Autor: José Patrocínio de Souza

Especialista em Docência do Ensino Superior.

O surgimento da Internet no Brasil.

Palavras - chave: Perigos oferecidos por seus usuários.

                                                                        JOSÉ PATROCÍNIO DE SOUZA.                            

Breve história.

Segundo a historiografia, a internet surgiu nas bases militares, este foi seu primeiro lugar em seguida se expandiu nos centros acadêmicos. Depois de consolidada, passou a fazer parte das grandes empresas, sobretudo dos países da América, depois de sua expansão começou a entrar nos grandes escritórios e nos lares e as escolas de todos os países americanos e também no Brasil.

De forma impressionante cresceu numa proporção do mundo globalizado onde facilitou e facilita a vida de muitos usuários da mesma, de certa forma foi um grande acontecimento, principalmente na substituição das maquinas datilografia e até mesmo as canetas, que era responsáveis por digitalização de alguns documentos e até mesmo trabalhos acadêmicos.

A história da internet surgiu a partir de um grupo da força aérea americana, mas precisamente na década de 1960, quando analisava os riscos de ataques soviéticos. O grupo elaborou um estudo de como poderia controlar e efetivar a defesa de ataques de mísseis e, sobretudo bombas, onde manteria essas informações militares e seguras, mas com a possibilidade de compartilha-las com outras instituições governamentais (LEINER 1997).

O resultado do estudo foi à internet e seu objetivo inicial e a interligação dos computadores, mas precisamente dos centros de pesquisas das universidades Califórnia, de Los                 

Angeles e Santa Bárbara, universidade de UTAH e o instituto de pesquisa de Stanford.  A rede deveria permitir que, mesmo se algumas de suas partes fossem destruídas (um possível ataque nuclear), os demais computadores continuassem se comunicando.

Porém somente na década de 1970, a rede começou a crescer de forma acelerada. Já em 1973, tornou-se Internacional com a conexão de sites relacionados com a defesa da Inglaterra e Noruega, já em meados de 1981, conectava mais de 213, computadores, e em 1984, mil máquinas. Em 1987, já estavam conectados 10 mil máquinas. Em 1986, a NSFNET uma rede que englobava também os computadores de (NSF) conectou-se com a ARPANET a Interligação entre essas duas redes passaram a ser conhecida como Internet. Em 1990, a ARPANET foi desativada criando-se em seu lugar a DRI. (Defense Reseach Internet).

Na década de 1990, mais precisamente 1993 a Internet passou a ser explorada ao setor do comércio deixando de ser utilizada exclusivamente com fins acadêmicos. As empresas começaram a perceber a sua agilidade e ferramentas de preciosidades e começou a fechar negócio com as grandes companhias, onde iria ser de grande utilidade no dia - dia dos grandes empresários de todo o mundo.

No Brasil, como é o que sempre ocorre, a internet só se propagou em meados dos anos 1988, com a interligação de grandes universidades e centros de pesquisas do Rio de Janeiro, são Paulo e Porto Alegre e aos Estados Unidos. Em 1989, o ministério da ciência e tecnologia formou um grupo composto por representantes do CNPq (conselho de Desenvolvimento científico e tecnológico), da FAPERGS (Fundação de Amparo pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) para discutir o reverendo assunto.

Neste caso, a Internet é uma grande ferramenta da comunicação e, por isso mesmo ela encontra-se no universo de varias formas e ambientes. Existem na internet vários sites que ajudam a fazermos amizades e compartilharmos assuntos relacionados a trabalhos dentre outros.

PERIGOS NA INTERNET

Talvez você não saiba o que estas palavras ai abaixo o que significa, mas você já pode ter vivido alguma destas situações ou quem sabe conhece alguém que já passou por um problema desse ou algo parecido.

  • AWare - Programa que baixa ou executa publicidade em um computador automaticamente depois de ser  instalado ou executado, muitas vezes sem que o internauta saiba. Exemplos de Adware. Pop-ups, janelinhas que abrem a todo instante enquanto você navega em algum site.
  • AMEAÇA – é um crime , escrever ou mostrar uma imagem que ameace alguém, avisando que a pessoa será a vitima de algum mal ainda que seja em tom de piada ou brincadeira. Mesmo se isso é feito de maneira anônima, é possível para a policia e para o provedor de acesso descobrir e identificar sua origem e quem foi o autor da ameaça.
  • ANTIVÍRUS- são programas de computadores que previnem detectar e eliminar vírus capazes de contaminar o computador.
  • CYberbullying- usar a internet por meio de comunicadores, redes sociais, e emails, torpedos, blogs, fotoblogs, para humilhar e ofender alguém de forma constante. Palavra em inglês que se pronuncia “SSaiberbâliin”.
  • DIFAMAÇÃO, INJÚRIA E CALÚNIA – é quando alguém fala ou escreve informações falsas e prejudiciais à vida de uma pessoa. Também é comum nos casos de ofensas e acusações maldades onde sobrepõem que uma pessoa cometeu um crime, desonestidade, ou perigosa. Acontecem com muita frequência no mundo real e internet dos dias atuais.
  • DISCRIMINAÇÃO- acontece quando alguém publica uma mensagem ou uma imagem que seja preconceituosa em relação à raça, cor, etnia, ou religião, ou origem de uma determinada pessoa, é bem comum nas redes sociais como ORKUT, FACEBOOCK, e redes sociais.
  • ESTELIONATO- ocorre quando o criminoso (a) engana a vitima para conseguir uma vantagem financeira. Este é um fato bem costumeiro nos sites atuais, principalmente em sites de leilões, se o vendedor enganar o comprador recebendo dinheiro sem entregar a mercadoria.
  • FALSA IDENTIDADE- é falsa identidade quando alguém mente sobre seu nome, idade, estado civil, sexo e outras características para conseguir enganaras pessoas e tirar vantagens dos mesmos. Pode acontecer nas redes sociais, a exemplo do MSN, FACEBOOK, ORKUT, TWITTE e sobre tudo os de bate-papo, onde um homem pode se passar por mulher, mulher se passar por homem, e criança por adultos, isso é bem comum nos dias atuais, geralmente as pessoas utilizam os bates-papos e em seguida adiciona numa conta de emails falsos, e em sua maioria a conversa fica, mas quente e os internautas vão para o aplicativo de vídeo mensagem, e na hora de aparecer nada, esta é uma prática corriqueira dos dias atuais.
  • HAPPY SLAPPING – Evolução do ciberbulling em que uma agressão acontece no mundo real, onde uma pessoa fotografa ou filma as cenas de agressão para depois exibir na internet. Expressão em inglês que é bem conhecida e pronunciada como: “rrépi Slépin”.
  • KEYLOGGERS- são programas que gravam tudo que é digitado no teclado de um computador, podendo assim capturar nomes e senhas de usuários, e até mesmo informações para acessar conta bancárias.
  • MALWARE- é um programa que entra no sistema de um computador para causar um dano, ou roubar informações. O termo vem do inglês “MALICIOUS SOFTUARE”. Vírus de computador cavalos de troia e SPYWARES são exemplos de malware. Pronuncia-se “mal- ver”.
  • PHISHING- -é quando informações particulares ou sigilosas são capturadas por estranhos, ou pessoa mal intencionadas para depois serem usadas em roubo ou fraude. Muito comum em casos de recebimentos de emails, onde se pede para confirmar seu numero de CPF, ou login e senha de acesso à conta de bancos principalmente na internet.

Os criminosos em posse destas informações podem roubar todo o dinheiro que estiver na conta bancária. Em inglês pronuncia-se “FÍCHIN”.

  • PEDOFILIA- apresentar, produzir, vender e fornecer, divulgar ou publicar imagens (fotos ou vídeos) de conteúdo sexual onde envolva crianças ou adolescentes na internet é crime. Muito comum nos dias atuais principalmente nas comunidades de bate-papo e outras redes sociais, segundo o artigo 241 do estatuto da criança e do adolescente.
  • PIRATARIA- é copiar ou reproduzir músicas, livros e outras criações artísticas sem autorização do autor, usar software vendidos Por empresas, mas que o usuário instala sem pagar por ele. No Brasil e no mundo, a pirataria é um grande problema, principalmente na produção de CDS, DVDS, FILMES, LIVROS e SOFTWARES.

Segundo pesquisas realizadas em 2011, quase metade dos computadores pessoais do mundo usa Softwares piratas. Na lista de países que mais praticam downloads ilegal de software, o Brasil esta em 5º lugar.

  • SPYWARE- é um programa de computador que pega informações sobre o usuário automaticamente e transmite esses dados para outro lugar na internet, sem aviso ou permissão. Podem identificar os hábitos dos usuários na internet, os sites visitados etc.
  • STALKING BEHAVIOR- perseguições em que as vitimas tem sua privacidade invadida varias vezes Ed e diversas maneiras.  Exemplo: perseguição por alguém que insiste em manter emails, publicar mensagens no Orkut chamar no MSN, em inglês, pronuncia-se “SSTÓLQUIN BIRRÊIVIÔR”.

Conclusão:                               

Crimes praticados e realizados através de internet podem levar os culpados à prisão, mas as punições também podem ser revertidas em pagamentos de indenização, e prisão dependendo de sua gravidade. As punições para menores de 18 anos são diferenciadas, das dos maiores de idade, mas elas existem e pode ser paga através de serviços prestados á comunidade ou interações em instituições e menores.

 Autor: José Patrocínio de Souza

Especialista em Docência do Ensino Superior.

O surgimento da Internet no Brasil.

Palavras - chave: Perigos oferecidos por seus usuários.

                                                                        JOSÉ PATROCÍNIO DE SOUZA.                            

Breve história.

Segundo a historiografia, a internet surgiu nas bases militares, este foi seu primeiro lugar em seguida se expandiu nos centros acadêmicos. Depois de consolidada, passou a fazer parte das grandes empresas, sobretudo dos países da América, depois de sua expansão começou a entrar nos grandes escritórios e nos lares e as escolas de todos os países americanos e também no Brasil.

De forma impressionante cresceu numa proporção do mundo globalizado onde facilitou e facilita a vida de muitos usuários da mesma, de certa forma foi um grande acontecimento, principalmente na substituição das maquinas datilografia e até mesmo as canetas, que era responsáveis por digitalização de alguns documentos e até mesmo trabalhos acadêmicos.

A história da internet surgiu a partir de um grupo da força aérea americana, mas precisamente na década de 1960, quando analisava os riscos de ataques soviéticos. O grupo elaborou um estudo de como poderia controlar e efetivar a defesa de ataques de mísseis e, sobretudo bombas, onde manteria essas informações militares e seguras, mas com a possibilidade de compartilha-las com outras instituições governamentais (LEINER 1997).

O resultado do estudo foi à internet e seu objetivo inicial e a interligação dos computadores, mas precisamente dos centros de pesquisas das universidades Califórnia, de Los                 

Angeles e Santa Bárbara, universidade de UTAH e o instituto de pesquisa de Stanford.  A rede deveria permitir que, mesmo se algumas de suas partes fossem destruídas (um possível ataque nuclear), os demais computadores continuassem se comunicando.

Porém somente na década de 1970, a rede começou a crescer de forma acelerada. Já em 1973, tornou-se Internacional com a conexão de sites relacionados com a defesa da Inglaterra e Noruega, já em meados de 1981, conectava mais de 213, computadores, e em 1984, mil máquinas. Em 1987, já estavam conectados 10 mil máquinas. Em 1986, a NSFNET uma rede que englobava também os computadores de (NSF) conectou-se com a ARPANET a Interligação entre essas duas redes passaram a ser conhecida como Internet. Em 1990, a ARPANET foi desativada criando-se em seu lugar a DRI. (Defense Reseach Internet).

Na década de 1990, mais precisamente 1993 a Internet passou a ser explorada ao setor do comércio deixando de ser utilizada exclusivamente com fins acadêmicos. As empresas começaram a perceber a sua agilidade e ferramentas de preciosidades e começou a fechar negócio com as grandes companhias, onde iria ser de grande utilidade no dia - dia dos grandes empresários de todo o mundo.

No Brasil, como é o que sempre ocorre, a internet só se propagou em meados dos anos 1988, com a interligação de grandes universidades e centros de pesquisas do Rio de Janeiro, são Paulo e Porto Alegre e aos Estados Unidos. Em 1989, o ministério da ciência e tecnologia formou um grupo composto por representantes do CNPq (conselho de Desenvolvimento científico e tecnológico), da FAPERGS (Fundação de Amparo pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) para discutir o reverendo assunto.

Neste caso, a Internet é uma grande ferramenta da comunicação e, por isso mesmo ela encontra-se no universo de varias formas e ambientes. Existem na internet vários sites que ajudam a fazermos amizades e compartilharmos assuntos relacionados a trabalhos dentre outros.

PERIGOS NA INTERNET

Talvez você não saiba o que estas palavras ai abaixo o que significa, mas você já pode ter vivido alguma destas situações ou quem sabe conhece alguém que já passou por um problema desse ou algo parecido.

  • AWare - Programa que baixa ou executa publicidade em um computador automaticamente depois de ser  instalado ou executado, muitas vezes sem que o internauta saiba. Exemplos de Adware. Pop-ups, janelinhas que abrem a todo instante enquanto você navega em algum site.
  • AMEAÇA – é um crime , escrever ou mostrar uma imagem que ameace alguém, avisando que a pessoa será a vitima de algum mal ainda que seja em tom de piada ou brincadeira. Mesmo se isso é feito de maneira anônima, é possível para a policia e para o provedor de acesso descobrir e identificar sua origem e quem foi o autor da ameaça.
  • ANTIVÍRUS- são programas de computadores que previnem detectar e eliminar vírus capazes de contaminar o computador.
  • CYberbullying- usar a internet por meio de comunicadores, redes sociais, e emails, torpedos, blogs, fotoblogs, para humilhar e ofender alguém de forma constante. Palavra em inglês que se pronuncia “SSaiberbâliin”.
  • DIFAMAÇÃO, INJÚRIA E CALÚNIA – é quando alguém fala ou escreve informações falsas e prejudiciais à vida de uma pessoa. Também é comum nos casos de ofensas e acusações maldades onde sobrepõem que uma pessoa cometeu um crime, desonestidade, ou perigosa. Acontecem com muita frequência no mundo real e internet dos dias atuais.
  • DISCRIMINAÇÃO- acontece quando alguém publica uma mensagem ou uma imagem que seja preconceituosa em relação à raça, cor, etnia, ou religião, ou origem de uma determinada pessoa, é bem comum nas redes sociais como ORKUT, FACEBOOCK, e redes sociais.
  • ESTELIONATO- ocorre quando o criminoso (a) engana a vitima para conseguir uma vantagem financeira. Este é um fato bem costumeiro nos sites atuais, principalmente em sites de leilões, se o vendedor enganar o comprador recebendo dinheiro sem entregar a mercadoria.
  • FALSA IDENTIDADE- é falsa identidade quando alguém mente sobre seu nome, idade, estado civil, sexo e outras características para conseguir enganaras pessoas e tirar vantagens dos mesmos. Pode acontecer nas redes sociais, a exemplo do MSN, FACEBOOK, ORKUT, TWITTE e sobre tudo os de bate-papo, onde um homem pode se passar por mulher, mulher se passar por homem, e criança por adultos, isso é bem comum nos dias atuais, geralmente as pessoas utilizam os bates-papos e em seguida adiciona numa conta de emails falsos, e em sua maioria a conversa fica, mas quente e os internautas vão para o aplicativo de vídeo mensagem, e na hora de aparecer nada, esta é uma prática corriqueira dos dias atuais.
  • HAPPY SLAPPING – Evolução do ciberbulling em que uma agressão acontece no mundo real, onde uma pessoa fotografa ou filma as cenas de agressão para depois exibir na internet. Expressão em inglês que é bem conhecida e pronunciada como: “rrépi Slépin”.
  • KEYLOGGERS- são programas que gravam tudo que é digitado no teclado de um computador, podendo assim capturar nomes e senhas de usuários, e até mesmo informações para acessar conta bancárias.
  • MALWARE- é um programa que entra no sistema de um computador para causar um dano, ou roubar informações. O termo vem do inglês “MALICIOUS SOFTUARE”. Vírus de computador cavalos de troia e SPYWARES são exemplos de malware. Pronuncia-se “mal- ver”.
  • PHISHING- -é quando informações particulares ou sigilosas são capturadas por estranhos, ou pessoa mal intencionadas para depois serem usadas em roubo ou fraude. Muito comum em casos de recebimentos de emails, onde se pede para confirmar seu numero de CPF, ou login e senha de acesso à conta de bancos principalmente na internet.

Os criminosos em posse destas informações podem roubar todo o dinheiro que estiver na conta bancária. Em inglês pronuncia-se “FÍCHIN”.

  • PEDOFILIA- apresentar, produzir, vender e fornecer, divulgar ou publicar imagens (fotos ou vídeos) de conteúdo sexual onde envolva crianças ou adolescentes na internet é crime. Muito comum nos dias atuais principalmente nas comunidades de bate-papo e outras redes sociais, segundo o artigo 241 do estatuto da criança e do adolescente.
  • PIRATARIA- é copiar ou reproduzir músicas, livros e outras criações artísticas sem autorização do autor, usar software vendidos Por empresas, mas que o usuário instala sem pagar por ele. No Brasil e no mundo, a pirataria é um grande problema, principalmente na produção de CDS, DVDS, FILMES, LIVROS e SOFTWARES.

Segundo pesquisas realizadas em 2011, quase metade dos computadores pessoais do mundo usa Softwares piratas. Na lista de países que mais praticam downloads ilegal de software, o Brasil esta em 5º lugar.

  • SPYWARE- é um programa de computador que pega informações sobre o usuário automaticamente e transmite esses dados para outro lugar na internet, sem aviso ou permissão. Podem identificar os hábitos dos usuários na internet, os sites visitados etc.
  • STALKING BEHAVIOR- perseguições em que as vitimas tem sua privacidade invadida varias vezes Ed e diversas maneiras.  Exemplo: perseguição por alguém que insiste em manter emails, publicar mensagens no Orkut chamar no MSN, em inglês, pronuncia-se “SSTÓLQUIN BIRRÊIVIÔR”.

Conclusão:                               

Crimes praticados e realizados através de internet podem levar os culpados à prisão, mas as punições também podem ser revertidas em pagamentos de indenização, e prisão dependendo de sua gravidade. As punições para menores de 18 anos são diferenciadas, das dos maiores de idade, mas elas existem e pode ser paga através de serviços prestados á comunidade ou interações em instituições e menores.

 Autor: José Patrocínio de Souza

Especialista em Docência do Ensino Superior.

O surgimento da Internet no Brasil.

Palavras - chave: Perigos oferecidos por seus usuários.

                                                                        JOSÉ PATROCÍNIO DE SOUZA.                            

Breve história.

Segundo a historiografia, a internet surgiu nas bases militares, este foi seu primeiro lugar em seguida se expandiu nos centros acadêmicos. Depois de consolidada, passou a fazer parte das grandes empresas, sobretudo dos países da América, depois de sua expansão começou a entrar nos grandes escritórios e nos lares e as escolas de todos os países americanos e também no Brasil.

De forma impressionante cresceu numa proporção do mundo globalizado onde facilitou e facilita a vida de muitos usuários da mesma, de certa forma foi um grande acontecimento, principalmente na substituição das maquinas datilografia e até mesmo as canetas, que era responsáveis por digitalização de alguns documentos e até mesmo trabalhos acadêmicos.

A história da internet surgiu a partir de um grupo da força aérea americana, mas precisamente na década de 1960, quando analisava os riscos de ataques soviéticos. O grupo elaborou um estudo de como poderia controlar e efetivar a defesa de ataques de mísseis e, sobretudo bombas, onde manteria essas informações militares e seguras, mas com a possibilidade de compartilha-las com outras instituições governamentais (LEINER 1997).

O resultado do estudo foi à internet e seu objetivo inicial e a interligação dos computadores, mas precisamente dos centros de pesquisas das universidades Califórnia, de Los                 

Angeles e Santa Bárbara, universidade de UTAH e o instituto de pesquisa de Stanford.  A rede deveria permitir que, mesmo se algumas de suas partes fossem destruídas (um possível ataque nuclear), os demais computadores continuassem se comunicando.

Porém somente na década de 1970, a rede começou a crescer de forma acelerada. Já em 1973, tornou-se Internacional com a conexão de sites relacionados com a defesa da Inglaterra e Noruega, já em meados de 1981, conectava mais de 213, computadores, e em 1984, mil máquinas. Em 1987, já estavam conectados 10 mil máquinas. Em 1986, a NSFNET uma rede que englobava também os computadores de (NSF) conectou-se com a ARPANET a Interligação entre essas duas redes passaram a ser conhecida como Internet. Em 1990, a ARPANET foi desativada criando-se em seu lugar a DRI. (Defense Reseach Internet).

Na década de 1990, mais precisamente 1993 a Internet passou a ser explorada ao setor do comércio deixando de ser utilizada exclusivamente com fins acadêmicos. As empresas começaram a perceber a sua agilidade e ferramentas de preciosidades e começou a fechar negócio com as grandes companhias, onde iria ser de grande utilidade no dia - dia dos grandes empresários de todo o mundo.

No Brasil, como é o que sempre ocorre, a internet só se propagou em meados dos anos 1988, com a interligação de grandes universidades e centros de pesquisas do Rio de Janeiro, são Paulo e Porto Alegre e aos Estados Unidos. Em 1989, o ministério da ciência e tecnologia formou um grupo composto por representantes do CNPq (conselho de Desenvolvimento científico e tecnológico), da FAPERGS (Fundação de Amparo pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) para discutir o reverendo assunto.

Neste caso, a Internet é uma grande ferramenta da comunicação e, por isso mesmo ela encontra-se no universo de varias formas e ambientes. Existem na internet vários sites que ajudam a fazermos amizades e compartilharmos assuntos relacionados a trabalhos dentre outros.

PERIGOS NA INTERNET

Talvez você não saiba o que estas palavras ai abaixo o que significa, mas você já pode ter vivido alguma destas situações ou quem sabe conhece alguém que já passou por um problema desse ou algo parecido.

  • AWare - Programa que baixa ou executa publicidade em um computador automaticamente depois de ser  instalado ou executado, muitas vezes sem que o internauta saiba. Exemplos de Adware. Pop-ups, janelinhas que abrem a todo instante enquanto você navega em algum site.
  • AMEAÇA – é um crime , escrever ou mostrar uma imagem que ameace alguém, avisando que a pessoa será a vitima de algum mal ainda que seja em tom de piada ou brincadeira. Mesmo se isso é feito de maneira anônima, é possível para a policia e para o provedor de acesso descobrir e identificar sua origem e quem foi o autor da ameaça.
  • ANTIVÍRUS- são programas de computadores que previnem detectar e eliminar vírus capazes de contaminar o computador.
  • CYberbullying- usar a internet por meio de comunicadores, redes sociais, e emails, torpedos, blogs, fotoblogs, para humilhar e ofender alguém de forma constante. Palavra em inglês que se pronuncia “SSaiberbâliin”.
  • DIFAMAÇÃO, INJÚRIA E CALÚNIA – é quando alguém fala ou escreve informações falsas e prejudiciais à vida de uma pessoa. Também é comum nos casos de ofensas e acusações maldades onde sobrepõem que uma pessoa cometeu um crime, desonestidade, ou perigosa. Acontecem com muita frequência no mundo real e internet dos dias atuais.
  • DISCRIMINAÇÃO- acontece quando alguém publica uma mensagem ou uma imagem que seja preconceituosa em relação à raça, cor, etnia, ou religião, ou origem de uma determinada pessoa, é bem comum nas redes sociais como ORKUT, FACEBOOCK, e redes sociais.
  • ESTELIONATO- ocorre quando o criminoso (a) engana a vitima para conseguir uma vantagem financeira. Este é um fato bem costumeiro nos sites atuais, principalmente em sites de leilões, se o vendedor enganar o comprador recebendo dinheiro sem entregar a mercadoria.
  • FALSA IDENTIDADE- é falsa identidade quando alguém mente sobre seu nome, idade, estado civil, sexo e outras características para conseguir enganaras pessoas e tirar vantagens dos mesmos. Pode acontecer nas redes sociais, a exemplo do MSN, FACEBOOK, ORKUT, TWITTE e sobre tudo os de bate-papo, onde um homem pode se passar por mulher, mulher se passar por homem, e criança por adultos, isso é bem comum nos dias atuais, geralmente as pessoas utilizam os bates-papos e em seguida adiciona numa conta de emails falsos, e em sua maioria a conversa fica, mas quente e os internautas vão para o aplicativo de vídeo mensagem, e na hora de aparecer nada, esta é uma prática corriqueira dos dias atuais.
  • HAPPY SLAPPING – Evolução do ciberbulling em que uma agressão acontece no mundo real, onde uma pessoa fotografa ou filma as cenas de agressão para depois exibir na internet. Expressão em inglês que é bem conhecida e pronunciada como: “rrépi Slépin”.
  • KEYLOGGERS- são programas que gravam tudo que é digitado no teclado de um computador, podendo assim capturar nomes e senhas de usuários, e até mesmo informações para acessar conta bancárias.
  • MALWARE- é um programa que entra no sistema de um computador para causar um dano, ou roubar informações. O termo vem do inglês “MALICIOUS SOFTUARE”. Vírus de computador cavalos de troia e SPYWARES são exemplos de malware. Pronuncia-se “mal- ver”.
  • PHISHING- -é quando informações particulares ou sigilosas são capturadas por estranhos, ou pessoa mal intencionadas para depois serem usadas em roubo ou fraude. Muito comum em casos de recebimentos de emails, onde se pede para confirmar seu numero de CPF, ou login e senha de acesso à conta de bancos principalmente na internet.

Os criminosos em posse destas informações podem roubar todo o dinheiro que estiver na conta bancária. Em inglês pronuncia-se “FÍCHIN”.

  • PEDOFILIA- apresentar, produzir, vender e fornecer, divulgar ou publicar imagens (fotos ou vídeos) de conteúdo sexual onde envolva crianças ou adolescentes na internet é crime. Muito comum nos dias atuais principalmente nas comunidades de bate-papo e outras redes sociais, segundo o artigo 241 do estatuto da criança e do adolescente.
  • PIRATARIA- é copiar ou reproduzir músicas, livros e outras criações artísticas sem autorização do autor, usar software vendidos Por empresas, mas que o usuário instala sem pagar por ele. No Brasil e no mundo, a pirataria é um grande problema, principalmente na produção de CDS, DVDS, FILMES, LIVROS e SOFTWARES.

Segundo pesquisas realizadas em 2011, quase metade dos computadores pessoais do mundo usa Softwares piratas. Na lista de países que mais praticam downloads ilegal de software, o Brasil esta em 5º lugar.

  • SPYWARE- é um programa de computador que pega informações sobre o usuário automaticamente e transmite esses dados para outro lugar na internet, sem aviso ou permissão. Podem identificar os hábitos dos usuários na internet, os sites visitados etc.
  • STALKING BEHAVIOR- perseguições em que as vitimas tem sua privacidade invadida varias vezes Ed e diversas maneiras.  Exemplo: perseguição por alguém que insiste em manter emails, publicar mensagens no Orkut chamar no MSN, em inglês, pronuncia-se “SSTÓLQUIN BIRRÊIVIÔR”.

Conclusão:                               

Crimes praticados e realizados através de internet podem levar os culpados à prisão, mas as punições também podem ser revertidas em pagamentos de indenização, e prisão dependendo de sua gravidade. As punições para menores de 18 anos são diferenciadas, das dos maiores de idade, mas elas existem e pode ser paga através de serviços prestados á comunidade ou interações em instituições e menores.

 Autor: José Patrocínio de Souza

Especialista em Docência do Ensino Superior.

O surgimento da Internet no Brasil.

Palavras - chave: Perigos oferecidos por seus usuários.

                                                                        JOSÉ PATROCÍNIO DE SOUZA.                            

Breve história.

Segundo a historiografia, a internet surgiu nas bases militares, este foi seu primeiro lugar em seguida se expandiu nos centros acadêmicos. Depois de consolidada, passou a fazer parte das grandes empresas, sobretudo dos países da América, depois de sua expansão começou a entrar nos grandes escritórios e nos lares e as escolas de todos os países americanos e também no Brasil.

De forma impressionante cresceu numa proporção do mundo globalizado onde facilitou e facilita a vida de muitos usuários da mesma, de certa forma foi um grande acontecimento, principalmente na substituição das maquinas datilografia e até mesmo as canetas, que era responsáveis por digitalização de alguns documentos e até mesmo trabalhos acadêmicos.

A história da internet surgiu a partir de um grupo da força aérea americana, mas precisamente na década de 1960, quando analisava os riscos de ataques soviéticos. O grupo elaborou um estudo de como poderia controlar e efetivar a defesa de ataques de mísseis e, sobretudo bombas, onde manteria essas informações militares e seguras, mas com a possibilidade de compartilha-las com outras instituições governamentais (LEINER 1997).

O resultado do estudo foi à internet e seu objetivo inicial e a interligação dos computadores, mas precisamente dos centros de pesquisas das universidades Califórnia, de Los                 

Angeles e Santa Bárbara, universidade de UTAH e o instituto de pesquisa de Stanford.  A rede deveria permitir que, mesmo se algumas de suas partes fossem destruídas (um possível ataque nuclear), os demais computadores continuassem se comunicando.

Porém somente na década de 1970, a rede começou a crescer de forma acelerada. Já em 1973, tornou-se Internacional com a conexão de sites relacionados com a defesa da Inglaterra e Noruega, já em meados de 1981, conectava mais de 213, computadores, e em 1984, mil máquinas. Em 1987, já estavam conectados 10 mil máquinas. Em 1986, a NSFNET uma rede que englobava também os computadores de (NSF) conectou-se com a ARPANET a Interligação entre essas duas redes passaram a ser conhecida como Internet. Em 1990, a ARPANET foi desativada criando-se em seu lugar a DRI. (Defense Reseach Internet).

Na década de 1990, mais precisamente 1993 a Internet passou a ser explorada ao setor do comércio deixando de ser utilizada exclusivamente com fins acadêmicos. As empresas começaram a perceber a sua agilidade e ferramentas de preciosidades e começou a fechar negócio com as grandes companhias, onde iria ser de grande utilidade no dia - dia dos grandes empresários de todo o mundo.

No Brasil, como é o que sempre ocorre, a internet só se propagou em meados dos anos 1988, com a interligação de grandes universidades e centros de pesquisas do Rio de Janeiro, são Paulo e Porto Alegre e aos Estados Unidos. Em 1989, o ministério da ciência e tecnologia formou um grupo composto por representantes do CNPq (conselho de Desenvolvimento científico e tecnológico), da FAPERGS (Fundação de Amparo pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) para discutir o reverendo assunto.

Neste caso, a Internet é uma grande ferramenta da comunicação e, por isso mesmo ela encontra-se no universo de varias formas e ambientes. Existem na internet vários sites que ajudam a fazermos amizades e compartilharmos assuntos relacionados a trabalhos dentre outros.

PERIGOS NA INTERNET

Talvez você não saiba o que estas palavras ai abaixo o que significa, mas você já pode ter vivido alguma destas situações ou quem sabe conhece alguém que já passou por um problema desse ou algo parecido.

  • AWare - Programa que baixa ou executa publicidade em um computador automaticamente depois de ser  instalado ou executado, muitas vezes sem que o internauta saiba. Exemplos de Adware. Pop-ups, janelinhas que abrem a todo instante enquanto você navega em algum site.
  • AMEAÇA – é um crime , escrever ou mostrar uma imagem que ameace alguém, avisando que a pessoa será a vitima de algum mal ainda que seja em tom de piada ou brincadeira. Mesmo se isso é feito de maneira anônima, é possível para a policia e para o provedor de acesso descobrir e identificar sua origem e quem foi o autor da ameaça.
  • ANTIVÍRUS- são programas de computadores que previnem detectar e eliminar vírus capazes de contaminar o computador.
  • CYberbullying- usar a internet por meio de comunicadores, redes sociais, e emails, torpedos, blogs, fotoblogs, para humilhar e ofender alguém de forma constante. Palavra em inglês que se pronuncia “SSaiberbâliin”.
  • DIFAMAÇÃO, INJÚRIA E CALÚNIA – é quando alguém fala ou escreve informações falsas e prejudiciais à vida de uma pessoa. Também é comum nos casos de ofensas e acusações maldades onde sobrepõem que uma pessoa cometeu um crime, desonestidade, ou perigosa. Acontecem com muita frequência no mundo real e internet dos dias atuais.
  • DISCRIMINAÇÃO- acontece quando alguém publica uma mensagem ou uma imagem que seja preconceituosa em relação à raça, cor, etnia, ou religião, ou origem de uma determinada pessoa, é bem comum nas redes sociais como ORKUT, FACEBOOCK, e redes sociais.
  • ESTELIONATO- ocorre quando o criminoso (a) engana a vitima para conseguir uma vantagem financeira. Este é um fato bem costumeiro nos sites atuais, principalmente em sites de leilões, se o vendedor enganar o comprador recebendo dinheiro sem entregar a mercadoria.
  • FALSA IDENTIDADE- é falsa identidade quando alguém mente sobre seu nome, idade, estado civil, sexo e outras características para conseguir enganaras pessoas e tirar vantagens dos mesmos. Pode acontecer nas redes sociais, a exemplo do MSN, FACEBOOK, ORKUT, TWITTE e sobre tudo os de bate-papo, onde um homem pode se passar por mulher, mulher se passar por homem, e criança por adultos, isso é bem comum nos dias atuais, geralmente as pessoas utilizam os bates-papos e em seguida adiciona numa conta de emails falsos, e em sua maioria a conversa fica, mas quente e os internautas vão para o aplicativo de vídeo mensagem, e na hora de aparecer nada, esta é uma prática corriqueira dos dias atuais.
  • HAPPY SLAPPING – Evolução do ciberbulling em que uma agressão acontece no mundo real, onde uma pessoa fotografa ou filma as cenas de agressão para depois exibir na internet. Expressão em inglês que é bem conhecida e pronunciada como: “rrépi Slépin”.
  • KEYLOGGERS- são programas que gravam tudo que é digitado no teclado de um computador, podendo assim capturar nomes e senhas de usuários, e até mesmo informações para acessar conta bancárias.
  • MALWARE- é um programa que entra no sistema de um computador para causar um dano, ou roubar informações. O termo vem do inglês “MALICIOUS SOFTUARE”. Vírus de computador cavalos de troia e SPYWARES são exemplos de malware. Pronuncia-se “mal- ver”.
  • PHISHING- -é quando informações particulares ou sigilosas são capturadas por estranhos, ou pessoa mal intencionadas para depois serem usadas em roubo ou fraude. Muito comum em casos de recebimentos de emails, onde se pede para confirmar seu numero de CPF, ou login e senha de acesso à conta de bancos principalmente na internet.

Os criminosos em posse destas informações podem roubar todo o dinheiro que estiver na conta bancária. Em inglês pronuncia-se “FÍCHIN”.

  • PEDOFILIA- apresentar, produzir, vender e fornecer, divulgar ou publicar imagens (fotos ou vídeos) de conteúdo sexual onde envolva crianças ou adolescentes na internet é crime. Muito comum nos dias atuais principalmente nas comunidades de bate-papo e outras redes sociais, segundo o artigo 241 do estatuto da criança e do adolescente.
  • PIRATARIA- é copiar ou reproduzir músicas, livros e outras criações artísticas sem autorização do autor, usar software vendidos Por empresas, mas que o usuário instala sem pagar por ele. No Brasil e no mundo, a pirataria é um grande problema, principalmente na produção de CDS, DVDS, FILMES, LIVROS e SOFTWARES.

Segundo pesquisas realizadas em 2011, quase metade dos computadores pessoais do mundo usa Softwares piratas. Na lista de países que mais praticam downloads ilegal de software, o Brasil esta em 5º lugar.

  • SPYWARE- é um programa de computador que pega informações sobre o usuário automaticamente e transmite esses dados para outro lugar na internet, sem aviso ou permissão. Podem identificar os hábitos dos usuários na internet, os sites visitados etc.
  • STALKING BEHAVIOR- perseguições em que as vitimas tem sua privacidade invadida varias vezes Ed e diversas maneiras.  Exemplo: perseguição por alguém que insiste em manter emails, publicar mensagens no Orkut chamar no MSN, em inglês, pronuncia-se “SSTÓLQUIN BIRRÊIVIÔR”.

Conclusão:                               

Crimes praticados e realizados através de internet podem levar os culpados à prisão, mas as punições também podem ser revertidas em pagamentos de indenização, e prisão dependendo de sua gravidade. As punições para menores de 18 anos são diferenciadas, das dos maiores de idade, mas elas existem e pode ser paga através de serviços prestados á comunidade ou interações em instituições e menores.