Muito comum em construções e obras de forma geral, é a necessidade de se fazer um aterramento. Como auxilio a essa medida de segurança, a indústria oferece um aparelho conhecido pelo nome de alicate terrometro. Um terrometro é um mecanismo essencial nesse sentido.

Um alicate terrômetro é o responsável pela medida de resistência da Terra. Essa medida deve ser a menor possível, de modo a barrar qualquer possibilidade de que alguma corrente flua através do solo, representando riscos não somente a medidas posteriores, mas também a alterações em equipamentos localizados a regiões próximas e à vida ao redor.

Fazer um aterramento significa dar um caminho a correntes elétricas, tanto a alterações da mesma, quanto a possíveis e prováveis escapadas. Um bom aterramento diz respeito à qualidade do solo sobre o qual a construção se ergueu e se erguirá. Nesse sentido, um alicate terrômetro auxilia ao dar a medida da resistência da terra.

Quando as correntes elétricas envolvidas são de dimensões muito grandes, como no caso de para-raios, é ainda mais importante que se garanta uma melhor resistência do solo. Mas a resistência da terra depende de muitos fatores que vão além da forma pela qual se mede, entre eles, o tipo de solo e a sua umidade. No entanto, com bons tratamentos, é possível garantir uma melhora em sua resistência: o uso de sal, de carvão vegetal ou de produtos químicos em geral. Como com o passar do tempo o efeito tende a diminuir, e um constante tratamento se faz necessário.

Uma resistência de terra zero ou quase tendendo a este valor seria ideal. Mas na prática é muito difícil de se obter justamente por este valor depender de muitas características que não dependem do ato de medir em si, mas do solo. Um valor menor que 5 ohms ou até mesmo abaixo de 15 é considerado bom e aceitável. Um valor acima a 30 ohms corresponde a risco a todos os envolvidos.

O terrometro em si é oferecido pelo mercado de diversas formas, com preços, formas e características variadas. O aparelho é delicado, também devido a sua sensibilidade por tratar de medidas cautelosas, sendo, portanto preciso que seja tratado com cuidado. Uma leitura prévia do manual fornecido pelo fabricante se faz necessário, mesmo que o usuário tenha habilidade e conhecimento prévio, uma vez que cada aparelho tem especificidades próprias. O mais importante mesmo é ter um alicate terrometro pra que se garanta a segurança de todos, os envolvidos no trabalho, e os indivíduos que habitam ao redor.