O Simbolismo em "A Filha do Negociante de Cavalos"

Nitidamente observamos que a preocupação de Lawrence era expor uma temática sobre a questão da sexualidade humana. Claro que essa ideia não pode ser argumentada somente nesse conto, requer mais leitura de obras ligadas esse autor. Porém tentaremos argumentar esse ponto relacionando principalmente a problemática do desejo momentâneo sexual do homem, que para Lawrence, muitas vezes, isso não significa muita coisa. Com esse principio abordaremos a simbolismo por detrás de "A Filha do Negociante de Cavalos".
Para Lawrence a civilização Moderna é castradora, onde viver nesse local repleto de tecnologia é algo negativo, tornando o homem preso entre a civilização e a natureza. Isso significa que o homem dessa sociedade não consegue ser natural porque a civilização bloqueia essa capacidade. A sexualidade feminina é vista também como algo castrador, voltado apenas como fator social, proporcionando apenas status. A conseqüência disso é tornar o homem também um ser castrado, pois a sexualidade castrada é uma doença, que passa da mãe para o filho. Tal castração do homem, por si mesmo, vai ser representado pela racionalidade moderna, principalmente na época mecânica, onde as invenções mecanizadas seriam uma necessidade pervertida do homem.
Logo no início do conto nos deparamos com a família da personagem principal. Estes a todo tempo são comparados a animais, seres brutalizados. Mabel é vista como um buldogue ou uma vaca intratável, Joe é comparado com um cavalo. Podemos dizer que do mesmo jeito que os últimos cavalos são levados para fora da fazenda, de certo sentido também Joe está sendo levando por um destino que ele não domina. Até o casamento é visto como uma prisão, onde o homem não será mais o ser dominante, mas o dominado, assim como os animais.
Não nos esquecemos de falar da cidade onde se encontra Mabel e sua família. A localização dessa cidade é caracterizada como um local industrial, esquálida, sem muita vida. Ao lado fica a fazenda falida da família de Mabel. Essa falência e o fim dos negócios para essa família retratam uma sociedade que está deixando de existir, abrindo espaço para um mundo mecânico, industrializado.
Com a falência de sua família, Mabel se sente desprovida de poder e segurança, exposta a um mundo que ela desconhece, no qual é incapaz de viver sem seu status financeiro. Mabel vive em dois mundos, um exterior e outro interior. O mundo exterior pode ser descrito como um mundo masculino, onde existe o casamento do pai, e o orgulho vinculado ao dinheiro. Em contradição a esse mundo temos o mundo interior, onde Mabel busca ansiosamente a morte, a fim de conseguir sua "glorificação e purificação".
Observamos que Mabel não tem uma vida social ativa, basicamente a vida dela fora de casa se resume fazer compras ou visitar o túmulo de sua mãe no cemitério. A relação da Mabel com o mundo exterior era antes baseada no orgulho caracterizado no dinheiro, agora sem ele, Mabel está ameaçada, não tem mais poder e segurança. Para ela o dinheiro representa algo mais importante do que família ou sua própria educação.
Então encontramos Mabel indo ao cemitério, lá "ela sempre se sentia segura, como ninguém pudesse vê-la". Mesmo sendo um lugar vinculado a morte, o cemitério para Mabel agora representa um lugar seguro, onde ninguém pode incomodá-la, assim como um útero. Há uma espécie de regresso, na qual Mabel, com seu instinto animalesco, vai ao encontro do útero de sua mãe, para viver num lugar que ela tanto ansiava (mundo interior).
O cemitério significa segurança, mas por outro lado representa a morte. Compreendemos aqui que para Mabel entrar nesse mundo interior é preciso morrer. Com esse intuito ela se direciona a um lago, de águas sujas e escuras, seu instinto animalesco é agora regido pela vontade de morrer, e a única maneira de conseguir isso é tentar acabar com sua própria vida naquela água escura do lago e consequentemente conseguir entrar no mundo interior, pois o lago simboliza o portal para tal mundo.
Uma coisa a ser observada é que o medico não entra no cemitério, mas no lago sim. Com isso o médico está adentrando no mundo feminino, um mundo que não conhece e que ele não sabe o que fazer. Também que as águas escuras desse lago simbolizam a "placenta" e que no momento que Fergusson entra nesse lago ele está fazendo um parto e trazendo Mabel para a vida.
Por fim, Mabel se encontra na casa do médico, recebendo os cuidados necessários. Ao acordar ela percebe que está sem roupas, apenas embrulhada a um cobertor. Despida ela renasce e o tirar das roupas simboliza entende-la como pessoa.