O Senhor é a Nossa Bandeira

Ex 17.8-15              

Fomos criados como seres sociáveis, que por natureza necessitam de companhia, de vivência em comunidade. Tentar viver sozinho é um triste desafio que poder resultar na ruína da pessoa que escolheu a solidão. A Bíblia no ensina que é melhor serem dois do que um, pois caindo um o outro o levanta, o próprio Jesus reforçou a ideia de estarmos juntos ao prometer que estaria presente quando dois ou três estivessem reunidos em seu nome. Certa vez, Jesus, desejando a companhia dos discípulos declarou que as raposas tinham seus covis e os pássaros seus ninhos, mas o filho do homem não tinha onde reclinar a sua cabeça.

O texto em análise narra uma grande experiência de Moisés e do povo hebreu, quando saíram à peleja contra Amaleque, um povo cruel e maldoso que carregava a fama de serem sanguinários.

Nessa batalha aconteceram situações que acrescentam e muito para a nossa vida cristã: Moisés Arão e Hur sobem à montanha e Moisés estava com o cajado de Deus não mão. Obviamente que quem garantiu a vitória foi Deus, tanto que o memorial recebeu o nome de JEOVÀ NISSI: o Senhor é a nossa bandeira! Entretanto a atitude dos companheiros de Moisés foi crucial, eles cooperaram dando o suporte a Moisés quando as suas mãos cansaram.

Poder de Deus representado no cajado

Moisés estava com o cajado na mão e este objeto percorreu todo o ministério do profeta Moisés e representava o poder de Deus na sua vida. Moisés foi educado em toda ciência do Egito, mas sem Deus ele era mais um no meio da multidão, ou na melhor das hipóteses um faraó, mas um dia ele viu a sarça no deserto que ardia e não se consumia a aproximando-se para ver aquela maravilha, ouviu Deus chamar-lhe pelo nome e lhe confiar uma extraordinária missão, concedendo-lhe poder.

 Vara e serpente

Moisés coloca diante de Deus algumas objeções para o chamado, questiona o fato das pessoas não acreditarem que ele era um enviado por Deus.Moisés alegou ter problemas com a fala, por exemplo, porém ele tinha em suas mãos uma vara, e Deus utilizou aquele objeto de uso pessoal de Moisés para dar uma lição para Moisés aumentando-lhe a confiança e, posteriormente daria uma lição a faraó e seus magos e cantadores.Para os egípcios a serpente era simbolo de vida e poder.

Moisés joga a vara no chão que se transforma em uma serpente e ao pegá-la pela cauda transformou-se novamente em vara, quando o profeta se apresenta a faraó e faz tal demonstração, os magos e encantadores fazem o mesmo com as suas ciências ocultas, mas a serpente de Moisés engoliu todas as serpentes dos magos e encantadores. Seguiram-se vários outros sinais e o coração de Faraó se endurecia mais e mais. Pois bem, Deus mostrou para Moisés que o Senhor estava com ele para lhe dar vitória.

Mãos erguidas

Fato marcante nessa peleja foi o ato de Moisés. O texto nos fala que quando ele estendia as mãos Israel prevalecia, e quando abaixava as mãos Amaleque prevalecia. Porém a batalha iria demorar, e as mãos de Moises ficaram cansadas. Naturalmente o cansaço viria mais cedo ou mais tarde, e as mãos erguidas era fato decisivo na vitória, a companhia de Arão e Hur era fundamental. Eles colocaram uma pedra para Moisés sentar-se e cada um segurava um de seus braços dando-lhe sustentação, o que contribuiu para que as mãos do profeta ficassem erguidas durante toda a batalha..

Mãos abaixadas

As mãos abaixadas influenciavam negativamente a tropa, ao verem o cajado representando o poder de Deus em guarda baixa e a indisposição de seu líder os soldados perdiam o referencial, daí a importância de estarmos dispostos a vencer para influenciarmos os liderados positivamente. Ninguém quer seguir um líder cansado e desmotivado. Devemos pedir para Deus renovar as nossas forças e nos encher de vigor para sermos exemplos para as pessoas.

Pedra e ajuda no cansaço                            

Muitas vezes ministérios são arruinados, pessoas sentem o fracasso, porque não tem companhia, não há quem ore, não há quem se importe. É preciso granjear amigos, formar grupos de oração, é preciso congregar, estar próximo de alguém, ninguém é vitorioso sozinho, temos que recuperar amizades perdidas, reconciliar com os desafetos e “cultivar” pessoas.

A vitória do povo, a referência do líder

Josué seria o sucessor de Moisés, mas estava mo campo de batalha, tinha Moisés como referencial, e o respeito que conferia a Moisés fortalecia o respeito dos seus liderados, e foi importante para mantê-lo no poder sendo respeitado.

Sabemos que liderança se aprende, devemos imitar a fé e atitude dos que foram vencedores. Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. Hb 13.7

O altar

Após passarem os inimigos ao fio da espada, o Senhor disse a Israel que iria riscar da memória a Amaleque, olha que interessante: há inimigos incansáveis, que não desistem, mas Deus garante uma promessa de que aqueles inimigos seriam extintos.

A gratidão a Deus é marcada pelo altar que eles levantam e dão nome, dizendo: O Senhor é a nossa bandeira. Todo exército representa uma nação e leva como emblema maior a bandeira que identifica aquela nação, a bandeira é motivo de orgulho para o patriota e todo bom patriota respeita e lhe faz  reverência.

Quando o povo de Israel diz que o Senhor é a bandeira, estavam dizendo que nunca iriam para a batalha sem o seu maior objeto de orgulho e dizendo assim diziam que iriam fazer o possível para honrar a bandeira.

O Senhor como bandeira é um aviso ao exército inimigo: O Senhor está ao nosso lado, lutamos por ele com ele e para ele. Ter o Senhor como nossa bandeira aumenta-nos o vigor e a coragem para lutar e nos motiva a dizer: Se o senhor é por nós quem será contra nós?

Pastor Jezias Ferreira