Fernando Colombo

O primeiro Mestre a chegar no Brasil foi Jung Do Lim, em 1968. Embora tenha dado aulas durante 1969, 1970 é considerado o ano de introdução oficial do Taekwondo no Brasil com a vinda do Mestre Sang Min Cho para São Paulo. Provavelmente isso se deva ao fato de que o Mestre Lim era da escola Moo Do Kwan que resistia a usar o nome e a metodologia do Taekwondo, mantendo-se fiel ao Tang Soo Do, e Mestre Cho era convidado oficial da ITF, que representava a arte na época.

Entre 1971 e 1972 vieram diversos Mestres: Sang In Kim, Kun Joon Kwon, Gum Mo Bang, Woo Jae Lee, entre outros. A esmagadora maioria deles se instalou no eixo Rio - São Paulo.

O primeiro campeonato de Taekwondo do Brasil foi o I Rio x São Paulo, organizado pelo Mestre Woo Jae Lee em 1972.

Em 1973, com a criação da WTF, o consulado da Coréia informou a todos que deveriam se filiar à nova entidade. Como o novo sistema era muito diferente do antigo e os Mestres se sentiam ligados ao antigo, a transição foi muito difícil. Os problemas só foram superados em 1977, quando um novo grupo de Mestres chegou ao Brasil. Depois de fazerem demonstrações em várias partes do país, alguns aqui permaneceram, como Yong Min Kim, Tee Bo Lee, Chang Seong Lim, Soon Myung Choi, Ahn-Soom Lee e Seung Jang Hong. Nesse ano também um brasileiro participou pela primeira vez de um campeonato mundial: Paulo Sérgio Gomes, que foi sozinho testemunhar como estava o Taekwondo internacional.

O desenvolvimento avançou muito em 1982, quando uma equipe completa foi ao mundial no Equador.

Em 1984 a equipe de competição da Coréia veio ao Brasil e venceu todas as lutas, deixando porém muitas sementes no espírito dos brasileiros. Após esse ano o Brasil nunca deixou de participar dos Campeonatos Mundiais.

Em 1986 conquistando nossa primeira medalha internacional com Carlos Loddo, considerado um dos melhores atletas de todos os tempos nessa modalidade.

A década de 90 glorificou o Taekwondo brasileiro. Uma nova geração de atletas conquistou um numero sem precedentes de medalhas internacionais, treinados pelo Mestre Carlos Negrão.

Atualmente o Brasil é uma das maiores potências mundiais no Taekwondo, estando entre os melhores do mundo. E sua expansão não para, sendo uma das artes marciais que mais cresce em nossa terra.