O USO DA CARTOGRAFIA NA GEOGRAFIA

 

 

2 INTRODUÇÃO

 

A cartografia é a ciência de fazer mapa possibilitando a leitura e interpretação deles, onde é possível através de coordenadas identificar a posição de algum objeto ou fenômeno, e através da escala conseguir representar no papel qualquer realidade.

O presente projeto tem como tema “O USO DA CARTOGRAFIA NA GEOGRAFIA”, o qual será aplicado em aula didática no Curso de Geografia do Centro Universitário Leonardo da Vinci na sede do Município de Curitiba no Estado do Paraná, sendo utilizado materiais relativos à cartografia que possibilitem a leitura e a interpretação de mapas.

Atualmente se faz necessário que os alunos tanto de instituições públicas como privadas tenham conhecimento de mapas e tudo o que nele está inserido e para tanto esta espacialização pode ser mais bem identificada e representada através de novas tecnologias, como por exemplo, o GPS (Sistema de Posicionamento Global).

3 OBJETIVOS

 

3.1 GERAL

O objetivo do projeto é desenvolver a capacidade de leitura do que está impresso nos mapas. O aluno precisa aprender os elementos básicos da representação gráfica/cartográfica para que possa efetivamente ler o mapa. E além de tudo colocar a disposição do aluno o conhecimento da cartografia para que possa contribuir para o desenvolvimento de assuntos da Geografia.

3.2 ESPECÍFICOS

  • Permitir que o aluno realize uma leitura de posicionamento através de coordenadas geográficas sobre um mapa;
  • Demonstrar aos alunos o funcionamento da tecnologia do GPS (Sistema de Posicionamento Global);
  • Mostrar um mapa compilativo com diversos temas para observar as diferenças de escalas;
  • Realizar cálculo de escala, para descobrir distância entre objetos;
  • Desenvolver no aluno o senso crítico em relação à Cartografia e sua importância para a Geografia.

 

 

 

4 JUSTIFICATIVA

A realização de projetos como este se faz necessário, uma vez, que um dos conteúdos que deve ser ensinado e aprendido nas aulas de geografia é a cartografia, a qual através de seus métodos e técnicas permite ao aluno realizar a leitura cartográfica, importante recurso para a ciência geográfica que necessita fundamentalmente fazer a espacialização de seus objetos de estudos.

No XX Congresso Internacional de Geografia, realizado em Londres em1964, aAssociação Cartográfica Internacional (ICA) adotou como definição de Cartografia, citado por Duarte (2002, p.15) como “conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, planos e outras formas de expressão, bem como sua utilização”.

             A leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais nos remete ao conceito de Cartografia como um conhecimento que vem se desenvolvendo desde a Pré-História até os dias atuais e que, por intermédio da Linguagem Cartográfica, se torna possível sintetizar informações, expressar conhecimentos, estudar situações, sempre envolvendo a idéia de produção do espaço, sua organização e distribuição. São ainda os Parâmetros Curriculares que reafirmam a importância da Cartografia, ao colocarem como um dos objetivos do estudo de Geografia no Ensino Fundamental, a utilização da linguagem cartográfica, para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos, sugerindo blocos temáticos, onde elencam conteúdos, como a leitura e a compreensão das informações, que são expressas em linguagem cartográfica (SANTOS, 2008).

A Cartografia sempre esteve no cerne dos conhecimentos geográficos, pois, desde o seu nascimento, tem contribuído tanto para o processo de descobertas e conquistas do espaço pelo homem, quanto para a compreensão, representação e conhecimento do objeto da Geografia: o espaço geográfico. Nesse contexto, a Cartografia integra o corpo do conhecimento geográfico, porque contribui para a construção e a representação das relações sociais em interação com o espaço concreto (ambiente) (SANTOS, 2008).

A cartografia torna-se recurso fundamental para o ensino e a pesquisa. Ela possibilita ter em mãos representações dos diferentes recortes desse espaço e na escala que interessa para o ensino e pesquisa. Para a Geografia, além das informações e análises que se podem obter por meio dos textos em que se usa a linguagem verbal, escrita ou oral, torna-se necessário, também, que essas informações se apresentem espacializadas com localizações e extensões precisas e que possam ser feitas por meio da linguagem gráfica/cartográfica. A alfabetização cartográfica compreende uma série de aprendizagens necessárias para que os alunos possam continuar sua formação nos elementos da representação gráfica já iniciada nos dois primeiros ciclos para posteriormente trabalhar com a representação cartográfica. A continuidade do trabalho com a alfabetização cartográfica deve considerar o interesse que as crianças e jovens têm pelas imagens, atitude fundamental na aprendizagem cartográfica (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 1998).

            A Cartografia tornou-se importante na educação contemporânea, tanto para o aluno atender às necessidades do seu cotidiano quanto para estudar o ambiente em que vive.  Aprendendo as características físicas, econômicas, sociais e humanas do ambiente, ele pode entender as transformações causadas pela ação do homem e dos fenômenos naturais ao longo do tempo. “Saber ler mapas faz com que a pessoa consiga pensar sobre territórios e regiões que não conhece”, explica Rosângela Doin de Almeida, professora da Universidade Estadual Paulista, membro do Grupo de Pesquisa em Cartografia. Osalunos do ensino fundamental, principalmente de 1ª a 4ª séries, nem sempre compreendem os conceitos de espaço da mesma forma que o adulto. Um aluno da 2ª série, por exemplo, pode não entender como o estado da Bahia se encontra ao mesmo tempo ao sul de Pernambuco e ao norte do Espírito Santo (PROJETO PRESENTE, 2008).

No ensino fundamental, esses conhecimentos devem ser desenvolvidos e aprofundados desde a 1ª série, pois são essenciais ao entendimento dos conceitos que possibilitam ao aluno realizar a análise geográfica. A utilização de mapas é um processo de ir e vir, do concreto ao abstrato, da imagem para o significado. É um trabalho que se desenvolve da etapa de representação dos espaços em que vivemos, conhecemos e experimentamos até a interpretação de realidades não conhecidas e que exigem maior abstração (PROJETO PRESENTE, 2008).

                                                                                                                              

           

5 METODOLOGIA

 

5.1 CONTEXTO E SUJEITOS ENVOLVIDOS

A instituição escolhida para o desenvolvimento desse projeto será o Centro Universitário Leonardo da Vinci, na sede do Bairro Portão, situado à Rua Maranhão nº 2290,  no Município de Curitiba, no Estado do Paraná.

A turma onde o projeto será aplicado é a GED 0611 do Curso de Licenciatura em Geografia, no qual as aulas são realizadas todas as sextas-feiras no período noturno, a turma possui um total de 28 alunos, onde o professor monitor é o Davi de Miranda. Todos os alunos da turma serão envolvidos na atividade didática que será realizada no dia 10 de outubro de 2008.

5.2 ATIVIDADES PROPOSTAS

O conteúdo escolhido para ser aplicado na aula refere-se à Cartografia e sua importância para as aulas de Geografia, para tanto a aula será dividida em etapas.

Os materiais utilizados para a prática educativa serão: transparências sobre os assuntos relacionados à Cartografia e sua importância para a Geografia; mapas para identificar a relação de escala, o quadro para a realização de exercício sobre escala e o aparelho GPS para demonstração de funcionamento.

Etapa 1 – Refere-se à teoria que irá embasar a prática em sala

O passo inicial será ressaltar para os alunos o conceito e a importância do uso da cartografia para as aulas de Geografia. O passo seguinte será o de apresentar o que é e para que servem as coordenadas de um mapa, por que existe escala e como ela pode ser calculada.

Será elaborada uma apostila contendo a teoria de cartografia, a importância para a geografia, apresentação de mapas da antiguidade, conceito de coordenadas geográficas, escala e GPS.

Etapa 2 – Exercícios para exemplicação do conteúdo teórico

Entre a teoria, serão realizados exercícios práticos referentes aos assuntos teóricos:

a) Fazer a leitura das coordenadas geográficas e seus hemisférios correspondentes de dois pontos (A e B);

b) Através de mapa compilativo identificar o mapa que possui a menor escala e o mapa que possui a maior escala;

c) Realizar o cálculo de escala para descobrir a distância entre duas cidades.

Etapa 3 – Funcionamento do aparelho GPS

            Será feita uma exposição sobre o funcionamento do GPS, demonstrando como pode ser adquirida a coordenada de um ponto (por exemplo a coordenada da sala de aula). Será explicado que o GPS permite a aquisição de coordenadas de maneira pontual e também através de caminhamento (formando uma linha).

5.3 FORMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação a ser aplicada individualmente aos alunos será composta de 2 (duas) questões objetivas e uma única questão aberta sobre o conceito de Cartografia e sua importância para a Geografia.

Os acadêmicos iram corrigir e tabular as informações aprendidas pelos alunos apresentando isso em forma de gráficos, para descobrir qual a porcentagem de entendimento do assunto dado na sala. E com a questão aberta descobrir se os alunos obtiveram senso crítico.

6 CRONOGRAMA

FASES

DATA/PERÍODO

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO LOCAL DE ESTÁGIO

C/H**

 
 
 

ETAPA 1

18 a25 de agosto

Elaboração do projeto

15

 

ETAPA 2

28 de agosto a 10 de setembro

Estudo sobre o assunto

20

 

ETAPA 3

15 a25 setembro

Pesquisa de material demonstrativo

15

 

ETAPA 4

30 de setembro a 06 de outubro

Elaboração da apostila e da avaliação

19

 

ETAPA 5

10 de outubro

Aula didática

1

 

ETAPA 6

14 a17 de outubro

Elaboração e entrega do Memorial Descritivo ao Monitor. 

5

 

Carga Horária Total

75

 

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DUARTE, P. A. Fundamentos de Cartografia. 2ª edição revista e ampliada, Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.

PROJETO PRESENTE. Cartografia: a linguagem da geografia. Disponível em: <http://www.projetopresente.com.br/formacao/geo_formacao.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2008.

SANTOS, C. M. A Cartografia no Ensino Fundamental. Disponível em: <http://www.ufpi.br/mesteduc/eventos/iiencontro/gt-9/gt-9-10.htm>. Acesso em: 19 ago. 2008.