O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

              O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crian-ças (SCFVC), o CRAS tem o papel de trabalhar juntamente com as famílias com vários serviços deste que a criança está no ventre da mãe até o idoso, o CRAS tem serviços de 0 a 6, de 6 a 15 de 15 a 17 e de idoso. O Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vinculo de 6 a 15 anos, no município é conhecido como “SER CIDADÃO”, geralmente tem crianças filhas de pessoas que são beneficiadas do programa bolsa família e o objetivo desse serviço é trabalhar o fortalecimento de vínculos da mãe com os filhos, que muitas vezes são fragilizados ou não há uma proximidade. O ser cidadão trabalha isso geralmente procurando abordar um tema a cada mês feito um planejamento para ser trabalhado durante todo o mês. É importante também salientar que são divididos grupos de acordo com a faixa etária de cada um, os temas são trabalhados de forma bem lúdica e de acordo com as idades. Geralmente no final de cada mês é feito o encontro onde as famílias destes jovens, crianças, adolescentes, são convidadas a participarem juntamente com seu filho e a verem o que o seus filhos estão produzindo e o que eles aprenderam durante todo o mês. Além dos temas trabalhados o ser cidadão, também desenvolve a parte de esporte e lazer, sempre procurando trabalhar com os jogos que possam desenvolver o raciocínio.

Este programa anteriormente conhecido como PETI teve início em 2006, e a partir de 2012 mudou o nome para serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças (SCFVC).

A assistente social tem o papel de trabalhar juntamente com as famílias, orientando e passando um feedback estando sempre presente e participando dos encontros.

O ser cidadão procura não fazer um trabalho escolar, pois a escola tem uma metodologia diferente. O ser cidadão procura motivar a participação dos jovens, crianças e adolescentes através de jogos, leituras, esportes, e tudo o que desenvolva o raciocínio lógico e motor.

CONCLUSÃO

Com o desenvolvimento do presente estudo foi possível concluir que o projeto SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA CRIANÇAS (SCFVC) tem um papel de fundamental importância para acessar os direitos básicos de cidadania.

O número de adolescentes e jovens fragilizados no município de Alcântaras é preocupante, fazendo-se necessário a implantação de programas de informação permanente, que enfatizem a problemática oriunda da falta de convivência dos jovens no campo socioeducativo.

As informações coletadas na Secretaria de ação social apontaram para um decréscimo no número de adolescentes afastados da família. Provavelmente, este fato se deve ao programa Ser Cidadão desenvolvido. Cabe salientar que, apesar desta redução, o numero de pessoas que não frequentam esse programa continua elevada no local, fazendo-se necessária a continuidade do mesmo, sua possível expansão.

 Tendo em vista a complexidade que abrange o tema, torna-se importante a capacitação dos profissionais envolvidos com este tipo de programa, para que se desnudem de preconceitos tornem-se flexíveis e capazes de respeitar as individualidades, além de serem motivadores do grupo no seu todo, considerando a história de vida e cotidiano dos envolvidos no processo.

A opção louvável do município em investir na implantação do Programa Ser Cidadão deve despertar nos profissionais que fazem parte deste programa, o interesse em ações de monitoramento e em campanhas e ações sistematizadas em locais onde este ciclo de vida encontra-se agrupado, a exemplo das famílias, escolas, igrejas, grupos de jovens da comunidade etc.

 

Isaira Alcântara Carvalho

Maria Alice Sousa Araújo

Monick Erica Freire Aguiar

Weridiany Ximenes Magalhaes Rocha