Diversos programa das secretarias Estaduais, Municipais da Educação e Ministerio da Educação (Mec), estão levando computadores e internet para as escolas públicas brasileiras entretanto, a simples introdução destas tecnologias não é suficiente para melhoria da qualidade da educação. Na maioria dos casos, os computadores chegaram às escolas sem o respaldo de uma proposta pedagógica ( Gimenez, 2001). Muitos projetos envolvendo Educação e Informática têm sido desemvolvidos por agentes externos à comunidade escolar envolvendo os professores apenas como receptores de informação. Nos casos fornecidos formação específica e tempo para inserção no processo de informatização da escola, observa-se como resultado que os professores das escolas não aprendem como lidar com tais tecnologias e muito menos como fazer bom uso delas em suas aulas (Unesco, 2008b,2008c).

É preciso avançar além da simples implementação técnica de computadores e internet nas escola, entendendo como as relações didático-pedagógicas ( que envolve os alunos, professores e gestores) acontecem com as novas tecnologias e que dificuldades há nessas releções (Mazzilli,2005). Faz-se necessário o aprofundamento nas normas de abservação e analises de como acontecem as interações, as práticas, as novas possibilidades e as relações didáticas-pedagógicas com a presença das novas tecnologias.

Um passo importante nesta direção é o diagnóstico da situação atual de uso dos computadores e da internet nas escolas para identificar acertos e problemas, bem como para apontar caminhos.

O artigo apresenta um breve referencial teórico que embasou a investigação e as análises, a metodologia para elaboração e aplicação do instrumento de coleta de dados,e, a partir da análise dos dados apontar alguns indícios e problemas, bem como apresentar sugestões de possíveis ações.