OS CATADORES DE LIXO NO BRASIL

Por: José Augusto Pacheco

17.04.2012

Somente quem teve a oportunidade de vivenciar um lixão, sabe o quanto faz mal para a  saúde a prática de catar lixos.

A impressão que temos, logo de início, é que voltamos à miséria absoluta da raça humana. Retornamos à vida quase pré-histórica, sem ter noção do perigo ou mesmo, nada civilizados. Somos povos miseráveis que não se importam com o indivíduo?

Impressionante que estando a sociedade no século XXI,2012, de uma era de ciências, tecnologias de ponta de altíssimo nível, não sejamos capazes de criar uma metodologia pela qual a figura  humana possa ser preservada, no mínimo de suas garantias essências de saúde básica. Afastando assim, os catadores de lixo desta operação totalmente desumana.

Quem faria este serviço? Quais métodos tecnológicos aplicar para surtir efeitos nos lixões? Como nos livrarmos deste problema? Como preservar estes catadores?

Teríamos de preservar ou extinguir esta quase “profissão” ? Oferecer salários fixos altíssimos, planos de saúde e seguros de vida? Pois é uma situação de alto risco, de insalubridade e periculosidade.

Os governos deveriam assumir compromisso público e dotação orçamentária para a criação de usinas, fornos e toda tecnologia para que os catadores fossem  reaproveitados ,portanto, treina dos para operar máquinas e daí extinguir definitivamente esta quase profissão? Tampouco  os dirigentes estão preocupados.

Crianças muito novas que deveriam estar nas escolas, no lazer, no esporte,brincando com os seus colegas,sonhando ,projetando,crescendo culturalmente e cognitivamente, estão hoje nos lixões brasileiros. Encardidos de doenças, sem futuro, dependendo de restos da sociedade, com autoestima baixíssima , sem perspectiva nenhuma de chegar  a ter seus sonhos realizados.

Em meio a um mau cheiro absurdo, sem hora de banho, nem de se alimentar. Em quase sua totalidade sem luvas, galochas, máscaras, absorvendo todo tipo de bactérias. E ainda brigando para ocupar espaços  melhores, melhores? É um absurdo,uma vergonha para qualquer Estado democrático  e de direito que se encontra como uma das maiores nações do mundo, a 6ª em desenvolvimento no ranking mundial. Dá para acreditar?

Enquanto isto, estamos gastando absurdos e descartando tudo que compramos . Desta forma, abastecendo os lixões com restos e dejetos  a cada dia, dando a oportunidade insana para que os  catadores existam. Nada fazendo para que ciência e tecnologia coexistam de maneira a dar uma resposta imediata e definitiva  a esta gravíssima situação de desrespeito ao ser humano.