Ler é uma interpretação de sinais que seguem em direção a um sujeito de vários modos. A leitura não resume -se apenas na decifração de palavras, mas no universo como um todo organizando e interpretando as diversas formas de " comunicação" , sendo que esta inclui um "turbilhão" de mensagens que  são emitidas através de simples gestos e que permitem o uso da sensibilidade e de uma boa leitura das entre linhas, afinal, não se lê apenas o que está escrito, pois tudo ao redor que emite milhares e milhares de significados precisam ser interpretados.
Dentro deste imenso mundo da leitura deve sempre ter " olhos críticos" porém de maneira tradicional a escola desfamiliariza- se de temas como estes e não aguça e amplia a leitura, o que é levado até o ambiente escolar é uma educação básica, onde apenas o "essencial"  é ensinado de maneira que ele não possa influenciar na sociedade. A busca pelo novo deve ser insaciável, quebrando barreiras e usando métodos eficazes para o desenvolvimento do interesse e do entusiasmo que precisa ser aguçado.
Ler para entender, conhecer, aprender, saboreando a diversidade sem desviar- se para interagir com todos os meios possíveis, a leitura precisa ser entendida como uma forma de ler as mensagens que circulam diariamente no mundo, seja ela simples e direta ou complexa e elíptica.