O vocábulo identidade (do latim idem) propõe uma noção de estabilidade que se contrapõe à processualidade e ao caráter de construção permanente que lhe são próprios. Sugere, ao mesmo tempo, o igual e o diferente, o permanente e o mutante, o individual e o coletivo.
A questão da identidade é bastante ampla, e vem sendo estudada por áreas como a sociologia, a antropologia, a Psicologia e a Filosofia, alem de outras Ciências sociais, e emergem em praticamente todas as situações do cotidiano, na medida em que as identidades das pessoas se refletem na vida e vice-versa.
Ou seja, a identidade pode ser definida como um conjunto de características próprias de um individuo, que o tornam diferente de outros e que vão sendo construídas nas e pelas relações sociais.
Define-se a identidade humana como metamorfose, isto é, um processo permanente de formação e transformação do sujeito, que ocorre dentro de condições materiais e históricas dadas, então a identidade e desenvolvida e constituída por aspectos da ordem psicológicas a partir de mudanças no processo histórico, social, econômico e cultural.
O individuo então vai iniciar seu processo de diferenciação e individualização como ser humano, e o desempenho de papeis, construindo, desse modo, sua identidade.
A historia do trabalho tem inicio quando o homem busca os meios de satisfazer suas necessidades, é as alterações ocorridas na concepção nas atividades de trabalho, foram exigindo dos trabalhos novos modos de agir.
Trabalhar è desafiar a realidade, procurando superá-la e buscando inserir-se no espaço da sociedade, pois na sociedade capitalista dos últimos dos séculos, o trabalho tem se caracterizado por responder principalmente a exigências de ordem econômica.
Então o trabalho coloca-se como expectativa social das pessoas desde o nascimento, na medida em que se espera delas que, no momento oportuno, ocupem um lugar no mundo do trabalho e contribuam para a manutenção do processo produtivo.
A identidade profissional resulta na vinculação do ser humano e uma atividade, considerados o contexto e as características dessa atividade, bem como seus reflexos nesse sistema identitário.
Ser medico, secretaria, professor, comerciante, motorista de ônibus ou bancário faz parte indissolúvel de nossa identidade social, não apenas o modo como o trabalho e executado ( a atividade e seu processo de realização), mas também o que resulta desse trabalho (o produto) são importantes na construção da identidade humana, é ambos os fatores dizem respeito à questão do seu significado e da satisfação obtida por seu intermédio.
A centralidade do trabalho na atual conjuntura faz com que essa identificação com as atividades profissionais apresente-se à consciência do individuo como elemento definitório de grande significado na configuração de sua identidade. E os diferentes espaços de trabalho oferecido vão se constituir em oportunidades diferenciadas para a aquisição de atributos qualificativos da identidade de trabalhador.
A identidade pessoal fornece suas bases, associada às experiências da formação acadêmica, período durante o qual ocorre como que uma tomada de consciência acerca do papel profissional a ser inaugurado. No processo de aprendizagem de uma profissão, a pessoa aprende tanto os conhecimentos e habilidades requeridas para o seu exercício como indícios sobre o modo de vivê-la
A identidade legal decorre de um diploma e de um registro em um conselho profissional, condições que, uma vez satisfeitas, habilitam o profissional para realizar seu trabalho. A identidade profissional, por suas vezes, é constituída pelo desejo, pela pratica, pela supervisão, pela formação continuada, podendo apoiar-se numa identidade legal ou ser acompanhada por ela, como é habitual. E no desenvolvimento profissional que a identidade se afirma.
Assim, pode-se considerar que a profissão representa muito mais do que um conjunto de aptidões e funções, constituindo também uma forma de vida a ser assumida, uma vez que a relação entre o trabalhador e sua profissão é característica pelo envolvimento, pelo sentimento de identidade e de adesão aos seus objetos e valores.

Vale, Rafael Machado. O ser humano e sua identidade profissional. 2010. Trabalho de conclusão de curso (graduação em direito) ? Departamento de direito, Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC), Catalão, 2010