"O SINAL DO PROFETA JONAS"

Pr. Alexandre Augusto
Redigida em: 10/03/2011
Igreja do Evangelho Quadrangular - Itajubá/MG
www.pralexandreaugusto.wordpress.com

"ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA".
Texto
MATEUS ? 12: 38 e 39
38. Então alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre queremos ver da tua parte algum sinal.
39. Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas;

 INTRODUÇÃO
Esta é uma mensagem que muitos pastores deveriam ter coragem de pregar nos púlpitos!


 LEVI E O EVENGELHO DE MATEUS?
A tradição do segundo século da igreja atribui a autoria do primeiro evangelho ao apóstolo Mateus.
O evangelho segundo São Mateus tem em mira dar testemunho de que Jesus é o prometido Messias da antigüidade, e que sua tarefa messiânica consistia em levar aos homens o reino de Deus. Estes dois temas - a messianidade de Jesus e a presença do reino de Deus - estão inseparavelmente vinculados, e cada um deles engloba um "mistério"- uma nova revelação do propósito redentor e divino. (Leia Romanos 16:25, 26).
O mistério da missão messiânica está que antes que o Messias venha nas nuvens, como celestial Filho do Homem, para estabelecer seu reino sobre a terra, deve primeiramente vir com humildade entre os homens, como o Servo sofredor que morrerá na cruz. O judeu do primeiro século jamais tinha ouvido tal coisa. Para o crente da atualidade, o capítulo 53 de Isaías relata com meridiana clareza os sofrimentos do Messias. Contudo, nesta passagem não se faz referência ao Messias, e o contexto (Isaías 48:20; 49:3) cita especificamente a Israel como servo de Deus. Portanto, não devemos surpreender-nos com o fato de que os judeus não compreendessem que o capítulo 53 de Isaías se referia ao Messias. Esperavam um Messias que viesse com poder e vitória, e o Antigo Testamento promete, em realidade, tal Messias.
O Filho de Davi é um Rei divino que governará no reino messiânico (Isaías 9:11; Jeremias 33), quando todo o pecado e todo o mal serão tirados, e prevalecerão a paz e a justiça. O Filho do Homem é um Ser celestial a quem é confiado o governo sobre todas as nações e reinos da terra. O Antigo Testamento não nos diz de que forma se relacionam entre si estes dois conceitos proféticos do Rei davídico e do celestial Filho de Deus, ou de que modo cada um deles pode ser identificado com o Homem de dores do capítulo 53 de Isaías. Portanto, os judeus do primeiro século esperavam um Messias vencedor, ou um Filho do Homem, porém celestial, e não um Servo humilde do Senhor, que sofreria e morreria. O mistério messiânico - a nova revelação do propósito divino - consiste em que o celestial Filho do Homem deve primeiro sofrer e morrer em cumprimento de sua missão messiânica e redentora, como o Varão de dores, antes de apresentar-se com poder e glória.
O mistério do reino está intimamente associado com o mistério messiânico. O capítulo 2 do livro de Daniel descreve a vinda do reino de Deus com linguagem vivida, do ponto de vista da destruição de toda e qualquer potência que resista a Deus e se oponha à vontade divina. O reino virá com poder, varrendo todo mal e todo governo hostil, transformando a terra e apresentando uma nova ordem universal de perfeita paz e justiça. Contudo, o Senhor Jesus não apresentou um reino de poder portentoso. Daí que tanto sua mensagem como sua pessoa deixassem completamente perplexos seus contemporâneos, inclusive seus discípulos. Era filho de um carpinteiro; sua família era conhecida em Nazaré; tinha muitíssima semelhança com qualquer rabino judeu. Suas obras eram atos bondosos de afeto e amor; não obstante isso, afirmou que em suas palavras, em seus feitos e em sua pessoa havia chegado a eles o reino de Deus.
Contudo, os reinos do homem e do mundo continuavam como sempre, sem que o odiado governo romano sobre o povo de Deus fosse desafiado. Como podia ser o reino de Deus se ele não despedaçava os outros reinos do mundo? Que esse reino viesse com poder espiritual antes de apresentar-se em glória era uma nova revelação do propósito divino.

 UMA GERAÇÃO ADÚLTERA
Adultério é uma das cercas de 370 classes de pecados catalogados na bíblia e como tal é uma atitude abominável aos olhos de nosso Deus, pois o adultério é sem dúvida uma declaração de infidelidade, falta de amor, falta de compromisso e irresponsabilidade.
No episódio que acima no qual registramos vemos o nosso Senhor Jesus chamar a geração da época de "geração adúltera" e vejo que hoje não mudou muita coisa quanto ao adultério do qual Jesus se refere. Ele estava chamando aquela geração de uma geração a qual estava desprezando a palavra de Deus e o próprio filho de Deus enviado conforme a palavra dos profetas.
Hoje vemos uma multidão de pessoas declararem fidelidade a homens e mulheres que morreram, os colocando na condição de santos, e se esquecem que a santidade é uma condição para os vivos. Vemos uma geração que busca a alegria dos prazeres do mundo vivendo em meio a drogas e bebedeiras iguais aos adoradores de Baal, Azera, Marduco e outros.
Quando deixamos de dedicarmos nossas vidas a Deus e damos amor, tempo, adoração a outros, estamos sendo adúlteros diante dos olhos do Senhor.
Agora um povo sem compromisso com Jeová vem e diz para que Jesus lhe dê um sinal que Ele é realmente o filho de Deus, o messias que viria. E nosso Jesus diz que o sinal já foi dado e este sinal nos foi trazido pelo profeta Ioná ou Jonas.

 QUEM ERA O PROFETA JONAS?
Minha opinião é que este tenha sido o maior pregador de todos os tempos depois de Jesus, pois acredito que a maior mensagem que existe não é a bem preparada teologicamente, com linguagem culta e nos parâmetros ecléticos, mas a maior mensagem que existe é aquela que tem efeito para mudar a vida dos ouvintes.
Jonas é sim o maior pregador, pois pregou uma mensagem de curta, mas de grande efeito na vida dos Ninivitas ("Arrependam-se ou Deus os destruirá"). Mesmo ele tendo um desafeto com os Ninivitas, ele pregou e mesmo sem acreditar que eles fossem ouvir e obedecer à palavra de Deus.
Este profeta era filho de Amitai, um nativo de Gate-Hefer, um vilarejo situado a 5 km ao noroeste de Nazaré, dentro da fronteira de Zebulom. Profetizou durante o reinado de Jeroboão II e precedeu ao profeta Amós, como disse, ele foi o único profeta Judeu a pregar para os gentios. O nome Jonas significa "pomba" ou "pombo", por isso ele era aquele que levaria nas pontas de suas asas a mensagem que mais tarde seria uma referência para Jesus. Quanto a seu caráter, ele é representado como obstinado, irritado, mal-humorado, impaciente. Jonas tinha grande antipatia pelos Assírios, pois Nínive era a capital daquele povo, e Jonas sabia muito bem como os assírios tinham maltratado o seu povo, por isso se recusa a obedecer, mas ninguém pode se opor a vontade de Deus.
Uma tradição judaica relata que ele era filho da viúva de Serepta, a qual alimentou o profeta Elias e depois teve seu único filho morto, que foi ressuscitado por um dos maiores profetas da história judaica.

 O SINAL DO PROFETA JONAS
Mas qual seria o sinal de Jonas a que o Mestre Jesus se referia? Ele diz no singular "sinal" e não sinais. Por isso veremos agora o livro deixado para nos que recebeu o nome de JONAS.
Após ter vindo ao profeta a palavra do Senhor que lhe dava uma missão, diz a bíblia no versículo 3, algo interessante:
PRIMEIRO SINAL:
01:01. Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 02. Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. 03. Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, da presença do Senhor.
Seria este o sinal do qual Jesus queria se referir. Que a geração adúltera estava fugindo da face de Deus? Que o povo estava fugindo aos seus mandamentos? Que o caminho que aquela geração estava seguindo não era o dito por Deus?
Hoje ainda muitos estão a fugir da face de Deus, pois não mais se importam em fazer a vontade do Pai, mas as suas próprias vontades. Pastores que não pregam mais sobre o pecado, pois temem perder dizimistas. Homens que foram chamados para representar o povo de Deus e se envolveram com roubos de milhões de dólares. Por isso eles representam aqueles que vivem fugindo da presença de Deus. E o que dizer de milhares de jovens que preferem curtir nos finais de semana ao estarem nas igrejas louvando e adorando a Deus. Sim! Ainda somos uma geração adúltera.
Mas eu não creio que este fosse o sinal do qual o meu Jesus estava se referindo. Penso que a maior preocupação do Senhor não é com os fugitivos. Então vejamos mais sobre Jonas. O texto continue a nos dizer:

SEGUNDO SINAL:
01:05. Então os marinheiros tiveram medo, e clamavam cada um ao seu deus, e alijaram ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem; Jonas, porém, descera ao porão do navio; e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.
Seria este o sinal do qual nosso amado Senhor queria se referir? Um sinal de uma geração que está descendo para a obscuridade dos porões da vida. Se envolvendo mais com as coisas horríveis deste mundo e já não mais se importam com a igreja, a qual o próprio Senhor disse que seus ouvidos estariam atentos as orações que fizessem nesta casa. Uma geração que a cada dia que passa vem se tornando mais e mais corrompida pela escuridão dos porões, que são lugares úmidos e morada de ratos.
Não! Eu não creio que este fosse o sinal do qual Jesus estava se referindo! Pois creio que esta não seja a maior preocupação do Senhor Jesus.

TERCEIRO SINAL:
01:07. E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para sabermos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.08. Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?
Talvez este fosse o sinal do qual Jesus estava se referindo, que devemos saber quem somos para poder declararmos que também sabemos para onde vamos. A sorte caiu sobre Jonas e da mesma maneira esta sorte cai sobre nós.
Hoje os mesmos erros praticados pelos escribas e farizeus estão sendo praticados por nossa geração. Perguntaram para Jonas que ocupação era a dele. Você sabe quem você é? Ou qual ocupação é a tua? Também perguntaram de onde ele vinha. Você sabe responder esta pergunta? Também perguntaram qual era a terra de Jonas. Isto é incrível, pois nossa geração não sabe mais qual é nossa terra, se esqueceram que existe uma promessa de uma morada celestial para nós. Mas também acho que este não era o mais importante para o Senhor Jesus, pois a mente de Jesus é fantástica. Mas vamos continuar a tentar saber qual era o sinal de Jonas.

QUARTO SINAL:
01:12. Respondeu-lhes ele (Jonas): Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
Talvez seja este o sinal de qual Jesus falava. A atitude de Jonas talvez fosse o sinal, e vejo aqui uma atitude de um covarde que mesmo sabendo que toda aquela desgraça sobreveio por causa de sua desobediência, ele ainda não tem coragem de dizer: "Eu vou pular no mar, pois a culpa é minha". Mas ele pediu que eles o jogassem. Então talvez o sinal era que a geração era covardes e não merecedores de milagres celestiais.
Vejo que hoje muitos tem sidos covardes em pregar aquilo que Deus manda e outros covardes em obedecer a palavra quando um pregador corajosos prega a verdade, mas é bem verdade que a maioria na geração atual são todos covardes.
Mas eu não acredito que este seja o sinal do qual o Filho de Deus estava se referindo, pois esta não era a preocupação primordial de Jesus.

QUINTO SINAL:
01:17. Então o Senhor deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.
Seria este o sinal do qual nosso Senhor e Salvador Jesus estava falando, que Ele desceria as profundezas do inferno e lá ficaria três dias e três noites para envergonhar o nosso arqui-inimigo? Seria este o sinal que Ele desejava que a geração adúltera soubesse?
Hoje vemos muitas pessoas descrentes em tudo que Jesus disse, mesmo tendo antes, tudo sido relatado e predito pelos profetas. As gerações ainda continuam adúlteras, se envolvendo com coisas desse mundo, mesmo Jesus tendo esmagado a cabeça do diabo, eles ainda preferem servirem ao diabo do que acreditarem no Senhor. Penso que esse seria um bom sinal para um povo adúltero e corrompido pelo pecado, mas acredito não ser este o sinal do qual meu Jesus se referia, pois esmagar a cabeça do diabo mesmo no local onde o diabo diz ser sua morada, para Jesus não tinha e não tem dificuldades, para ele isso é fácil, mas o sinal tinha que ser algo mais complexo.

SEXTO SINAL:
02:01. E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe;
Seria este o sinal de Jonas? Que as gerações deveriam ser pessoas de compromisso com orações, joelhos dobrados? Que já não valorizam o que realmente tem valor? Que as gerações estão nas entranhas fedorentas de peixes?
Com certeza nosso Senhor Jesus não tem prazer em uma geração de pessoas que não buscam intimidade com Ele através da oração. Com certeza os cultos de orações nas igrejas, são os cultos com menores números de presentes. Mas porque somos assim? Porque dormimos quando deveríamos orar? Mas esse também não seria o sinal do qual o Senhor estava querendo que o povo visse ou revisse, já que foi predito pelo profeta Jonas muito antes da primeira vinda de Jesus.
Não! Definitivamente para mim este não era o sinal. Oração é uma questão de querer ter intimidade com Jesus e isso Ele não obriga ninguém a fazer.

 CONCLUSÃO
Eu poderia ainda enumerar outros possíveis sinais propriamente deixados pelo profeta Jonas, mas prefiro deixar somente estes seis, pois o número seis representa a pessoa do homem na Bíblia, e o número sete representa a presença e a perfeição de Deus, veja a criação do mundo, no sexto dia Ele fez o homem e no sétimo viu que tudo era bom e descansou.
Mas agora eu quero sim revelar o sinal do qual creio piamente que meu Jesus estava se referindo ao dizer que o sinal que uma geração corrompida precisava já havia sido revelado pelo profeta Jonas.
Bem sabemos que a geração de hoje não está muito diferente do povo de Nínive, que era a capital da Assíria. As igreja de hoje TAM bem não e os pastores de hoje também não. Então veja:

O SINAL DO PROFETA JONAS
Leia com atenção e receba o sinal do profeta Jonas em sua vida, agora.
03. Levantou-se, pois, Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma grande cidade, de três dias de jornada.
04. E começou Jonas a entrar pela cidade, fazendo a jornada dum dia, e clamava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
05. E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior deles até o menor.
Sim! Este é o sinal. Devemos nos arrepender ou seremos destruídos não pela ira de Deus, mas sim pelas conseqüências do pecado em nossas vidas. Devemos nos arrepender de buscarmos as coisas deste mundo, de buscarmos a alegria da carne, a riqueza deste mundo, olhando somente para o ouro e a prata. Devemos nos arrepender de tudo que nos tem afastado dos caminhos do Senhor, pois assim como Deus amou as almas de um povo cruel Ele também ama a sua que está lendo esta mensagem agora, arrependa agora, ainda há tempo para você.
E ao ouvir a mensagem do profeta, todo o povo de Nínive se arrependeu e o Senhor os livrou da destruição. Muitas famílias, igrejas, empresas, vidas, estão sendo destruídas por falta de arrependimento dos pecados e erros. Faça isso agora eu te peço em nome do Senhor Jesus e verás a diferença entre aquele que serve e aquele que não serve a Deus. Amém! E Deus te abençoe poderosamente.


Pr. Alexandre Augusto
Contatos:
0(xx)35.9199.71.01
e-mail - [email protected]