O sistema JIT Just In Time para melhorias na produtividade e competitividade. 

Márcio Ananias dos Reis 

Introdução. 

A idéia de Just in Time surgiu no Japão na década de 70 e vem sendo assimilada pela indústria ocidental, de forma mais efetiva, a partir dos anos 80. A Toyota Company, sentindo a necessidade de coordenação da produção com as diferentes solicitações da demanda por veículos (modelos, cores, etc.), foi quem primeiro aplicou a teoria do JIT às suas linhas de montagem.

De forma geral, o sucesso dos produtos japoneses industrializados, deve-se principalmente aos sistemas de manufatura que conseguiram juntar, ao mesmo tempo, alta qualidade e bom preço. Esses sistemas apoiados pelos conceitos do JIT trabalham com a meta do estoque “zero”, que é um dos fundamentos básicos do JIT.

Nos últimos 30 anos, a produção se tornou muito mais competitiva e, recentemente a economia se globalizou, foram abertos os mercados internacionais. Isto possibilitou aos países asiáticos como o Japão e outros conhecidos como Tigres Asiáticos, um surto de crescimento muito grande, passando a competir com os americanos com produtos de melhor qualidade, a preços e a prazos competitivos.

O sucesso dos japoneses se deve a aplicação dos conceitos JIT. O JIT é uma filosofia relacionada ao modo como uma empresa fabricante organiza e opera seu negócio; tornando-se mais produtiva com a aplicação habilidosa de princípios de engenharia industrial e de produção mais racionais.

O JIT é, portanto, o resultado do emprego de um conceito simples para eliminar perdas e para elevar o moral e a dignidade dos funcionários.

Para o sucesso na implantação, é importante introduzir atividades de pequenos grupos e Kanban. Com o JIT os funcionários tornam-se mais flexíveis e polivalentes.

O conteúdo que veremos em seguida faz parte de três obras (livros) em que será citado como se processa a filosofia Just In Time :

  • Administração de Materiais : Edição Compacta.
  • Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais : Uma Abordagem Logística
  • Administração de Materiais : Uma Introdução