Fernando Colombo

Este grupamento muscular faz a extensão do antebraço, sendo composto pelas cabeças longa ( insere-se no tubérculo infraglenoidal da escápula), lateral (insere-se na face posterior do úmero, acima do sulco do nervo radial) e medial (insere-se na face posterior do úmero, abaixo do sulco do nervo radial), estas auxiliadas pelo anconeu, um músculo pequeno que fica na articulação do cotovelo e tem a função de estender completamente o antebraço.

Portanto, sempre que houver uma extensão do cotovelo, estes músculos estarão sendo os responsáveis pelo movimento .

Assim fica fácil saber por que o seu desenvolvimento é importante para uma gama tão variada de atividades esportistas, como: Tênis, basquete, vôlei, tiro ao alvo, etc.

Também é importante não esquecer que todos os desenvolvimentos, sejam eles em pé, deitado, inclinado ou declinado, contam com o sinergismo do tríceps.

Dicas dos principais exercícios para desenvolvimento do Tríceps:

Supino fechado
Supino fechado é um ótimo exercício para atingir a cabeça medial e lateral do Tríceps. Este exercício pode ser feito no supino reto, inclinado e declinado.

Extensão Tríceps na testa
Por ser um movimento básico, a extensão dos antebraços com barra, deitado em um banco, é excelente para quem busca tamanho e forma no tríceps braquial.

Barras paralelas
Este exercício trabalha todas as cabeças do Tríceps ao mesmo tempo. Paralelas é um exercício obrigatório para quem quer conquistar Tríceps gigantes.

Extensão Tríceps com haltere
Excelente exercício para treinar ambas as extremidades do músculo Tríceps.

Puxada para Tríceps
Quanto mais aberta for a pegada maior será a contribuição da parte interna do tríceps (cabeça longa). Por sua vez, quando mais fechada for a pegada maior será o trabalho da parte externa do tríceps (cabeça lateral).