Em geral, a homeopatia apresenta-se como uma alternativa a tratamentos mais comuns no âmbito das dores nas costas, uma das patologias mais comuns da atualidade provocadas por vários fatores. Entre os mais comuns estão a incorreção postural em casa, no local de trabalho, na escola, esforços excessivos e atividades esportivas de grande intensidade.

Tendo em consideração que as dores nas costas podem ser causadas por fatores muito variados, é fundamental lembrar da importância de consultar um médico especialista em homeopatia que efetue uma avaliação adequada a cada caso concreto para que, de acordo com o quadro apresentado, seja indicado e prescrito o melhor tratamento.

Há estudos recentes realizados por diversas publicações médicas que comprovam que o tratamento homeopático clássico permitiu que se verificassem melhoras eficazes nos sintomas da dor, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes avaliados no estudo. Como já mencionado, os medicamentos variam de acordo com cada paciente pelo que, alguns dos medicamentos indicados pelo médico homeopata são o guaco, eupatropium, perfoliatum, kalium, carbonicum, armoracea sativa e aesculus hipocastanum.

Várias são as causas que podem provocar dores nas costas, que podem ser momentâneas ou persistentes, e indiciam sempre patologias que deverão ser avaliadas por um profissional de saúde e tratadas de acordo com o diagnóstico. A homeopatia apresenta soluções credíveis de alívio das dores nas costas mas não resolvem o problema que está na origem das dores pelo que, a descoberta da causa é de extrema importância para se delinear o tratamento ideal.

A arnica 6c é recomendada em caso de dores nas costas surgidas devido a um ferimento ou golpe ou em casos de esforço físico excessivo e pode ser tomada 4 vezes ao dia durante um período de 2 dias. Os géis e unções de arnica deverão ser aplicados diretamente no local afetado e funcionam como complemento ao uso interno da arnica.

Ao agendar uma consulta com um homeopata, certifique-se de que este profissional possui a formação técnica para exercer esta função. A homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil, porém outros profissionais de saúde que não são médicos também podem exercê-la.