O que foi a guerra fria.

A Guerra Fria teve início logo após o termino da segunda guerra mundial no ano de 1945.  Com a união das Republicas Soviéticas, criou se o período que se designou de disputas estratégias e conflitos não diretos entre os Estados Unidos e a República dos Estados Soviéticos. Buscando hegemonia política e econômica no mundo, de ambos os lados.

 A União Soviética tinha como finalidade levar o socialismo em outros países, desse modo fazer chegar à igualdade econômica entre os operários do mundo, por meio da economia planificada, o extermínio da iniciativa privada.

A defesa do  partido único comunista, com ausência da democracia, por outro lado, os Estados Unidos, com a economia mundial sustentada pela ideologia liberal e na defesa da liberdade produtiva.

 Procurava levar a difusão do capitalismo, baseado na lógica de defesa da economia de mercado, no uso da sociedade democrática e por meio da iniciativa   privada.

Ao final da Segunda Guerra, a contradição entre os dois principais sistemas: capitalismo e socialismo, entre as ideologias, como produto do liberalismo econômico e a defesa do socialismo.

Apesar da grande rivalidade, os Estados Unidos com medo procurou respeitar a União Soviética e do mesmo modo, o respeito mútuo. 

Ambos os países com grande armamento, o novo conflito, significaria na prática o início da terceira guerra mundial e poderia ser o fim das civilizações, a eliminação da vida no planeta terra.

Então a estratégia desenvolvida foi o conflito regionalizado, com outros países, a transferência da guerra fria na prática, os exemplos clássicos desse período, a Coréia o e Vietnã.

Com objetivo de defender o capitalismo e, sobretudo, os Estados Unidos, o presidente Harry Truman, criou o magnífico plano Marshal.

 Cujo significado, editava moeda interna e financiava as economias destruídas pela guerra, com moedas sem lastro, transformando com essa estratégia na maior economia do mundo.

Como a moeda era sem lastro favorecia empréstimos com juros insignificantes, para países arrasados na Segunda Guerra mundial, com o objetivo de recuperar a industrialização e ao desenvolvimento econômico, com essa lógica os Estados Unidos transformaram em potência mundial.  

 A União Soviética reagiu com um plano semelhante, mas sem significação, criou, em 1949, o Comecon, foi muito mais uma espécie de contestação ao Plano Marshall, na pratica impedia que seus aliados socialistas tomassem dinheiro americano emprestado.

 A Alemanha aderiu o Plano Marshall visando o seu desenvolvimento econômico, depois da Segunda Guerra mundial, estava arrasada.  Porém os soviéticos bloqueavam os meios para o dinheiro chegar especialmente a Berlim.

  A  Alemanha, sobre a proteção dos  Estados Unidos, fazia o dinheiro chegar até Berlim, fazendo uso de aviões, o que levou um profundo descontentamento dos Soviéticos. Provocando a divisão clássica entre Alemanha Oriental e Ocidental.

No ano de 1949, os Estados Unidos e seus sócios criam a Otan:  Organização do Tratado do Atlântico Norte, cujo objetivo proteger os países capitalistas, contra um possível ataque dos Soviéticos e seus aliados.

Foi criado por parte da União Soviética  o Pacto de Varsóvia, objetivo também de defender as economias socialistas e de modo particular a Europa Oriental.  

Os países do pacto de Otan:  Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha.

 Os países do Pacto de Varsóvia: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coréia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.

 O motivo da denominação de guerra fria:  por não ter acontecido nenhuma guerra direta entre as duas principais potencias, dado a impossibilidade de vencer um dos lados, além do desenvolvimento da questão nuclear.

  Os envolvimentos indiretos entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia desenvolveu um conflito de grandes proporções, pelos seguintes objetivos, a revolução socialista Maoista na China, desejava estender até  Coréia, a mesma perspectiva política.

  A parte sul da Coréia consegue se defender, com apoio militar americano, a parte  do Norte recebeu apoio soviético,  solução encontrada foi à divisão do país em dois, Coréia do Sul capitalista, do Norte Socialista, cada uma delas com suas devidas influências. 

 A guerra do Vietnã que aconteceu entre os anos 1959 e 1975 tiveram a participação das duas superpotências, EUA e URSS.

Os norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues defendidos pelos soviéticos.

A guerra foi desenvolvida nas florestas tropicais daquele país, milhares de soldados americanos morreram e tiveram que abandonar o combate. Os Vietnamitas adotaram uma republica socialista.

 Com o tempo fracassou-se por vários motivos o sistema socialista, ausência da democracia, o atraso econômico em relação ao liberalismo produtivo, as crises regionais das Repúblicas Soviéticas, isso no final na década de 1990.

Então no ano de 1989 caiu em definitivo o muro de Berlim, as duas Alemanhas foram unificadas, mudando a realidade política do leste europeu.

 No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país, também em seus aliados.

Com as reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema socialista foi se enfraquecendo, sendo aos poucos introduzido o liberalismo no novo modelo de produção o que deixou de ser viabilizada pelo Estado, passando para iniciativa privada.

Era o fim de uma época de grandes lutas políticas, ideológicas e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

 Hoje sem adversários a burguesia ri solenemente dois operários que vendem  suas forças de trabalho, sem nenhum questionamento da exploração.  

Edjar Dias de Vasconcelos