RESUMO:

 Este artigo trata-se da investigação da visão sistêmica do processo educativo da cidadania de trânsito .  Do importante papel da brinquedoteca no processo de formação integral das crianças. Baseia-se da fundamentação  teórica e da prática da  vida acadêmica. Os resultados surpreendentes no processo pedagógico de trânsito  desencadeados nas escolas da rede de ensino pública e privada. Efetivamente selecionou-se a melhor solução disponível obtida pela ferramenta para medição do atingimento do conhecimento da Legislação de Trânsito,  obtidos pelos  resultados das questões respondidas pelos universitários. O objetivo de identificar de fato a necessidade de realização dos estudos técnicos científicos para analise que indicar-se-á a melhor solução escolhida para atender a conscientização de trânsito das ciências da educação interagindo com a parte metodológica das atividades pedagógicas da formação do gestor do ensaio da arte de ensinar as regras leis de trânsito contido no jogo.  A pergunta problematizada: Como são desenvolvidas as ações educativas de trânsito desde o Ensino Infantil, cuja finalidade de orientar a prática pedagógica aos acadêmicos da Graduação da conscientização da prevenção de atropelamento e outros tipos de acidentes de trânsito?  A hipótese da boa prática condução dos métodos de ensino da Educação Infantil e Fundamental da locomoção dos valores e posturas corretas dos estudantes dentro dos veículos ou pedalando ou andando com bons reflexos condizentes a maneira segura nas vias públicas. Nas etapas preliminares constituída da elaboração do projeto pedagógico, plano de trabalho, a execução e avaliação se aplicação de forma lúdica trabalhar os conteúdos adotados pelo Denatran nas Diretrizes Nacionais de Trânsito.

 

PALAVRAS-CHAVE:   Educação, Método de Ensino, Exercícios Físicos, Trânsito.

ABSTRACT

This article comes from the investigation of important systemic view of the educational process of citizenship traffic. The paper of toy library playroom in the process of integral formation of children is based on the theoretical foundation and practice of academic life. The surprising results in the educational process in schools triggered traffic network of public and private education. Effectively selected the best available solution obtained by the tool for measuring the attainment of knowledge of the law Transit, obtained by the results of the questions answered by the students. The purpose of identifying the need for actually carrying out technical studies for scientific analysis indicate that the best solution chosen to meet the traffic awareness based on the theoretical basis of education sciences interacting with the methodological part of the educational activities of the training manager's trial the art of teaching the rules of traffic laws contained in the game. The problematic question: How are developed educational traffic from Childhood Education, which aims to guide the pedagogical practice of academics Graduation awareness of prevention of trampling and other types of traffic accidents? The hypothesis of good driving practice teaching methods of Elementary Education locomotion values ​​and correct postures of students in vehicles or walking or cycling with the consistent good reflexes safely on public roads. In the preliminary stages of the project consists of developing pedagogical work plan, implementation and evaluation of the application is a playful work content Denatran Guidelines adopted by the National Transit

KEYWORDS: Education Teaching Method, physical Exercises, Transit.

                           

1. INTRODUÇÃO

A  Constituição promulgada em 5 de outubro de 1988 consagrou várias aspirações e conquistas decorrentes  da mobilização da comunidade educacional e dos movimentos sociais organizados. Partiu da comunidade educacional  o projeto da educação  superior LDB,  na Comissão da Educação Câmara dos Deputados em dezembro de 1988. 

As disciplinas curriculares de ensino superior no Brasil passaram por grandes mudanças desde início dos anos 1990.  O ensino superior até os primeiros anos do século XXI houve grande aumento do número de alunos universitários matriculados, especialmente na rede privada.

Este artigo é uma apresentação sintética, em forma de relatório das ações educativas do sistema de trânsito no sistema de ensino, cujos  resultados da  prática embasada na fundamentação teórica do processo de ensino aprendizagem pelo método pedagógico realizados com os recursos da arte das brincadeiras de trânsito .  O propósito de construir método científico das ciências de trânsito com eficiência e eficácia disciplinas  do currículo  universitário dos exercícios físicos, teatro , da dança, da pintura,  da música, da engenharia, da comunicação todos específicos para   o trânsito.   O resultado desenvolvido nas escolas  da pré-escolas e Ensino Fundamental.  Pelo método da brincadeira torna-se conhecido o conteúdo de legislação ao promover a arte de ensino com o método lúdico como recursos pedagógicos. Por exemplo, na brinquedoteca com os jogos, desenhos e outros materiais favorecem a concentração  do educando para o transito. A brincadeira pedagógica não é um mero passatempo, mas proporciona a alta estima e a concentração do educando.

1.1Objetivo geral:

Analisar a base teórica metodológica das atividades pedagógicas acadêmicas com o tema da brinquedoteca de trânsito para a formação profissional do bacharelado do ensaio da arte de ensinar as leis de trânsito. Simulando as locomoções nas vias com exercícios físicos educativos com os conteúdos do sistema viário.

1.2 Objetivos Específicos

1..2.1 Identificar os elementos dos conteúdos dos jogos educativos de trânsito. 

1..2.2 Verificar o método de trabalho desenvolvido na aplicação pedagógica dos paradigmas de ensino dos conteúdos de Legislação  de Trânsitos incluídos das Diretrizes Nacionais   nas escolas do transito globalizado.

 1.2.3 Constatar as semelhanças e diferenças de conteúdo desenvolvido  de Ciências de trânsito no processo de desenvolvimento da coordenação motora das crianças pela educação física na aprendizagem de andar, pedalar, e outras  ações mais ágeis requeridas com segurança no trânsito;

 Este artigo técnico-científico trata-se da importância da conscientização da segurança de trânsito, cujo referencial teórico utilizado serve de base  da metodologia de ensino com método lúdico com os materiais pedagógicos.

Os resultados da investigação no MERCOSUL mostram as ações deste tema nas universidades de forma precária e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise das questões. Espera-se preparar professores nos cursos universitários com arte  trabalhar o aluno a segurança de trânsito conduzindo a prevenção de acidentes para todos.

Observa-se no trânsito, atualmente, pessoas andando desatentas  nas vias públicas no meio da grande frota de veículos mais velozes. Considera-se esta situação de fator de risco vítima acidente de trânsito. Houve este ano várias ocorrências dos pedestres vítimas de mortes fatais nas pistas de rolamento inclusive nos estacionamentos.  Neste cenário, os alunos mais sedentários. O significado desta palavra adjetiva: O aluno está quase sempre sentado, que não exercita o corpo, conserva-se inativo e obrigado mante-se quieto várias horas na sala de aula. Diante o sedentarismo como fator de risco no trânsito, devido as dificuldades do pedestre de locomover, propõe-se a ação de preparar as brincadeiras  de trânsito nas escolas que se destina a Educação Infantil e Fundamental desenvolvendo desde parte da educação física do indivíduo, a concentração e a motivação. A classe Infantil é fundamental ao favorecer o desenvolvimento da coordenação motora global para exercício da cidadania.

O estudante aprende o conteúdo da legislação de trânsito exercitando de atividades lúdicas, na manipulação de materiais sensoriais, visuais que favorecem  a melhor compreensão do mundo tecnológico do sistema viário. Por outro aspecto, envolve além do psicológico, durante as brincadeiras os exercícios físicos educativos garantem um verdadeiro treino para os músculos, o trabalho físico da coordenação no deslocamento nas vias e mais agilidades repercutindo no comportamento seguro ao anda, pedalar e outro tipo de deslocamento nas vias. Beneficiam os alunos universitários sedentários por manterem-se sentado nos  banco das faculdades também e sentados dirigindo o veículo diariamente.  

2.  BRINQUEDOS EDUCATIVOS DE  TRÂNSITO

Descreve-se sequencialmente, o sucessivo cenário do papel de cada pessoa nas vias públicas com os recursos das atividades educativos respeitando a individualidade  da faixa etária de cada aluno, como  componente para a construção do texto cientifico das atividades que estimulam cuidadosamente o fortalecimento da cidadania de trânsitoA respeito do programa universitário do curso de Bacharelado em Cidadania de Trânsito que visa formar atores, diretores, compositores, cantores, pintores, fotógrafos, psicólogos trabalhando do medo de dirigir, geotransito, economia trânsito, ramo do direto de trânsito  e outras habilidades com a capacitação acadêmica e profissional condizente com o nosso trânsito do mundo globalizado do  século XXI.

Os  pensamentos da metodologia do processo de ensino-aprendizagem de cada indivíduo  para o trânsito desde o ensino superior. O campo do conhecimento que oportuniza reflexão para solução do comportamento humano no atual mundo tecnológico ( cada dia são produzidos veículos mais sofisticados pela alta tecnologia) e o sistema viário  mais normatizado com avançados monitoramentos exigindo profissionais qualificados.

Como usuário das vias públicas, conduz ao encontro dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN) ao explicitarem que de acordo com a realidade de cada lugar, as escolas podem eleger, se quiserem – além dos temas transversais estabelecidos – temas locais para serem trabalhados. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1977, p.35

 Dos jogos educativos iniciam a partida nos materiais pedagógicos de trânsito,  estimulam a atenção,  trabalha a concentração, a comunicação, os exercícios físicos da criança para sobreviver nas vias públicas . Este método de ensino  não é novo. Historia da educação que veio atrelada há séculos transitando pelo pensamento da  médica  Maria Montessori. Ela nasceu 1970 implantou depois de estudo com vários materiais que facilitam o processo-ensino aprendizagem. Pode-se facilitar o ensino com   crianças portadoras de necessidades especiais.

Durante a partida a relevância das ações pedagógicas no século XXI transita no campo tecnológico os veículos mais potentes, mais velozes. Em contra partida o homem mais sedentário demora mais tempo para travessar a pista , ou  andar mesmo depois de descer ou entrar em um veículo, locais de difícil estacionamento o mais rápido é pedalar( tomando como referência a população de maneira geral) os reflexos manifestam pelas respostas mais devagar,   retardando os movimentos do corpo físico,  o qual dificulta a habilidade de locomover com mais agilidade na travessia das vias arteriais, coletoras ou locais das vias urbanas classificadas pelo Código de Trânsito Brasileiro-CTB .  O corpo humano cada vez mais lento não se exercitando acomodado na dinâmica  tecnológica do sistema viário mais potente. Pois se registram ocorrências de mortes no Brasil de trânsito   mais do que um país em guerra.

Neste sentido, a arte do pedestre “Quem Sobrevive na Via!” atuando na locomoção defensiva que é arte de viver na dinâmica tecnológica do  Sistema Viário que se requer obedecer as regras para sobreviver.

São três métodos:

1-Ver o método básico do espetáculo da arte de apreender o conteúdo  

2-pensa a prevenção de acidentes, superando os  desafios da brinquedoteca.

3- agir, simula o deslocamento do pedestre com os exercícios  físicos, desviando do perigo no trânsito.

Neste ambiente programado buscou-se preparar a mente e o deslocamento defensivo, do comportamento do ciclista, pedestre e postura segura dentro e  fora  do veículo através de atividades dos jogos educativos. As condições para que a criança perceba a dinamicidade de sua presença no mundo e que sua ação adota uma posição segura em relação aos veículos automotores da sua cidade.

O pensamento do Sistema Montessori admite à premissa que a educação se realiza em processo do desenvolvimento aprendizagem correspondente a faixa etária.  Cada tipo de atividade respeita os setores da formação humana, a experiência da criança vivida no trânsito. A educação infantil é considerada como marco inicial para o aprimoramento de processo pisco-sensório-motor e avanço na conquista da postura correta  através de atividades programadas numa linha evolutiva, com materiais didáticos específicos, que favorecem a atividade consciente e autocorretiva. Por sua vez, os materiais educativos partem dos princípios básicos do sistema Montessori aos principais cuidados da abordagem do conteúdo da Legislação de Trânsito. 

RESUMO:

 Este artigo trata-se da investigação da visão sistêmica do processo educativo da cidadania de trânsito .  Do importante papel da brinquedoteca no processo de formação integral das crianças. Baseia-se da fundamentação  teórica e da prática da  vida acadêmica. Os resultados surpreendentes no processo pedagógico de trânsito  desencadeados nas escolas da rede de ensino pública e privada. Efetivamente selecionou-se a melhor solução disponível obtida pela ferramenta para medição do atingimento do conhecimento da Legislação de Trânsito,  obtidos pelos  resultados das questões respondidas pelos universitários. O objetivo de identificar de fato a necessidade de realização dos estudos técnicos científicos para analise que indicar-se-á a melhor solução escolhida para atender a conscientização de trânsito das ciências da educação interagindo com a parte metodológica das atividades pedagógicas da formação do gestor do ensaio da arte de ensinar as regras leis de trânsito contido no jogo.  A pergunta problematizada: Como são desenvolvidas as ações educativas de trânsito desde o Ensino Infantil, cuja finalidade de orientar a prática pedagógica aos acadêmicos da Graduação da conscientização da prevenção de atropelamento e outros tipos de acidentes de trânsito?  A hipótese da boa prática condução dos métodos de ensino da Educação Infantil e Fundamental da locomoção dos valores e posturas corretas dos estudantes dentro dos veículos ou pedalando ou andando com bons reflexos condizentes a maneira segura nas vias públicas. Nas etapas preliminares constituída da elaboração do projeto pedagógico, plano de trabalho, a execução e avaliação se aplicação de forma lúdica trabalhar os conteúdos adotados pelo Denatran nas Diretrizes Nacionais de Trânsito.

 

PALAVRAS-CHAVE:   Educação, Método de Ensino, Exercícios Físicos, Trânsito.

ABSTRACT

This article comes from the investigation of important systemic view of the educational process of citizenship traffic. The paper of toy library playroom in the process of integral formation of children is based on the theoretical foundation and practice of academic life. The surprising results in the educational process in schools triggered traffic network of public and private education. Effectively selected the best available solution obtained by the tool for measuring the attainment of knowledge of the law Transit, obtained by the results of the questions answered by the students. The purpose of identifying the need for actually carrying out technical studies for scientific analysis indicate that the best solution chosen to meet the traffic awareness based on the theoretical basis of education sciences interacting with the methodological part of the educational activities of the training manager's trial the art of teaching the rules of traffic laws contained in the game. The problematic question: How are developed educational traffic from Childhood Education, which aims to guide the pedagogical practice of academics Graduation awareness of prevention of trampling and other types of traffic accidents? The hypothesis of good driving practice teaching methods of Elementary Education locomotion values ​​and correct postures of students in vehicles or walking or cycling with the consistent good reflexes safely on public roads. In the preliminary stages of the project consists of developing pedagogical work plan, implementation and evaluation of the application is a playful work content Denatran Guidelines adopted by the National Transit

KEYWORDS: Education Teaching Method, physical Exercises, Transit.

                           

1. INTRODUÇÃO

A  Constituição promulgada em 5 de outubro de 1988 consagrou várias aspirações e conquistas decorrentes  da mobilização da comunidade educacional e dos movimentos sociais organizados. Partiu da comunidade educacional  o projeto da educação  superior LDB,  na Comissão da Educação Câmara dos Deputados em dezembro de 1988. 

As disciplinas curriculares de ensino superior no Brasil passaram por grandes mudanças desde início dos anos 1990.  O ensino superior até os primeiros anos do século XXI houve grande aumento do número de alunos universitários matriculados, especialmente na rede privada.

Este artigo é uma apresentação sintética, em forma de relatório das ações educativas do sistema de trânsito no sistema de ensino, cujos  resultados da  prática embasada na fundamentação teórica do processo de ensino aprendizagem pelo método pedagógico realizados com os recursos da arte das brincadeiras de trânsito .  O propósito de construir método científico das ciências de trânsito com eficiência e eficácia disciplinas  do currículo  universitário dos exercícios físicos, teatro , da dança, da pintura,  da música, da engenharia, da comunicação todos específicos para   o trânsito.   O resultado desenvolvido nas escolas  da pré-escolas e Ensino Fundamental.  Pelo método da brincadeira torna-se conhecido o conteúdo de legislação ao promover a arte de ensino com o método lúdico como recursos pedagógicos. Por exemplo, na brinquedoteca com os jogos, desenhos e outros materiais favorecem a concentração  do educando para o transito. A brincadeira pedagógica não é um mero passatempo, mas proporciona a alta estima e a concentração do educando.

1.1Objetivo geral:

Analisar a base teórica metodológica das atividades pedagógicas acadêmicas com o tema da brinquedoteca de trânsito para a formação profissional do bacharelado do ensaio da arte de ensinar as leis de trânsito. Simulando as locomoções nas vias com exercícios físicos educativos com os conteúdos do sistema viário.

1.2 Objetivos Específicos

1..2.1 Identificar os elementos dos conteúdos dos jogos educativos de trânsito. 

1..2.2 Verificar o método de trabalho desenvolvido na aplicação pedagógica dos paradigmas de ensino dos conteúdos de Legislação  de Trânsitos incluídos das Diretrizes Nacionais   nas escolas do transito globalizado.

 1.2.3 Constatar as semelhanças e diferenças de conteúdo desenvolvido  de Ciências de trânsito no processo de desenvolvimento da coordenação motora das crianças pela educação física na aprendizagem de andar, pedalar, e outras  ações mais ágeis requeridas com segurança no trânsito;

 Este artigo técnico-científico trata-se da importância da conscientização da segurança de trânsito, cujo referencial teórico utilizado serve de base  da metodologia de ensino com método lúdico com os materiais pedagógicos.

Os resultados da investigação no MERCOSUL mostram as ações deste tema nas universidades de forma precária e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise das questões. Espera-se preparar professores nos cursos universitários com arte  trabalhar o aluno a segurança de trânsito conduzindo a prevenção de acidentes para todos.

Observa-se no trânsito, atualmente, pessoas andando desatentas  nas vias públicas no meio da grande frota de veículos mais velozes. Considera-se esta situação de fator de risco vítima acidente de trânsito. Houve este ano várias ocorrências dos pedestres vítimas de mortes fatais nas pistas de rolamento inclusive nos estacionamentos.  Neste cenário, os alunos mais sedentários. O significado desta palavra adjetiva: O aluno está quase sempre sentado, que não exercita o corpo, conserva-se inativo e obrigado mante-se quieto várias horas na sala de aula. Diante o sedentarismo como fator de risco no trânsito, devido as dificuldades do pedestre de locomover, propõe-se a ação de preparar as brincadeiras  de trânsito nas escolas que se destina a Educação Infantil e Fundamental desenvolvendo desde parte da educação física do indivíduo, a concentração e a motivação. A classe Infantil é fundamental ao favorecer o desenvolvimento da coordenação motora global para exercício da cidadania.

O estudante aprende o conteúdo da legislação de trânsito exercitando de atividades lúdicas, na manipulação de materiais sensoriais, visuais que favorecem  a melhor compreensão do mundo tecnológico do sistema viário. Por outro aspecto, envolve além do psicológico, durante as brincadeiras os exercícios físicos educativos garantem um verdadeiro treino para os músculos, o trabalho físico da coordenação no deslocamento nas vias e mais agilidades repercutindo no comportamento seguro ao anda, pedalar e outro tipo de deslocamento nas vias. Beneficiam os alunos universitários sedentários por manterem-se sentado nos  banco das faculdades também e sentados dirigindo o veículo diariamente.  

2.  BRINQUEDOS EDUCATIVOS DE  TRÂNSITO

Descreve-se sequencialmente, o sucessivo cenário do papel de cada pessoa nas vias públicas com os recursos das atividades educativos respeitando a individualidade  da faixa etária de cada aluno, como  componente para a construção do texto cientifico das atividades que estimulam cuidadosamente o fortalecimento da cidadania de trânsitoA respeito do programa universitário do curso de Bacharelado em Cidadania de Trânsito que visa formar atores, diretores, compositores, cantores, pintores, fotógrafos, psicólogos trabalhando do medo de dirigir, geotransito, economia trânsito, ramo do direto de trânsito  e outras habilidades com a capacitação acadêmica e profissional condizente com o nosso trânsito do mundo globalizado do  século XXI.

Os  pensamentos da metodologia do processo de ensino-aprendizagem de cada indivíduo  para o trânsito desde o ensino superior. O campo do conhecimento que oportuniza reflexão para solução do comportamento humano no atual mundo tecnológico ( cada dia são produzidos veículos mais sofisticados pela alta tecnologia) e o sistema viário  mais normatizado com avançados monitoramentos exigindo profissionais qualificados.

Como usuário das vias públicas, conduz ao encontro dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN) ao explicitarem que de acordo com a realidade de cada lugar, as escolas podem eleger, se quiserem – além dos temas transversais estabelecidos – temas locais para serem trabalhados. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1977, p.35

 Dos jogos educativos iniciam a partida nos materiais pedagógicos de trânsito,  estimulam a atenção,  trabalha a concentração, a comunicação, os exercícios físicos da criança para sobreviver nas vias públicas . Este método de ensino  não é novo. Historia da educação que veio atrelada há séculos transitando pelo pensamento da  médica  Maria Montessori. Ela nasceu 1970 implantou depois de estudo com vários materiais que facilitam o processo-ensino aprendizagem. Pode-se facilitar o ensino com   crianças portadoras de necessidades especiais.

Durante a partida a relevância das ações pedagógicas no século XXI transita no campo tecnológico os veículos mais potentes, mais velozes. Em contra partida o homem mais sedentário demora mais tempo para travessar a pista , ou  andar mesmo depois de descer ou entrar em um veículo, locais de difícil estacionamento o mais rápido é pedalar( tomando como referência a população de maneira geral) os reflexos manifestam pelas respostas mais devagar,   retardando os movimentos do corpo físico,  o qual dificulta a habilidade de locomover com mais agilidade na travessia das vias arteriais, coletoras ou locais das vias urbanas classificadas pelo Código de Trânsito Brasileiro-CTB .  O corpo humano cada vez mais lento não se exercitando acomodado na dinâmica  tecnológica do sistema viário mais potente. Pois se registram ocorrências de mortes no Brasil de trânsito   mais do que um país em guerra.

Neste sentido, a arte do pedestre “Quem Sobrevive na Via!” atuando na locomoção defensiva que é arte de viver na dinâmica tecnológica do  Sistema Viário que se requer obedecer as regras para sobreviver.

São três métodos:

1-Ver o método básico do espetáculo da arte de apreender o conteúdo  

2-pensa a prevenção de acidentes, superando os  desafios da brinquedoteca.

3- agir, simula o deslocamento do pedestre com os exercícios  físicos, desviando do perigo no trânsito.

Neste ambiente programado buscou-se preparar a mente e o deslocamento defensivo, do comportamento do ciclista, pedestre e postura segura dentro e  fora  do veículo através de atividades dos jogos educativos. As condições para que a criança perceba a dinamicidade de sua presença no mundo e que sua ação adota uma posição segura em relação aos veículos automotores da sua cidade.

O pensamento do Sistema Montessori admite à premissa que a educação se realiza em processo do desenvolvimento aprendizagem correspondente a faixa etária.  Cada tipo de atividade respeita os setores da formação humana, a experiência da criança vivida no trânsito. A educação infantil é considerada como marco inicial para o aprimoramento de processo pisco-sensório-motor e avanço na conquista da postura correta  através de atividades programadas numa linha evolutiva, com materiais didáticos específicos, que favorecem a atividade consciente e autocorretiva. Por sua vez, os materiais educativos partem dos princípios básicos do sistema Montessori aos principais cuidados da abordagem do conteúdo da Legislação de Trânsito. 

As classes do Ensino Fundamental, as condições requeridas na prática do Sistema Montessori favorecem as atividades físicas com as brincadeiras pedagógicas de trânsito e matérias didáticos específicos do trânsito para cada faixa etária. Constata-se a necessidade de respeitar o processo de aprendizagem em fenômenos de realidades significativas para a concepção de princípios, normas e regras, por intuição; a operação chave de toda a aprendizagem da criança.

Concomitantemente  favorece o aprimoramento da criança como ser em relação consigo mesma e em relação com o trânsito. O lúdico educa com a arte o qual aumenta eficiência por alcançar melhores resultados na segurança de locomoção nas vias públicas. Adota-se postura para evitar acidentes, as atitudes defensivas. O método básico de ensino dos jogos educativos prevenção de acidentes que ensina para defender dos fatores de risco no trânsito.

O resultado da pesquisa de campo- a resposta da média das notas dos alunos da cidadania de trânsito  da investigação na universidade em Brasília e as respostas em percentuais da atitude e comportamento dos alunos da cidadania de trânsito:  analisou-se o objeto de estudo em percentuais do número de resposta da atitude e comportamento dos alunos da cidadania de trânsito. Os índices  com o conceito de ótimos o índice de 40% que caracterizou não atingiu nem sequer 50% o que considera a necessidade de educação de trânsito no ensino superior na abordagem dos conteúdos da legislação de trânsito relativa na busca da segurança do trânsito.

 A relação da prática conforme a teoria, é que todo acidente de trânsito pode ser classificado em evitável 90% e não evitável 10%. Acidente evitável é a porcentagem maior , dedicou-se ao trabalho neste maior índice. Acidente evitável é aquele em que se deixou de fazer tudo que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo. Educar-se-á para evitar acidentes, por adotar-se-á atitudes de defesa no trânsito.

O resultado da pesquisa bibliográfica verificou-se a concepção do termo currículo na educação brasileira atual que vai além da simples enumeração dos conteúdos referentes às áreas do conhecimento (disciplinas). O currículo  deveria estar expresso em princípios e metas que deveria nortear o projeto pedagógico da segurança de trânsito. As respostas do questionário aplicado marcaram as questões focalizadas  na necessidade de disciplinas de segurança de trânsito.

.Outra característica dos pontos críticos os pedestres são considerados como um grupo de risco no ambiente viário. Essa vulnerabilidade esta associada à fragilidade típica da faixa etária. Quando envolvidos em acidentes  apresentou-se o maior índice de ferimentos graves ou mortes fatais. Portanto, a autonomia dos movimentos também é trabalhada em ações da normatização de  trânsito. As  atividades que levam a criança a adquirir autocontrole, visando o equilíbrio físico, psíquico, rítmico e social, ou seja, o domínio de seu corpo, de forma consciente e harmoniosa. 

3- CONCLUSÃO

Após a análise a discussões dos resultados da ciência que visa dirigir determinado processo de maneira eficiente tendo a excelência do processo de investigação científica. O contexto problemático do tema desta pesquisa integra o espaço físico, e educação inserida à adaptação do homem às inovações tecnologias. Portanto,  a capacitação dos profissionais requer atender a demanda do mercado de cada época, da economia brasileira. Exige-se a análise da formação do professor e a qualificação técnica do conhecimento da segurança no trânsito. Também têm outra questão, a parte pedagógica contempla os conteúdos abordos sobre a didática usada em sala de aula ao apoiar a Política Nacional de Trânsito estabelecida pelo DENATRAN e  acordos com a relações internacionais referente a educação de trânsito somente Ensino Infantil. Requer disciplinas específicas no curso superior.

       Comprovou-se a real necessidade de projetos tanto  pedagógico quanto  das artes  da pesquisa acadêmica deste tema. De  programar o ensino em cada área dos conteúdos da grade curricular das universidades com cursos e disciplinas específicas para áreas de segurança de trânsito que envolva o sistema internacional viário. Contudo, deve-se comprometer, também, com o desenvolvimento de capacidades que possibilitem educador e educando a intervir em sua realidade para transformá-la.

Cabe, ainda, lembrar que  as respostas do uso dos jogos educativos são 90% bons em aprender os conteúdos das Diretrizes Nacionais de Trânsito desde a educação infantil. Quanto os materiais pedagógicos, o resultado foi o conceito bom: O  teatro transmite o conteúdo  pelo recurso rico 70%, por sua vez, perde por outros recursos mais tecnológicos e atrativos do século XXI diferentes e fáceis de ser trabalhado com a criança de forma individualizada. Porém,  prática enfoca mais a parte técnica pelas respostam registraram que  não houve cursos nas universidades pesquisadas de Ciências de Trânsito. As hipóteses enunciadas verificou-se a importância das ações briquedoteca de trânsito baseadas em investigações científicas. Mas necessitar-se-á de cursos acadêmicos de segurança de trânsitos que estuda a fundamental importância do papel do individuo na sociedade ampliando a variedade de aprendizagem.

Assim, recomenda-se uma educação concientizadora inclusive a classe menos favorecida socialmente, do pensamento Paulo freire, na medida em que além dos pedagogos conhecerem a realidade do trânsito busca transformá-la, ou seja, tanto o educador quanto o educando aprofundam seus conhecimentos em torno do mesmo objeto, o Sistema Viário  de Trânsito no Sistema Nacional de Ensino,  para poder interferir sobre ele. Onde faz parte das questões  do trânsito,  dos problemas de dificuldade de andar e pedalar que são  básicos para diminuir o sedentarismo, melhor qualidades de vida, reduz os congestionamentos de trânsito e o meio ambiente agradece . Neste cenário, as manifestações espetaculares dos métodos dos jogos educativos abriga a teoria e  técnicas da pedagogia de trânsito.

 

4- REFFERÊNCIAS:

ACIDENTE DE TRÂNSITO. Uma Questão de Saúde, Educação e Segurança Pública: Seminário/promoção: gabinete da Deputada Distrital Maria José – Maninha.  Brasília – DF: CLDF, 1995.[1]

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO, instituído pela Lei N.º 9.503, de 23/09/97 e Resoluções. Brasília: DENATRAN, 2009.

COTRIM, Gilberto Vieira. Fundamentos da educação: história e filosofia da  educação. 9ª ed. São Paulo: Saraiva,1984

Constituição da República Federativa do Brasil.São Paulo, 25° São Paulo,. Editora Afiliada Planejamento Sim e Não - Um modo de agir num mundo com permanente mudança.  Ed. Cortez, 1991

LDB – Lei N.º 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Brasília: Do Brasil S/A. 20/12/1996.

LOPEZ NOGUERO, Fernando. Metodología participativa en la enseñanza universitaria. portada .  ISBN: 978-84-277-1498-4. AÑO: 2007 .

PÁDUA, E. M. M de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 6 ed. Campinas: Papirus Editora, 2000.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria. de Ensino Fundamental. Brasílial

4.1 REFERÊNCIAS OBTIDAS EM MEIO ELETRÔNICO

A ENCICLOPEIA LIVRE -http/Pt.Wikipedia.org.

www.denatran.gov.br

AGRADECIMENTOS 

Agradecemos por ter conhecido pessoas de várias culturas e lugares diferentes ao estudar em universidades de  países, mas também pelas fases difíceis que fizeram parte da matéria-prima do aprendizado;

A todos da Universidade Americana e a equipe de apoio do IDEIA e demais instituições de ensino; 

Aos órgãos do  sistema nacional e organismos internacionais  de trânsito ;

A todos que contribuíram  para a publicação deste  artigo.