O USO DA INTERNET NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
Ana Cláudia dos Anjos Carvalho
Licenciada em Matemática pela UFRPE, Pós-graduanda do curso de Coordenação Pedagógica da Faculdade Frassinetti do Recife. E-mail: [email protected]
Cristiane Lopes
Professora orientadora da disciplina


Introdução
O presente artigo tem como foco principal abordar um tema bastante atual, que é o uso da internet como ferramenta de ensino nos cursos de graduação e pós-graduação. Por ser uma ferramenta muito rica em recursos, muitos educadores acabam passando despercebidos pelos benefícios que ela oferece ou pode oferecer no processo de ensino-aprendizagem.
A internet é um recurso tecnológico que está presente na vida das pessoas e veio para ficar. Hoje é possível conectar-se em casa, nas escolas, no Shopping, em Lan House, no trabalho, enfim, em vários lugares, o que facilita bastante a interação das pessoas com o mundo.
Há bem pouco tempo atrás, a internet só era acessada utilizando a linha telefônica e seu custo era alto, o que dificultava o acesso para muitas pessoas. Hoje com a expansão da internet banda larga, e com a quantidade de empresas que chegaram no mercado para oferecer o serviço, o mesmo ganhou qualidade e o preço reduziu, proporcionando um aumento considerável do número de usuários.
Através da internet podemos utilizar recursos como e-mail, chats, vídeo conferência, grupos, fóruns, pesquisas, além dos sites de relacionamento que podem vir a contribuir bastante para a interação entre professores e alunos.
Enfim, como os professores utilizam ou podem vir a utilizar a internet em sua prática docente? Será que ao utilizar esta ferramenta tecnológica ele estará enriquecendo suas aulas ou a internet pode acabar sendo uma vilã no processo ensino-aprendizagem? Com o objetivo de tentar responder a esses e outros questionamentos, abordaremos idéias de teóricos como Moran ( 2000 ), Morin ( 2000 ), Behrens ( 2000 ), Masetto ( 2000 ) e Perrenoud ( 2000 ).

A Internet como ferramenta didática
O avanço tecnológico não pára e a sua influência para a área da educação também. Hoje há uma variedade de recursos tecnológicos que são utilizados nas salas de aula afim de, conquistar os alunos ou até mesmo auxiliar os professores, tornando suas aulas mais interessantes e agradáveis, fugindo assim da rotina.
O nosso foco, porém será voltado para o uso de uma tecnologia específica que é a internet, bastante utilizada na atualidade.
A utilização da internet na sala de aula recai no chamado processamento multimídico. Segundo Moran ( 1998 ):
A construção do conhecimento, a partir do processo multimídico, é mais "livre", menos rígida, com conexões mais abertas, que passam pelo sensorial, pelo emocional e pela organização do racional; uma organização provisória, que se modifica com facilidade, que cria convergências e divergências instantâneas, que precisa de processamento múltiplo instantâneo e de resposta imediata.( p.148 ).
Podemos dizer então que a internet é uma ferramenta que utiliza várias mídias ao mesmo tempo, e que assim estimula o aluno no processo de construção do conhecimento. A internet também é capaz de proporcionar este processamento múltiplo instantâneo e esta resposta imediata, pois está interligada com o mundo, fazendo com que professores e alunos acompanhem sempre as novas informações que vão surgindo.
Na graduação e na pós-graduação é possível utilizar mais a internet, devido a autonomia dos alunos e a facilidade de acesso. O professor, por sua vez, deve conhecer sua turma afim de identificar qual o recurso mais adequado a ser utilizado obtendo assim resultados satisfatórios. Para isso, ele deve também conhecer e saber utilizar bem os recursos disponíveis na internet para poder adaptá-los à sua proposta pedagógica.
Segundo Berhens ( 2000 ), " o professor precisa saber que pode romper barreiras mesmo dentro da sala de aula, criando possibilidades de encontros presenciais e virtuais que levem o aluno a acessar as informações disponibilizadas no universo da sociedade do conhecimento"( p.74 ). Trazendo para a prática, vemos que realmente é bastante proveitosa esta continuidade que pode ser dada a partir dos momentos virtuais mesmo nos cursos presenciais. O aluno passa a se sentir mais seguro, podendo ter contato com o professor mesmo fora da sala de aula para tirar dúvidas que devido a dinâmica da aula presencial, muitas vezes não consegue fazê-lo durante as aulas. O professor passa a ganhar a confiança e a colaboração dos alunos no processo de construção do conhecimento.
Outro ponto que podemos citar com relação ao uso da internet nas aulas da graduação e pós-graduação, é referente à forma de utilização desta ferramenta quando utilizada para pesquisas na elaboração de trabalhos e monografias. O professor deverá saber orientar os alunos em como utilizar os materiais pesquisados na internet, pois nem sempre tudo que está lá é verdadeiro e de boa qualidade, então cabe ao professor disponibilizar inicialmente sites seguros e que contenham conteúdos verídicos e que a partir desses sites os alunos comecem a ampliar a pesquisa com mais criticidade. Ainda de acordo com ( MASETTO, 2000 ):
Essa orientação é fundamental para que tão rico instrumento de aprendizagem não se transforme em uma forma mais caprichada de colagem de textos ? como antes era feito com textos de revistas ou de livros xerografados da biblioteca ? e sim que represente uma possibilidade de elaboração de trabalhos e monografias que sejam produção de conhecimento, frutos da reflexão e estudos pessoais e de discussões em grupo e não apenas cópias de textos já escritos. ( p.161).
É preciso que os professores tenham conhecimento dos variados recursos disponíveis na internet e que ela não seja utilizada apenas para passar e-mail dos materiais vistos em sala de aula, como acontece na maioria das vezes. Além do e-mail temos os chats que podem ser utilizados para relembrar determinado assunto através de conversas informais entre os participantes, temos também os fóruns que podem enriquecer a disciplina através de postagens significativas sobre determinado assunto aonde o aluno é convidado a participar deixando sua opinião, trabalhando assim a assimilação do assunto e sua reflexão aliada com a criticidade.
Outra opção é a de o professor construir sua própria home page, com conteúdos de sua disciplina, contendo sugestões de autores para aprofundar os estudos, atividades virtuais onde o aluno possa realizar aonde desejar no tempo em que tiver disponível.
Finalmente, verificamos que a internet tem muito a contribuir para a educação no processo ensino-aprendizagem, principalmente na graduação e na pós-graduação, independente do curso ser presencial ou à distância. Assim como os cursos de EAD tem seu momento presencial, os cursos presenciais também poderão e deverão ter o seu momento à distância, momento este que se bem trabalhado pode contribuir para o interesse do aluno pois é como se o professor estivesse sempre presente em seus estudos mesmo que fisicamente distante.
Contudo é necessário que tenhamos professores capacitados para tal tarefa, dispostos a aderir a essa nova tecnologia que está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas. E que não atribuamos a responsabilidade dos sucessos ou insucessos do ensino para o uso ou não dessa ferramenta tecnológica que é a internet, pois a pouco tempo atrás este recurso não tinha tanta presença nas salas de aula.

Referências
BHERENS, M. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2003.
MORAN, M. MASETTO, M. BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediações Pedagógicas. São Paulo: Papirus, 2000.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.