Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Felipe Mazo Estevão

Professor Orientador: Lawton Benatt

O sistema de informação na competitividade estratégia da empresa

Sabemos que as empresas estão cada vez mais investindo em sistema de informação para se destacar no mercado, definindo estratégia competitiva para um posicionamento diante ao concorrente. Com o sistema de informação integrado conseguimos dar agilidade na resolução de problemas internos na comunicação entre outros setores, desta forma, conseguimos auxiliar rapidamente os consumidores, fornecedores e parceiros, tornando a informação uma arma estratégica para conseguir chegar aos objetivos da corporação. Dependendo do sistema utilizado pela empresa conseguimos extrair dados importantes para  definir uma estratégia com agilidade,  podemos  prever acertos e erros que pode ajudar ou prejudicar na tomada de decisão.

O sistema de informação não será eficaz, se não tivermos pessoas capacitadas para administrá-lo, sendo assim, temos que investir em treinamento para os novos e antigos funcionários, renovando constantemente em todas as atualizações que for feitas nos sistemas. Porém não adianta termos pessoas capacitadas se o atendimento prestado ao cliente não for de qualidade.

Os sistemas de informação são parte integrante das organizações. E, embora nossa tendência seja pensar que a tecnologia da informação está alterando as organizações e empresas, trata-se, na verdade, de uma vida de mão dupla: a historia e a cultura das empresas também determinam como deveria ser usada. A fim de entender como uma empresa especifica usa sistema de informação, você precisa saber algo sobre a estrutura, história e cultura da empresa. (Kenneth C. Laudo & Jane P. Laudo, 2007, p.11)

Podemos usar como exemplo uma empresa e-commerce de grande porte situada na Região de São Paulo, decidiu refazer a sua estratégia para ganhar ainda mais espaço no mercado, uma das decisões tomadas foi apresentar uma nova missão, visão e valor para empresa, definindo atual fase que vem atuando.

Houve grandes modificações na estratégia junto ao cliente, podemos verificar que o sistema de informação foi utilizado, começaram a centralizar os centros de distribuições no Brasil, para atender mais rápido os clientes por todas as regiões, trouxeram o cliente para perto da empresa tirando os atendimentos terceirizados, sendo assim, trazendo o cliente pra mais perto da companhia, demonstrando valor ao cliente agilizando o atendimento ao cliente em menor tempo.

O sistema de informação pode trazer muitos gastos para as empresas, mas o retorno pode ser bem maior, grande ponto chave é saber administrar as informações que são colhidas, de diversas maneiras, com um sistema bem consolidados conseguimos tirar vantagens não só na lucratividade, mas também na valorização e reconhecimento da marca, pelo cliente, fornecedor e até mesmo os funcionários, pois com um sistema e gerenciamento eficaz, não teremos retrabalho.

A primeira solução é implantar aplicativos integrados, isto é, sistemas que abrangem todas as áreas funcionais, executam processos de negócios que atravessam toda empresa, incluem todos os níveis de gerencia. Os aplicativos integrados ajudam as empresas a se tornar mais flexíveis e produtivas, ao coordenar seus processos de negócios de maneira mais estreita e integra os grupos de processos, concentrado-se, assim, na administração eficiente de recursos e no atendimento ao cliente.  (Kenneth C. Laudo & Jane P. Laudo, 2007, p.51)

Desta forma, o sistema de informação consegue elevar o índice de interação entres áreas, fazendo que os próprios funcionários interajam de forma que conseguimos alavancar os resultados, trazendo a informação mais rápida para setor desejado, seja de atraso na entrega, identificação de pagamento e indisponibilidade de produto, de forma que podemos agir com agilidade. Podemos também ter um maior controle sobre as empresas com alguns sistemas, para analise de relatório que o próprio presidente possa acessar com dados apurados de forma simples, porém que pode decidir o rumo do negocio.

Bibliografia

KENNETH C. Laudon, JANE P. Laudon. Sistema de informação gerencial. 7. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.