ESCOLA MUNICIPAL ''VIDA E ESPERANÇA''

PEIXOTO DE AZEVEDO-MT

 

PROFESSORA: Edipina de Fatima de Jesus Almeida

 

 

O trabalho de leitura e escrita  com enfoque em literatura

 

 

 

Resumo

 

A leitura reflete-se de forma significativa na escrita da criança (e do adulto também), na medida em que, ao ler, memorizamos as correspondências ortografia-som sem memorizar regras, e apreendemos também as exceções das mesmas, além de ampliarmos o vocabulário e o conhecimento das estruturas de diferentes textos, o que aumenta o repertório e reflete-se em uma escrita melhor. Isso explica as diferenças quanto à apropriação da ortografia (saber, por exemplo, que a palavra “onça” deve ser escrita com “ç”, apesar do som de fala ser “s”). Escrever respeitando os padrões da língua é um processo gradual, mas depende muito da estimulação que a criança recebe quanto ao uso significativo (para ela) de material escrito. Os adultos que participam da vida da criança têm papel fundamental no aprendizado da leitura e escrita. Por isso é importante que sejam modelos de leitura, que leiam freqüentemente para a criança e que introduzam a leitura em sua vida o mais cedo possível. Afinal, ler é um hábito a ser desenvolvido e, como todos os hábitos só se instalam se for realizado muitas vezes. os autores, estudiosos do processo de aquisição da leitura e da escrita, concordam que ele se inicia muito antes do que geralmente se imagina, quando a criança, mesmo sem freqüentar a escola, começa a tomar contato com materiais escritos, em casa, na rua, ou em qualquer lugar onde se encontre.

 

Palavra- chave Leitura , Criança

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

Este artigo tem fundamento no momento em que, enquanto professores procuramos estimular o contato da criança com livros para dar um processo inicial de leitura.

          Nas instituições de educação  tornou-se comum os espaços destinados ao trabalho de literatura. A criança ao entrar em contato com o universo literário passa a ter oportunidade de desenvolver sua capacidade criadora, porque a literatura permite o uso da fantasia, da imaginação, que são primordiais para ampliar a percepção e despertar o gosto pela leitura. Pois além do prazer de entrar num mundo imaginário a leitura e a chave para um bom desenvolvimento escolar.

Estímulo à aprendizagem

Durante a aprendizagem da escrita, a criança passa por várias fases até chegar à hipótese alfabética, na qual realiza uma análise sonora da palavra que vai escrever fazendo corresponder a cada som de fala um caráter escrito. A produção escrita da criança torna-se legível para o adulto, embora não haja ainda o domínio das regras de ortografia, o que ocorre posteriormente, de forma gradativa. Também esse processo deve ser estimulado, através da apresentação de materiais escritos na escola e no ambiente familiar, já que ,se trata de uma aquisição cultural, ou seja, que não ocorre apenas internamente na criança.

Nessa fase de escrita alfabética, as crianças podem escrever palavras como, por exemplo, “dinosauro” (dinossauro), “tatussinho” (tatuzinho) e “jacare” (jacaré). É necessário que estejam em contato com vários materiais escritos, através dos quais possam perceber as diferenças no padrão de escrita do idioma e compará-los com sua maneira de escrever para que adquiram a escrita ortográfica.

É importante ressaltar que podem ocorrer diferenças individuais quanto à idade em que as crianças passam por cada fase de evolução da escrita. Essas diferenças têm a ver também com o maior ou menor interesse e estimulação (principalmente da família) em relação à oferta de material significativo de leitura e escrita.

Contudo, é desejável que os pais observem a evolução de todo esse processo e estejam atentos a dificuldades específicas, que podem necessitar de ajuda profissional, principalmente quando a criança está em uma fase inicial do processo e a requisição escolar é de uma fase mais adiantada. Nesses casos é necessário diagnosticar os fatores que podem estar interferindo para, então, fazer com que a criança evolua e acompanhe o que é pedido para seu nível de escolaridade.

Como já foi citado, é importante que a criança possa ter acesso ao material escrito para que construa o conhecimento da linguagem escrita.

 

 

Leitura com prazer

A leitura, parte desse processo, também se desenvolve de forma gradual, é um hábito a ser adquirido e deve ser fonte de prazer e não apresentada de forma obrigatória através de imposição ou cercada de castigos e ameaças.

Sua apresentação deve ocorrer o mais cedo possível na vida da criança, já no ambiente doméstico, através da família e dos pais. Estes são os primeiros incentivadores, promovendo a aproximação com a linguagem desde o momento em que cantam para os bebês, brincam com eles usando histórias, adivinhações, rimas e expressões folclóricas, ou folheiam livros e revistas buscando figuras conhecidas e perguntando sobre seus nomes.

É fundamental entender que essa aprendizagem é gradativa, que devem ser respeitadas diferenças individuais e não se deve punir e criticar a criança por ela não estar lendo ou escrevendo como outra da mesma idade. Isso poderia atrapalhar o seu desenvolvimento, gerando nela sentimentos de insegurança e incapacidade.

Ao contrário, deve-se compreender que, quanto mais à criança associar a leitura e a escrita com atividades úteis e que lhe dêem prazer, maior será o seu desejo de aproximar-se delas, maior facilidade ela terá de aprendizado (afinal, aprende-se a ler e escrever lendo e escrevendo) e maiores chances ela terá de levar a leitura e a escrita como aliadas para toda a vida.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (1998,VOL 3) ressalta a importância do manuseio de materiais, de textos (livros, jornais,cartazes,revistas etc.),pelas crianças, uma vez que ao observar produções escritas a crianças, vai conhecendo de forma gradativa as características formais da linguagem. Isso é visível quando uma criança folheia um livro imite sons e faz gestos como se estivessem lendo. Entretanto no cotidiano escolar, isso pode não ocorrer devido ao medo de que os livros se estraguem. Porém os alunos só aprenderão a ter cuidado se tiver contato com os mesmos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento

 

O ideal da literatura é instruir, entreter, estimular a imaginação e educar as crianças, sua função essencial e promover na criança o gosto pela beleza da palavra permitindo-lhe não só entendê-las como também desfrutá-la no contexto da imaginação.

 As crianças cumprirão um período de aula diário por uma semana para que sejam executadas as atividades propostas como: leitura de histórias das cotidiana ou fantástica, discussões sobre cada personagem e ilustrações da mesma da história, e poesias.

As aulas de literatura serão planejadas semanalmente, a cada aula serão feitos relatos, anotações e avaliações sobre o desenvolvimento das crianças envolvidas nas atividades propostas.

 Oferecer diversos livros conhecidos pelas crianças e pedir que escolham um livro.

 Contar a história, depois fazer a interpretação oral da história indagando os fatos que estão relacionados ao dia-a- dia da criança. Relembrar as cenas da história e deixar a escolha de cada criança qual cena ela irá reproduzir através de desenhos. Realizar a montagem de um painel juntamente com as crianças com os desenhos já pintados e recortados por elas, na ordem de seqüência da história.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia

 

A arte de ensinar a escrever, Calkins, Lucy McCormick ed. Artmed 1986

 Literatura: arte, conhecimento e vida, Coelho, Nelly Novaes ed. Peirópolis 2000

 

Oficina de linguagem, Condemarín, M., Galdames, V., Medina, ª ed. Moderna 2002


 Produção e leitura de textos, v. 7, Citelli, Beatriz ed. Cortez 2001
 

Poesia não é difícil, Moisés, Carlos Felipe ed. Artes e Ofícios 1996

 

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (1998,VOL 3)