Introdução.
Narrador – Oculto.
Em um futuro incerto onde uma boa parcela das pessoas perderam sua esperança em uma de condição de vida melhor, tendo o conhecimento e o saber como frutos para a geração de uma série de atribulações e preconceitos, das piores espécies possíveis, um grupo de intelectuais decidem colocar suas reputações em jogo, entrevistando um dos mais “debochados” personagens da história “literária” brasileira.
O, empresário, deputado, membro do conselho monetário internacional, candidato ao cargo de secretário geral da O.N. U, chefe militar da O.T.A. N, dono da chácara e rancho do “Sossego”, ex-vereador de Marapoama- SP e ex -discente da “Escola Estadual Bento de Siqueira”, “Policarpo Quaresma”, sendo este sabatinado, sobre uma série de assuntos, tendo como palco o programa “Entre – Vista”, uns dos maiores fracassos... Ops! Perdão! Uns dos maiores sucessos de audiência da TV, onde foram debatidos os mais diferentes problemas do Brasil.
Mas vejamos como o “fanfarrão” Policarpo Quaresma, se saiu em sua fala diante da sua condição de “homem público”, tendo sido laureado na companhia das estonteantes apresentadoras, Francisvalda e Rocabilda, e sempre amparado por seu inseparável pupilo e segurança “Montanha Achatada”, (onde tudo é achatado mesmo!), o ilustre pilantra... quer dizer... político, respondeu a uma série de questionamentos das mais diferentes áreas do conhecimento.
Bem, sem mais “blá-blá”, vejamos como o “ilógico” Policarpo se saiu em sua desafortunada “entrevista”...

Observação. O diretor e adaptador dessa peça de teatro não se responsabilizam por nenhum ato de índole nociva que possa acontecer depois dessa narração, os que se sentirem lesados, por favor, procurar para maiores esclarecimentos o Ministério da Cultura, junto com o Ministério da Educação para maiores esclarecimentos acerca do conteúdo composto nessa insana... quer dizer inteligente adaptação do romance de Lima Barreto...