Por César Francisco Raymundo*


...Algumas religiões ensinam que o significado da palavra morte é: "o fim da atividade consciente e inteligente da pessoa". Segundo esta interpretação, a pessoa entraria num estado de inconsciência e inexistência após a morte.

...Morte não tem o sentido de inconsciência e inexistência. A palavra morte é a tradução da palavra grega thanatos e tem o sentido de separação. Na Bíblia também encontramos esse sentido. Veja isto na parábola do filho pródigo:

...“...porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.
...E começaram a regozijar-se.
...Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado”. 
.................................................................... (Lucas 15.24, 32 - o grifo é meu)


...Durante todo o tempo em que o filho pródigo esteve em pecado, longe do pai, ele era considerado como morto. Nesse período ele esteve muito ativo em delitos e pecados. O versículo 13 diz isto: “Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente”. (o grifo é meu)

...Outro texto que dá a entender que o significado da palavra morte é separação, está em Efésios 2.1-3 que diz: 

...“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais”. (o grifo é meu)

...Em Mateus 8.22 Jesus também dá a entender que morte significa "separação": “Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos”. (o grifo é meu)

.. Se morte significasse estado de inconsciência ou inexistência, como poderia o espírito humano morto por causa do pecado, andar “segundo as inclinações da... carne”? Como poderia mortos de espírito sepultar pessoas que morreram fisicamente? 

.. Adão, no dia em que pecou, morreu espiritualmente conforme Deus disse: “...mas da árvore do 
conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. (Gênesis 2.17 - o grifo é meu)

...É por isto que a Bíblia diz que “a alma que pecar, essa morrerá”. (Ezequiel 18.4)

..O pecado separa o ser humano de seu Criador. Essa é a chamada morte espiritual. A consequência da morte espiritual é a morte física. Esta morte é a separação do corpo e do espírito. Por fim, temos a Segunda morte (Apocalipse 20.6) que é a separação eterna da criatura e do Criador.

...Assim temos:

1) Morte espiritual > separação de Deus;
2) Morte física > espírito separado do corpo;
3) Morte eterna > eterna separação de Deus. 

.. Para finalizar, em nenhum momento a palavra morte por sí só nos dá informação sobre o estado intermediário dos mortos entre a morte e a ressurreição final.

...............
* César Francisco Raymundo é editor da Revista Cristã Última Chamada.
Site: www.revistacrista.org 
E-mail: [email protected]