O universo na quase totalidade dos estudos realizados a seu respeito ,  é aberto ou seja infinito , o que significa que sempre existiu e sempre existirá , tendo sido criado por uma entidade superior a qual damos a  nomeclatura de Deus .

          Mesmo que na atual  evolução da mente humana , ainda não sejamos capaz de compreender como foi criado e nem que real tamanho possui , temos apenas o conhecimento que o mesmo é composto de um infinito número de galáxias , as quais são povoadas por bilhões de estrelas iguais , menores e maiores do que o sol o qual conhecemos .

          Em sua totalidade estas estrelas possuem ao seu redor inúmeros planetas , os quais orbitam em diferentes e exóticas órbitas .

          Muitos destes planetas são mais antigos do que o sistema solar , e alguns existem a oito ou nove bilhões de anos , contados em nosso tempo , e portanto com codições de possuir vida muito antes mesmo do que a formação do sistema solar . 

          Esse universo com certeza é infestado de vida nas mais diferentes formas , e como nós humanos somos feitos à base de carbono , outros podem ter como base o  silício e assim por diante dentro ou fora de nossa tabela periódica , com elementos ainda totalmente desconhecidos pelos humanos .

          Pode ser que dentro de cada galáxia , tenhamos um tipo de DNA em comum , o que iría diferenciar em muito os seres que habitam o universo .

          Nós humanos ainda estamos engatinhando nessa linha do saber , e temos muito , mas muito  mesmo à aprender sobre nós mesmos , para depois dessa plena compreensão , estarmos em condições intelectuais e tecnológicas para iniciarmos a entender este fabuloso universo dentro do qual vivemos .