O Tribunal de Contas como sede no Distrito Federal, cuja  capital é Braília, designa a corte especializada na análise de contas públicas dos jurisdicionados, abrangendo área, contábil, patrimonial, administrativa e financeira, além da jurídica. E também fiscaliza as nomeações de servidores públicos que passaram em concurso público de provas e títulos, conforme exige a Constituição Federal de 1988 para ingressarem no serviço público.

No Brasil existem o Tribunal de Contas da União,  como já foi dito, com jurisdição na capital em Brasília, Distrito Federal,  e os Tribunais de Contas dos Estados, o Tribunal de Contas do Distrito Federal e os Tribunais de Contas dos Municípios.
Os únicos Tribunais Municipais que se tem conhecimento são o do município de São Paulo, do município do Rio de Janeiro e o do município de Fortaleza, no Estado do Ceará.

Em alguns Estados da Federação tem-se apenas o Tribunal de Contas do Estado, que ficam sempre estabelecidos nas capitais dos Estados, o qual é responsável pela análise das contas estaduais e municipais, com exceção. Como já foi informado, do município de São Paulo, do município do Rio de Janeiro, e do município de Fortaleza. Em outros, existem os Tribunais de Contas dos Estados.

O Distrito Federal possui um Tribunal que atende à sua especificidade que, embora similar aos Tribunais de Contas dos Estados, não tem municípios sob sua jurisdição.

O Tribunal de Contas da União é especializado no controle das contas públicas, cujos recursos utilizados são federais. Ele fiscaliza todas as obras, licitações e contratos mantidos entre a União, que é o Governo Federal e Estados e municípios.

Recentemente com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) presente em todas as capitais do País e em alguns municípios da Federação, tem-se constatado a existência de muitas obras superfaturadas, licitações fraudulentas, contratos com prejuízo para a União, os Estados e municípios, face a ganância das empreiteiras em ganhar dinheiro fácil a custa de fraudes e corrupção.

E com a ajuda do Tribunal de Contas da União, a Polícia Federal começou a investigar irregularidades presentes em muitas obras e indiciou empreiteiros da Construtura Guautama, com sede no Estado da Bahia, por fraude em licitações, pagamento de subornos a funcionários públicos estaduais no Nordeste, principalmente envolvendo o Estado de Alagoas e tudo graças, repito, da ação do TCU que fiscaliza com rigor licitações, obras e contratos administrativos que estão sob a sua jurisdição.
Devido a sua atuação em defesa do patrimônio público e do dinheiro investido, o Tribunal de Contas da União vem recebendo críticas do Congresso Nacional e do governo do presidente Luis inácio Lula da Silva, que se queixam do rigor das análises dos contratos com as empreiteiras envolvendo especialmente as obras do PAC.

O Tribunais de Contas das Unidades Federativas.

Os Tribunais de Contas Estaduais também tem a mesma competência da do Tribunal de Contas da União no julgamento das contas públicas dos governos estaduais e municipais, além de fiscalizarem obras, licitações, contratos administrativos e se está sendo cumprida a Constituição Federal de 1988 no quer tange a nomeação de servidores públicos por meio de concurso público, ressalvadas as nomeações e exonerações de cargos de confiança e cargos em comissão, em que os nomeados não precisam passar por concurso público de provas e títulos, só cumprindo com os requesitos da Lei e da Cosntituição Estadual de cada Estado e a Lei maior: a nossa Carta Magna promulgada em 1988.

Também cuidam da análise patrimonial, financeira, contábil e jurídica.

Ao todo o País tem 27 Tribunais de Contas, situados na capital de cada Estado, cuja jurisdição abrange o território estadual. São eles:

1. Tribunal de Contas do Estado do Acre
2. Tribunal de Contas do Estado de Alagoas
3. Tribunal de Contas do Estado do Amapá
4. Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
5. Tribunal de Contas do Estado da Bahia
6. Tribunal de Contas do Estado do Ceará
7. Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo
8. Tribunal de Contas do Estado de Goiás
9. Tribunal de Contas do Estado do Maranhão
10. Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso
11. Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul
12. Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
13. Tribunal de Contas do Estado do Pará
14. Tribunal de Contas do Estado da Paraíba
15. Tribunal de Contas do Estado do Paraná
16. Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
17. Tribunal de Contas do Estado do Piauí
18. Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
19. Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte
20. Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul
21. Tribunal de Contas do Estado de Rondônia
22. Tribunal de Contas do Estado de Roraima
23. Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina
24. Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
25. Tribunal de Contas do Estado de Sergipe
26. Tribunal de Contas do Estado do Tocantins
27. Tribunal de Contas do Município de São Paulo