A inveja é um sentimento feio. É o resultado da incompreensão e do desinteresse que sentimos em relação à nossa vida e por isso vemos nas vidas opostas uma espécie de refúgio, onde subsiste a verdadeira arte de viver. Este sentimento surge devido à falta de perspetivas, pois uma pessoa ciumenta procura viver uma vida que não é sua, e, sem dúvida, reclama a felicidade que não possui e que outros usufruem. É uma ferida sem cura, sem tratamento, que faz parte do intelectual do indivíduo. O ser humano não consegue viver o seu dia-a-dia sem julgar as vidas contrárias. Muitas pessoas veem na inveja a capacidade de sonhar naquilo que é impossível alcançar, por isso desvalorizam os méritos dos seus próximos de forma a terem alguma satisfação interior.

Definindo este sentimento posso afirmar que um ser invejoso é um indivíduo frustrado pois procura possuir determinados atributos e qualidades que nunca possuirá. Essa frustração é responsável pelo rompimento da interação entre determinadas pessoas, é o motivo do corte de relações. A sociedade não sabe lidar com o talento e os dotes das pessoas, logo procuram denegrir a imagem daqueles que lutam pelo sucesso e êxito da sua vida. No mundo atual essa atrocidade que é a invídia surge como a principal causa de muitos conflitos entre famílias, nações, empresas, partidos políticos e tudo o que implica relações entre pessoas, ou seja, tudo. O caso mais preocupante é o papel que este sentimento aberrante pode exercer sobre as famílias pois o seu efeito causará consequências terríveis e impossíveis de serem resolvidas e toleradas. Na vida existem pessoas que apenas procuram negligenciar o sucesso oposto, talvez por não conseguirem lidar e suportar com o espírito inovador e progressista dos sujeitos com mérito. Com a inveja surge a raiva, a tristeza e a fúria.

Não devemos enfraquecer quando vivemos perante uma situação de inveja porque esse é o objetivo principal do ciumento. Dessa forma a luta deve ser efetuada com muito empenho, e as pessoas devem possuir um espírito muito fortificado de maneira a que não sejam prejudicadas. Este problema é uma dificuldade com que a sociedade se depara diariamente, e já existe desde da pré-história, altura em que os homens começaram a criticar-se mutuamente. As nossas vidas nunca nos cheguem e pretendemos sempre aquilo que não possuímos, assim, se ambicionamos algo devemos lutar para conseguirmos atingir os nossos próprios êxitos. Tudo depende de nós e não é necessário ofuscar as qualidades e as capacidades dos outros para termos algum gozo interior.

Refletindo, a inveja deve fortalecer o nosso espírito no combate aos maus olhares porque as críticas aniquiladoras devem ser vistas como obstáculos num caminho longo que temos que percorrer. “ Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo” ( Oscar Wilde), segundo este escritor, aqueles que não são ativos são os que mais gostam de julgar, avaliar e dar opinião. Muitas vezes invejam e criticam com o intuito de desvalorizar e menosprezar.