exemplo, ou CD´s, através da apresentação de filmes, entrevistas, documentários, onde se consegue um resultado muito positivo em relação a atenção dos alunos.
O computador possui inúmeras possibilidades de auxilio ao ensino. O desenvolvimento da programação é muito significativo, nos disponibilizando inúmeros softwares educativos, como um conjunto de recursos informáticos, projetados para serem usadas em contexto de ensino e de aprendizagem.
Nos dias de hoje, já existem aplicativos para quase todas as coisas. Desde função simples até o cálculo de integrais e derivadas. Um exemplo de um software popular entre os profissionais de ensino da matemática é o cabri geometre, que permite o desenho geométrico e a análise dos mesmos, disponibilizando muitos dos recursos geométricos utilizados. O aplicativo se encontra em Português tornando a utilização do mesmo mais simples. Além disso o programa disponibiliza ao usuário uma interface gráfica, e com um sistema de ações pré-definidas o operador consegue realizar os desenhos necessários, podendo o próprio aluno corrigir seus exercícios manuais, verificando os valores de medidas, ângulos, etc.
A matemática é sem dúvida uma das matérias mais temidas pelos alunos em geral, e como tal, pode-se ver que quanto mais recursos e meios reais forem utilizados numa aula maior será o aproveitamento da matéria. A escola não se justifica pela apresentação do conhecimento obsoleto e ultrapassado e, sim em falar em ciências e tecnologia (D´AMBRÓSIO,2002,80).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SANCHO, Juana M.. Para uma tecnologia educacional. Ed. Artmed. Porto Alegre: 1998.

SANCHEZ, Oscar Adolfo. O Governo Eletrônico no Estado do Rio de Janeiro. Série Didática nº 6 ? julho 2003. Disponível em: <http://www.cedec.org.br/files_pdf/DIDATI7-GOV%20ELETR.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2009.

ASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra. v.1, 1999.

KRULIK, Stephen, A resolução de problemas na matemática escolar, 4 ed., São Paulo, Atual, 1997.

GAUDIO, Eduardo Viana. O uso de multimeios digitais como o suporte metodológico no processo didático da educação matemática. Disponível em: www.somatematica.com.br/
Artigos/a12/index.php, acessado em: 19/03/2006.