O Timeu.

As Ciências desenvolvidas por Platão encontram se no dialogo desenvolvido por ele, no seu grande diálogo Timeu. A sua visão cosmológica do mundo.   A  escrita certamente não foi formulada para pessoas simples.

Para o mundo grego antigo, a matéria sempre fora eterna e existia o conceito de criação, o que foi desenvolvido posteriormente por alguns filósofos entre eles Platão.

Atribuiu ao princípio de origem de qualquer forma de matéria, ou seja, das diversas existências a um Demiurgo, que em grego significa princípio divino, que além de criar tudo, procurou também sabiamente organizar as formas da matéria criada, evitando obviamente o caos.

Isso significa que nada existia a priori, para transformar o caos em cosmo, o Demiurgo contemplou o modelo de um mundo preexistente representado nas ideias, com  esse preceito, criando o fundamento da alma e do mundo.

O que sempre significou para Platão, que é o  mundo real, ou seja, o mundo empírico, sempre foi fruto do mundo inteligível. Por esse motivo ele descreve o universo como um ser vivo.

No centro encontra-se a terra, em torno da qual gira se o sol, a lua e todos os planetas, nos seus movimentos circulares e uniformes, a visão Ptolomaica do cosmos em Física. Sendo que mais tarde depois de tudo organizado, surgiu-se o dia e a noite.

Posteriormente o nascimento das espécies, sendo o nascimento dos deuses, seres alados, os aquáticos e os que moviam sobre a terra. Logo em seguida Platão retoma a ideia a velha teoria de Empédocles, todas as coisas constituídas remontam se aos elementos das quatro causas. Fogo, ar, água e terra.

Ao desenvolver a sua teoria do micro cosmo, o que retrata o pequeno mundo do ser humano, ele desenvolve uma ligação com o macro cosmo, ou seja, o grande mundo representado pelo universo.  

Descreve, com efeito, a grande união que existe  entre os aspectos humanos e a natureza, e de certo modo a natureza universal  como um todo.

Nessa grande elaboração, postada por meio do dialogo no Timeu, Platão coloca observações dele mesmo, que foram herdadas de outros pensadores do seu tempo, sobretudo, de Empédocles e da escola de Pitágoras.

Descrições não muito claras ou objetivas, permeadas por mitos ou alegorias, fazendo referencia de modo particular a geometria. Esse magnífico trabalho foi retomado em outras obras, formuladas por Platão tais quais: as leis e a República.

Apesar do grande valor de Platão dado a Ciência, particularmente a Filosofia, o que deve ser analisado, que foi muito distante, não apenas a sua exigência os seus discípulos.

Por outro lado, como instrumental de base, a metodologia filosófica a serviço do cristianismo, no desenvolvimento de uma nova metafísica a perspectiva da construção da ideologia da alma e da possibilidade de outra vida.

O que significou com relação ao tempo, um grande desprezo pelo mundo empírico, ou seja,  o mundo da experiência, o que perpetuou não apenas ao mundo antigo.

 Mas também a sociedade feudal, terminando por prejudicar ao desenvolvimento da própria Ciência, ao que só veio a ser prestigiada pela Filosofia iluminista.

Edjar Dias de     Vasconcelos.