A maioria das pequenas empresas da cidade vivem ou morrem em função da sua base de clientes locais.

As empresas de turismo são diferentes.

As empresas de turismo rural dependem de visitantes, o que significa que, por exemplo, uma loja de recordações tem que atrair os turistas para a sua região e depois para sua loja. 

Para ser bem sucedido, este tipo de negócio precisa de outras empresas de turismo que prestem serviços. Ele não está competindo contra outras lojas de recordações da cidade (Na verdade, até é melhor se existirem vários apetrechos e lojas de recordações, porque elas vão tornar a cidade mais atrativa para os visitantes)! Ele está competindo com outras cidades da região.

Executar um negócio de turismo rural é complicado. Os negócios regulares não dependentes do turismo planeiam seus dias de folga, e todos na cidade se ajustam para ir de encontro aos hábitos de compras das pessoas.

Para as empresas de turismo rural, definir o seu dia de folga é como fazer uma aposta. Você vai escolher o melhor dia em que o menor número de visitantes estão na cidade? Você terá a chance de contratar alguém para substituí-lo 7 dias por semana? 

Para ser bem sucedidas, as empresas de turismo rural precisam de uma comunidade disposta a ajudar e a  comunidade também precisa das empresas de turismo rural.

Um negócio sozinho não consegue criar um local aprazível para os turistas se todos os outros estiverem fechados. Há que criar complementaridades e condições, senão os turistas nem sequer vão parar.

Marketing do turismo rural é desafiador e complexo.

Muitos dos negócios não relacionados com turismo são bem sucedidos porque atendem a uma necessidade específica dos moradores locais. As cidades precisam de mercearias e lojas de ferragens e lojas de automóveis, etc. Sua publicidade e marketing é sobre vendas especiais, e muitas vezes sobre o suporte para eventos locais, esportes para jovens e orientadas a serviço de projetos. Se você fizer um bom trabalho, tiver horários regulares, e ganhar notoriedade as pessoas virão.

Mas quem precisa de hotéis e lojas de recordações e restaurantes de especialidades e empresas de aventura? Os visitantes, que vivem em todo o lugar, que precisam primeiro ser atraídos para uma cidade antes que possam ser atraídos para um negócio específico.

E, por exemplo, uma loja de recordações não pode fazer nem tem capacidade monetária para suportar todos os custos de marketing necessários para atrair turistas à cidade.

O dono da loja de recordações entende que precisa trabalhar com outros prestadores de serviços ao turista para ser bem sucedido. As pessoas não vêm à cidade apenas para visitar a loja de recordações. Eles esperam ter sítios para comer, ficar e fazer compras em outras lojas e ter algum tipo de experiência rural autêntica.

E é aí que o governo tem que ajudar, a divulgar as pequenas aldeias rurais para que possam ter visitantes e não se transformarem em locais fantasma.