É um tema alarmante, pois, dados apontam o Brasil entre os dez países com mais vítimas do tráfico de pessoas. São de diversas atividades e tipos de vítimas, como: crianças para adoção, garotas de programa, atletas mirins de escolinha de futebol, enfim. É um crime de gravidade muito alto e é necessária uma legislação mais dura e tipificada de forma clara. E geralmente as pessoas não sabem que estão sendo vítimas de um crime.

Esse crime constitui grave violação dos direitos humanos entre outros. A maior parte do tráfico de pessoas é voltada para a exploração sexual mas também  é voltado para o trabalho escravo envolvendo mulheres, homens, crianças e até famílias constituídas .

Uma realidade muito triste é o fato de o Governo Federal desconhecer boa parte da extensão do problema, o que resulta na falta de controle do tráfico.

Fatores mencionados que contribuem para o tráfico: pobreza e desemprego, globalização da economia, corrupção das autoridades, lucros elevados, práticas culturais e religiosas, etc. Duas causas fundamentais que ocasionam e facilitam o tráfico é realmente a econômico-social e a cultural.

O esforço de ONGs e entidades não governamentais para auxiliarem as vítimas prestando assistência e colhendo dados concretos de extrema importância para produção de meios legais para o combate, as vezes é tudo que a vítima tem.

O crime de tráfico internacional de pessoas merece atenção das autoridades públicas bem como de toda a sociedade em campanhas preventivas e em ações firmes de repressão à criminalidade, organizada no sentido de proteger as famílias e as vidas.

Referências:

http://oglobo.globo.com/brasil/brasil-esta-entre-os-dez-paises-com-mais-vitimas-do-trafico-de-pessoas-10685131 acesso em 26.11.2015

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1640 acesso em 26.11.2015

http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=10774 acesso em 26.11.2015