A educação vive um novo momento, pois a sociedade se transforma a cada dia e a informática chegou para auxiliar nessa transformação. Muitas escolas  já têm apresentado aos seus estudantes o computador, mas não fez dele um instrumento de rotina em sala de aula, que vem a ser um importante recurso para a prática pedagógica e auxiliador dos alunos, muitos alunos por falta de recursos não têm intimidade com a máquina, cabendo á escola fornecer a inclusão desses alunos. O profissional da educação deve introduzir de maneira criativa a informática em suas aulas, tornando-o instrumento facilitador do aprendizado e objeto natural dos alunos.

 Os professores têm um papel fundamental na formação de seus alunos, eles devem estimular o desenvolvimento da autonomia e despertar curiosidade. Apesar da informática ser um veículo de informação, o aluno continua precisando de orientações de um ser conhecedor, pois a informação não é conhecimento, os estudantes precisam saber por em prática o que lhe é informado. Muitos professores ainda se sentem inseguros em trazer á suas aulas as tecnologias da informática, talvez por não saber como inseri-la em sua prática profissional.

 Para que isso ocorra, as salas de aulas devem ser mais bem equipadas e os professores elaborarem atividades diferentes, que busquem a atenção dos estudantes. Levar os alunos ao laboratório com conexão á internet é um trabalho eficiente para que eles desenvolvam atividades e pesquisas.

 Segundo Perkin (1992), o computador é uma ferramenta de interação do aluno com a realidade, usada para gravar, analisar e interpretar informações entre os participantes, desse modo, o estudante assume a responsabilidade de gerenciar as tarefas de aprendizagem.

 A informática é um bom  recurso didático, ao ensinar os alunos acessarem informações de fontes confiáveis, o aluno pode complementar seus conhecimentos tornando-os atuais, podendo trocar e discutir idéias sobre diversos assuntos, desse modo, os professores devem apoiar-se em recursos adequados  para que o uso do computador não se torne uma atividades sem valor pedagógico.

 Assim sendo, os alunos que desfrutam das tecnologias usadas em sala de aula se sentem mais seguros e se sentem responsáveis em aprender e buscar cada vez mais conhecimentos, observando que o mundo a sua volta se transforma a cada dia e que ele precisa adquirir conhecimentos para competir no mundo fora da escola.

Francielle S. Almeida Ratier