O solo como um armazém de água

O armazenamento de água no solo é feito pelo espaço poroso do solo não preechido por água. Assim, um solo encharcado, a capacidade de armazenamento de água é nula uma vez que todos os poros já estão preenchidos por água. Por outro lado, quando solo se encontra seco, há o máximo espaço entre os grãos de terra para o armazenamento de água no perfil. Da mesma forma, estágios de umidade do solo entre o encharcamento e o secamento possuem capacidade de armazenamento intermediária entre os dois estados de umidade.

Entender o armazenamento de água é fundamental para quantificar o quanto de água o solo armazena para as raízes das plantas e também para entender a capacidade máxima de armazenamento. Ao conhecer esta última, pode-se predizer quando um solo estará encharcado e portanto produzindo enxurradas que podem danificar campos agrícolas e até mesmo cidades.

Preparado a partir de:

HERRON, N.F.; HAIRSINE, P.B. A scheme for evaluating the effectiveness of riparian zones in reducing overland flow to streams. Australian Journal of Soil Research, v.36, p.683-698, 1998.