O TEMPO PARA PLANEJAR
[email protected]
Publicado em Setembro de 2011

RESUMO

O contexto capitalista atual leva a população mundial a correr contra o tempo e conseqüentemente obter os melhores índices com o lucro, utilizando principalmente da mão de obra barata, ou seja, a exploração do esforço físico e intelectual humano. A relação paralela pode ser comparada com os atletas olímpicos que buscam suas medalhas com muito esforço e suor, correndo contra o tempo para alcançar os índices tão almejados, seja em uma prova de resistência ou velocidade. Ambos os exemplos chocam diretamente com o processo tecnológico a partir do domínio do fogo, ou mesmo, na robótica industrial ou em academias sofisticadas. Mas, o que prevalece sempre é o desempenho humano através do esforço, dedicação e principalmente no planejamento das metas, ao qual está em pauta para organização social. O trabalhador que manuseia uma máquina numa empresa multinacional, seja no Brasil, ou em algum país dos "Tigres Asiático" ligado a globalização, por exemplo, obtém as mesmas instruções para operar está máquina em qualquer local do mundo. O interessante é pensar que a divergência de recompensas, ou seja, o salário de cada um que dedica o seu tempo para as funções, comparado a um atleta olímpico sua produção de esforço faz do seu mérito a vitória, já o trabalhador da máquina, faz do seu esforço intelectual ou físico o aumento da produção mundial e conseqüentemente o desemprego de muitos pelo planeta. Então, o tempo é importantíssimo, mas planejar é preciso.

Palavras-chave: Tempo; Planejamento; Metas.

 

1.INTRODUÇÂO


            O tempo tem que ser analisado e dividido para obter um bom planejamento, a partir desta argumentação o obvio acontecerá de forma sucinta, o que traz certa divergência é como planejar dentro de uma escola, onde o tempo está preestabelecido e com outros problemas sociais na comunidade escolar. Sejam para pais, alunos, professores e gestores, todos clamam por falta de tempo, sendo que a solução está no planejamento do tempo, para ter um bom planejamento deverá ter uma boa estratégia com metas, realizando o almejado.

O tempo é o mesmo todos os dias e parece que alguns dias são menores do que os outros, mas, Deus concedeu os dias do ano com pouco mais de vinte quatro horas, dividindo-os por porções de oito, ao qual as somando completam as vinte quatro horas diárias. Uma porção de oito horas para o trabalho e conseqüentemente para o sustento familiar, outra porção de oito que é tão importante quanto primeira, serve para o planejamento ideal, para a boa organização do tempo, para lazer e a última porção de oito horas para o descanso, dormir mesmo, pois sem o descanso as funções irão se acumular durante o dia e o individuo não concluirá as suas metas facilmente. Se observar cada porção do dia com planejamento, haverá um tempo maior para perfeição dos afazeres.

            Assim sendo, o tempo e o planejamento faz um paralelo com a abordagem global do contexto capitalista sendo importantíssimo o estudo destes conceitos na gestão educacional, na gestão pessoal, na gestão familiar, na gestão profissional e na gestão do lazer.
            Portanto, é nesse estudo que pretende-se estabelecer os principais fundamentos do tempo para planejar o melhor a vida do sujeito contemporâneo, bem como seus objetivos e os recursos utilizados para alcançá-los.


2. O CONCEITO DE TEMPO


            "O tempo segundo um dos discípulos de Parmênides, Zenon de Eléia (505 - ? a.C.), apresentou argumentos sobre o tempo, dos quais o mais famoso é aquele do corredor Aquiles e da tartaruga. Esses paradoxos tinham a intenção de questionar o conceito de tempo. No caso de Aquiles e a tartaruga, Zenon procura provar que o movimento é impossível se o tempo não puder ser subdividido indefinidamente em intervalos cada vez menores" (DE CARVALHO,1997).

            É ai que entra a questão do planejamento por etapas, quando o individuo consegue dividir bem o seu tempo às metas são alcançadas facilmente, com um tempo determinado para cada item chegando a um objetivo comum.

            Nas escolas há metas a serem compridas e o tempo do ano letivo já está preestabelecido:

 "I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver"; (Art. 24 da LDB).

            A educação é planejada para um ano letivo, mas recentemente a questão replanejamento está sendo usado constantemente, devido às necessidades de mudança para um coletivo estrutural, o aluno, o gestor educacional, o professor, o funcionario ou equipe pedagógica buscam no tempo a recuperação da correção dos erros examinados, e essas dificuldades encontradas, serão solucionadas com o aproveitamento do tempo. Com isso, planejar é preciso e replanejar é mais do que útil.

            Quando o conceito de tempo é citado ha uma grande abertura de pensamento, alguns precisam de um tempo maior para executar suas funções, outras de um tempo maior, como os atletas das provas de velocidades e outros de resistências, mas ambos precisam de estratégicas para vencer a as dificuldades. Um médico às vezes precisa ser rápido na cirurgia para salvar uma vida e o mesmo médico em outro caso não pode ser tão rápido e tem que trabalhar com tempo mais amplo na qualidade, ele precisa planejar situações como essas para ganhar vidas.


3. O CONCEITO DE PLANEJAMENTO

3.1 QUE É PLANEJAR


            Segundo Procópio Belchior (1972) um planejamento compreende numa série de fases, que se aproximam daquelas do método comum de pesquisa:


I. Definição e equacionamento preliminar do problema.
II. Elaboração das diretrizes básicas do planejamento.
III. Fixação inicial dos objetivos.
IV. Colheita preliminar de dados.
V. Realização de levantamentos e pesquisas.
VI. Estabelecimento de projeções e previsões.
VII. Analise e discussão dos dados.
VIII. Apresentação de alternativas ou opções.
IX. Formulação de decisões ou propostas.
X. Integração de planos parciais, desdobramento em planos derivados ou replanejamento geral.            

           " É o processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando o melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações" (PADILHA, 2001, p. 30).

 

            Por isso, o aproveitamento do diário, semanal, mensal ou anual para planejar é essencial na vida de todo individuo.      

            Outro exemplo pode ser referido com as pirâmides egípcias com planejamento e execução "Basicamente, sobre ela pairam as teorias a partir das quais se originam os enigmas, os mistérios, que absorvem nossa atenção. Comecemos pelas suas medidas, conforme FRANZ BERMAN, 1995, 157 pp. 2). Muitos ficam maravilhados com obras faraônicas, mas não sabem quem as planejou, ou quem fez as comidas para os trabalhadores, ou levou água para beber nos dias muito quentes, alguém planejou, quem planeja sonha e quem sonha consegue.


4. CONCLUSÃO

            Portanto, planejar utilizando as estratégias básicas ligadas ao tempo faz do contexto atual um mundo melhor, sem desperdícios, e conseqüentemente com um estreitamento entre as classes sociais, não só entre os países subdesenvolvidos, mas principalmente com os países desenvolvidos, ou emergentes. O mesmo ocorrerá com a distância de tempo de um atleta olímpico para o outro que pode ser diminuída com o planejar dos os exercícios mentais e físicos com metas a serem cumpridas.

            Para educação que está inserida no contexto global capitalista as dificuldades aumentam, pois continuam lutando para uma unidade social, talvez ficando impossível para muitos que não compreendem a importância do espaço do tempo no quesito planejar para a organização como um todo e em todas as áreas da humanidade.
Observando que o tempo e o planejamento caminham juntos e pode ser a solução das dificuldades enfrentadas, agora ficará mais fácil analisar o contexto da crítica econômica onde o problema enfrentado pela sociedade mundial está na falha de não planejar do sujeito contemporâneo.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BELCHIOR, Procópio G. O. Planejamento e elaboração de projetos. Rio de Janeiro, Ed. Americana, 1972

DE CARVALHO, Nivaldo. "A filosofia Medieval, o Renascimento e a Filosofia Moderna"; texto para a disciplina de Filosofia para o segundo grau da Escola Vera Cruz, São Paulo (1997).

LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação (Art. 24 da LDB)

BERMAN, Franz. O Enigma das Pirâmides. Edição exclusiva DCL, Edipar, S.Paulo/SP, 1995, 157 pp. 2)

PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.