Se está empenhado num projeto de construção ou se trabalha num qualquer ramo industrial, provavelmente conhece bem de perto um material muito utilizado a que damos o nome de tubos de aço carbono.

Existem vários tipos de aço e estes são utilizados nos mais variados objetos. Por exemplo, quem nunca ouviu falar no mundialmente conhecido aço inox ou aço inoxidável? Mas outro aço bastante conhecido é o aço carbono. O aço carbono consiste numa liga de aço caracterizada por uma considerável concentração de carbono. Essa concentração poderá ser maior ou menor, conforme se pretenda utilizar o aço. Podemos falar no aço de alto carbono, baixo carbono e médio carbono.

O aço de baixo carbono possui uma percentagem de apenas 0,30 de carbono. É o menos resistente, uma vez que o carbono acrescenta resistência. Por outro lado, é também o mais maleável, por assim dizer. O aço de médio carbono tem sempre uma percentagem de carbono superior ao aço de baixo carbono, percentagem essa que deverá ser maior do que os 0,60%. Trata-se de uma proposta intermédia, de resistência e ductilidade mediana. É o indicado para máquinas que estejam sujeitas a um grande desgaste. Por fim, o aço de alto carbono com o máximo de 1% de carbono. É o mais duro e o menos flexível e como tal é empregado, por exemplo, na fabricação de ferramentas de corte e punção.

Os tubo aço carbono comercializados podem assumir diferentes espessuras e formas. Poderão ser quadrados, retangulares ou até redondos. Alguns são fabricados com costuras, outros não. Tudo dependerá da utilização pretendida. Ainda assim, convém mencionar que os tubos de aço carbono, bem como outros tipos de tubos, estão sujeitos a normas técnicas bastante claras e que devem ser cumpridas escrupulosamente, a bem da segurança pública.

Caso o seu trabalho esteja relacionado com o uso de tubos de aço, certamente conhece a Tubonasa. A Tubonasa é uma empresa brasileira com mais de 30 anos no mercado e que leva muito a sério os interesses dos seus clientes. É por isso que a Tubonasa só trabalha com fabricantes de renome e dá inclusive a cada cliente um certificado de qualidade pela tubagem adquirida. Garante-lhe ainda a opinião de experts e de profissionais ligados à área da engenharia que acompanharão os seus projetos desde o início e estarão sempre ao seu dispor para esclarecer quaisquer dúvidas .Se gostaria de saber mais a respeito da Tubonasa, basta clicar nos links acima e visitar o sítio oficial da empresa.