Em todas as empresas independentemente do tamanho existe uma espécie muito "estranha" de profissional. É um indivíduo que apesar de seus esforços, de sua disciplina e de sua competência não consegue sair do patamar em que se encontra dentro da empresa.

É uma sina muito "diferente", afinal, se o cara faz "tudo certo" qual seria o motivo da tão sonhada "promoção" passar longe dele?

Para esse tipo de profissional encontrar uma lógica para isso é algo quase que sobrenatural. Mas na realidade a resposta é bem mais simples do que parece.

Muitas pessoas querem chegar ao topo.Isso é fato. E para que isso se transforme em realidade em suas vidas elas se educam, adquirem experiência e se tornam competentes e disciplinadas. O erro da maioria começa exatamente aí. 

Ser competente, disciplinado etc e tal não é uma receita infalível e muito menos o caminho mais curto para se obter sucesso dentro de uma determinada empresa. Isso é apenas o quesito básico para se manter em uma.

Muitas pessoas querem crescer dentro da empresa para a qual trabalham, mas não se dão ao trabalho de procurar saber para qual direção a bússola da empresa está apontando. Ou seja, o indivíduo apenas se preocupa em fazer "seu serviço" de maneira eficiente  e se esquece de que seu sucesso é diretamente proporcional ao sucesso de sua empresa.

Vejamos por exemplo, o caso de dois consultores de vendas. Um se  dá por satisfeito em manter um certo ritmo de vendas, um nível aceitável para os parâmetros da empresa. O outro procura se adaptar e desenvolver novas técnicas que possam lhe abrir um campo maior de oportunidades. Se entrega e entra na luta para ganhar e não apenas para empatar . Logicamente que o segundo terá mais sucesso que o primeiro.

Grande parte dos profissionais querem subir os degraus da empresa mas não estão dispostos  a assumir os riscos que cada etapa requer. Querem participar da empresa mas não querem compreender como o organismo da mesma funciona.

O primeiro passo para quem que "subir na empresa" é entender como ela funciona. Como aqueles que a lideram atuam e pensam. Como e quando as regras da empresa - faladas e não faladas - podem ou não ser quebradas.

Ninguém concede um aumento de salário a um funcionário sem um bom motivo para isso. Da mesma ninguém vai ser promovido se não  sabe para qual direção o navio está indo e  muito menos o será se   ficar apenas olhando os colegas remarem.