Roberto Ramalho é Jornalista, Advogado e Relações Públicas.
E-mail: [email protected]
Blog: www.alemtemporeal.com.br

Terremoto é um fenômeno da natureza com fortes vibrações passageiras pela camada da superfície da terra. A terra é formada por algumas camadas, sendo elas a hidrosfera, a atmosfera e a litosfera.
A litosfera é a camada mais rígida e é dividida em outras partes menores, que recebem o nome de placas tectônicas.
Essas placas têm movimentos que realizam um processo de esforço e deformação nas massas de rochas e quando esse esforço passa do limite de resistência das rochas, ele é rompido e acaba liberando parte da energia acumulada que é liberada sob forma de ondas elásticas, chamadas de ondas sísmicas.
As ondas sísmicas têm a possibilidade de se espalhar em várias direções, fazendo a terra vibrar.
Quando é intensa essa vibração, ocorrem os terremotos como o que devastou o Haiti recentemente
Terremotos podem arcar algumas conseqüências como deslizamento de terra, tsunamis, mudanças na rotação da terra, abertura de falhas na terra, sem contar os prédios que podem ser destruídos devido a este desastre.
Segundo informações das Agências Internacionais já passam de milhares o número de mortos no terremoto que devastou esse pequeno país chamado Haiti, que é um dos mais pobres do mundo.
É chegada a hora nesse momento de tragédia e dor de todos os países ricos e os emergentes ajudarem o país mais miserável do continente americano e um dos mais pobres do mundo.
O Haiti já vinha passando por uma grave crise institucional, por isso a razão da presença de tropas de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
Agora vem esse terrível e devastador terremoto e destrói todo o país, principalmente sua capital Porto Príncipe.
Até a sede da ONU foi destruída por esse fortíssimo terremoto que segundo estimativas oficiais o número de mortos chegará à casa dos duzentos mil podendo chegar a mais de duzentos e cinqüenta mil.
Quando a natureza se revolta o homem não pode fazer absolutamente nada contra ela.
Agora e tentar salvar quem ainda está vivo. E ajudar a reconstruir o país arrasado pelo terremoto.
O que o governo brasileiro e em especial as Forças Armadas estão fazendo pelo povo do Haiti é louvável.
Desde que foi confirmada a tragédia no Haiti com milhares de mortos Lula enviou imediatamente seu ministro da Defesa e o general de exército Enzo Félix para organizarem toda a ajuda humanitária ao Haiti.
Um gesto de nobreza e de humanidade do governo brasileiro um dos primeiros países a ajudar o Haiti e enviar água e mantimentos ao sofrido povo desse país.
Estão seguindo para o Haiti muitos aviões Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira equipados com barracas, lonas, água potável, alimentos, produtos de primeiros socorros, etc.
E Os Estados Unidos estão enviando um navio com centros cirúrgicos, médicos e enfermeiros, totalmente equipado em matéria de recursos médicos para o Haiti.
Esse apoio conjunto entre Brasil e Estados Unidos da América na ajuda ao Haiti é sem dúvida nenhuma fundamental e de grande importância para tentar amenizar o sofrimento dos sobreviventes haitianos.
Até agora com a ajuda de diversos governos como o da França, dos Estados Unidos, Alemanha, entre outros, e do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, o país de vê receber algo em torno de U$$ 300 milhões.
Isso significa um terço do que o país produto de Produto Interno Bruto por ano.
Tudo que for feito pelo Haiti e pelo seu povo será um gesto de profunda grandeza e nobreza, além de ser um gesto humanitário.
Agora o presidente americano Barack Obama reúne de uma vez só os ex-presidentes Bill Clinton e George W. Bush para arrecadarem fundos para o Haiti.
Esse gesto humanitário fantástico só podia ter partido do presidente Barack Obama mesmo.
Sem dúvida nenhuma é um estadista que está no poder nos Estados Unidos e mereceu ter sido eleito.
Até mesmo a fechada Coréia do Norte já está se aproximando do governo americano por causa de Barack Obama querendo dialogar com Os EUA.
Ele realmente faz e está fazendo a diferença.
Lula e ele realmente são os caras na América Latina e no mundo.
Também o Brasil está ajudando o Haiti desde o dia em que o país foi destruído pelo forte terremoto de 7.3 na Escala Richter.
O governo do Haiti já está calculando um total de 200.000,00 (mil) mortos.
O segundo maior terremoto em número de mortos só perdendo para o da China em 1976 com mais de 250.000,00 (mil) mortos.
Que Nosso Senhor Jesus Cristo tenha piedade da alma desse povo sofrido do Haiti.