O gerenciamento de redes digitais permite trabalhar estratégias de marketing em redes sociais digitais com o propósito de alcançar objetivos específicos do cliente. Desta maneira, é importante fazer no primeiro momento, um plano de marketing e em seguida, escolher as mídias que se adéquam melhor com os objetivos traçados anteriormente. Ajustar o público alvo, fazer uma análise de ambiente, da veiculação e exposição da marca/produto, são alguns dos fatores primordiais para um bom retorno deste trabalho.

Outro fator muito importante, quando se trabalha com estratégias em redes sociais, é o conhecimento das plataformas de redes socais. Ou seja, é necessário conhecer suas particularidades, o público em questão e reunir características que possam ser relevantes para qualquer plano de marketing.

O serviço de gerenciamento de redes sociais consiste também em realizar ações estratégicas nas plataformas de redes sociais selecionadas, no monitoramento e nas analises dos resultados obtidos.  Para um retorno mais efetivo desse processo, é de extrema importância contar com uma equipe de profissionais com conhecimentos específicos e aprofundados sobre plataformas de redes sociais mais relevantes do mercado.

Os profissionais desta área, além de possuírem a capacitação e o domínio desejados como citado acima, devem também manter as redes sociais permanentemente atualizadas, para que possam gerar uma interação constante com o consumidor em questão.

É importante ressaltar que uma rede social se torna eficaz quando consegue que seus seguidores se interessem pelo segmento, pelas publicações feitas, o que conseqüentemente gera a interação desejada.

O número de pessoas participativas, com os mesmo interesses e objetivos propostos pela página é o que realmente importa, não a quantidade em si, afinal se uma pessoa segue a página apenas por seguir, a mesma não servirá como referência para uma análise do público alvo. O passo seguinte, e talvez o mais importante, é conseguir manter esses membros das páginas sempre interessados nas postagens realizadas e conseguir atrair novos. É importante fazer essa dobradinha de alcançar novos prospects, mas sem se esquecer dos seguidores que já são fieis a marca/produto.

Por isso, a necessidade de sempre atualizar as páginas, buscar novidades, perceber oportunidades, expor a marca/produto, criar debates, estar "por dentro" de tudo o que está acontecendo no mundo e na internet (os famosos virais), sempre estar receptivo aos elogios, preparado para as eventuais reclamações e de alguma maneira tentar converter isso à favor da sua marca/produto, o que também será um caminho para divulgá-la. Lembre-se: Uma rede social inativa, sem novidades, é sinônimo de abandono para os navegadores, e a consequência disso é a perda de espaço e o seu poder de comunicação na mesma.

Rafaella Rocha.