Por: Jadson Dezincourt Dias e Luiz Felippe Salemi

O solo respira?

E solo tem nariz?

Calma! Podemos explicar tal indagação.

Considerando o solo como uma entidade viva, e não somente como um mero substrato em que as plantas se desenvolvem, sim, podemos dizer que o solo respira.

Ao andarmos em uma estrada e observarmos alguns barrancos de solo, podemos observar variações de cor geralmente variando entre a cor amarela, laranja e a vermelha. Esse material que confere essas cores ao solo são materiais minerais que compõe o mesmo e não possuem vida. No entanto, como muito de nós sabemos, no solo, encontramos raízes de plantas, minhocas, tatu-bolas entre muito outros organismos. Além disso, há também organismos invisíveis a olho nu como fungos e bactérias que, em sua maioria, são responsáveis pela decomposição de material orgânico morto oriundo, principalmente, das plantas (folhas, galhos e troncos caídos). Todos esses organismos mencionados, assim como nós seres humanos, realizam respiração, ou seja, obtém energia para a realização dos seus processos vitais absorvendo oxigênio (O2) da atmosfera e devolvendo CO2 (dióxido de carbono) para a mesma.

Assim, podemos entender que o solo é um habitat para muitos organismos vivos e o CO2 liberado pela respiração dos mesmos recebe o nome de respiração do solo, em uma analogia do solo atuando como um organismo vivo que, como já mencionamos, obtém energia para a realização dos seus processos vitais absorvendo oxigênio da atmosfera e devolvendo CO2 para a mesma.

Desse maneira, o termo respiração do solo representa a perda de CO2 do solo para atmosfera, através da respiração de raízes, e respiração dos microrganismos que decompõem a matéria orgânica. No estudo do ciclo do carbono, esse fluxo, representa um dos mais importantes processos do ciclo global do carbono em ecossistemas terrestres. Entender a respiração do solo ajuda os cientistas a compreender como esse componente dos ecossistemas colabora, por exemplo, para o aquecimento global (agravamento do efeito estufa) já que o solo, ou seja, os organismos que habitam ele, atuam liberando dióxido de carbono para atmosfera.

Portanto, agora podemos ter mais clareza do que é a respiração do solo e a sua importância para a ecologia de ecossistemas.