O TÃO FALADO BAIXINHO

Desde menino escuto pregações, dos mais variegados pregadores, a respeito de Zaqueu.

Também já escutei as mais esdrúxulas interpretações desse episódio da vida dele e invenções a seu respeito. Bem, o fato é que Zaqueu é um dos temas mais pregados que existem.

O nome "Zaqueu" significa "puro". Quando seu pai lhe deu este nome, certamente queria que seu filho fosse um grande judeu, sério, honesto, puro, honrado, íntegro e abençoado. Não foi exatamente isto o que aconteceu.

Ele se tornou um publicano.

Os governos estrangeiros, tanto o de Roma como o dos seus representantes monárquicos, os Herodes, cobravam impostos dos judeus e dos romanos residentes nas províncias. Para isto nomeavam especuladores para serem os cobradores de renda pública (publicum).

Os romanos os denominavam publicani, termo que transliterado para nosso idioma deu publicanos. Zaqueu foi um desses, odiado pelos seus compatriotas que os viam como quinta-colunas ou entreguistas.

A palavra correspondente do Novo Testamento abrange tanto os tabeliães de impostos, os chefes, como também seus cobradores, a maioria nativos.

Em Lucas 5.27,28 lemos sobre outro abençoado encontro de Jesus com um desses cobradores de impostos.

"E, depois disto, saiu, e viu um publicano chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu".

Os judeus classificavam os publicanos como párias da sociedade judaica e os tratavam como se fossem pagãos, separados de Israel.

O próprio Senhor Jesus os considerava assim. Ao falar sobre o perdão de pecados ele inclui os publicanos entre os gentios. Leia:

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste teu irmão. Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que, pela boca de duas ou três testemunhas, toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Mt 18.15-17.

Mesmo assim foi criticado pelos judeus que o acusavam de ser amigo de publicanos e pecadores.

Zaqueu não era apenas chefe dos publicanos, mas era rico,conforme o registrou Lucas em seu evangelho. Lc 19.2.

Com todas as barreiras, ele se sentiu atraído pela pessoa de Cristo. Procurou ver quem era Jesus e como não podia, por causa da multidão, resolveu subir em uma figueira.

Zaqueu teve que enfrentar terríveis limitações:

1. Ele era baixinho, provavelmente visto com ridicularia pelos seus coetâneos.
2. Como era rico, enfrentava um grande preconceito social.
3. Era alvo de inveja e de revolta.
4. Subindo na figueira, expôs-se ao ridículo.

Mas foi grande a admiração de todos quando Jesus o viu.

Pode crer que Jesus sempre olha para você, sempre o vê, esteja onde você estiver.

E o que é melhor ? ele quer pousar em nossa casa, em nosso coração.

Não olhe para suas limitações nem para seus pecados, porque Zaqueu era campeão destas duas modalidades mas, mesmo assim, o meigo Jesus mandou-o descer depressa daquela situação.

O que vemos depois é uma verdadeira conversão, com restituição e tudo. Que maravilha! Enfatizo isto, porque muitas conversões esquecem as restituições. Quando alguém se converte isto não significa que suas dívidas foram saldadas. Não significa que aqueles a quem ofendeu já lhe perdoaram. Tem que ir até eles e pedir perdão.

A conversão de Zaqueu foi completa. Que maravilha! Jesus disse:

"Hoje veio a salvação a esta casa". (19.9). Aleluia! Glória a Deus! Louvado seja o seu santo nome!

Jesus também disse algo que chocou os escribas e fariseus:

"Também este é filho de Abraão". (19.9).

Como prometera, Jesus hospedou-se com Zaqueu. Nada sabemos de sua esposa e de seus filhos, mas, temos quase certeza que a salvação que penetrou naquela casa atingiu a toda a família.

Uma das afirmações mais abençoadas que ele fez na casa de Zaqueu, foi esta:

"O filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". (19.10).

Na história da humanidade vemos vários gurus que vieram buscar o perdido.

Zoroastro veio buscar o perdido.

Buda veio buscar o perdido.

Confúcio veio buscar o perdido.

Maomé veio buscar o perdido.

Allan Kardec veio buscar o perdido.

O Rev. Moon veio buscar o perdido.

Muitos outros líderes religiosos vieram buscar o perdido. E o mais interessante é que todos esses encontram muitos perdidos.

Todos eles buscaram e encontraram os perdidos, mas, mesmos depois de encontraá-los, eles continuaram perdidos e na maioria das vezes até mais perdidos e desorientados do que antes. Jesus, porém, veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Obrigado, porque o Senhor me encontrou.

Obrigado, porque o Senhor me concedeu a vida eterna.

E você, em que píncaros elevados se encontra em sua busca pela verdade?

Desça depressa! O Senhor Jesus quer pousar em sua casa.

- ooOoo -