O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES DE 2014!

 

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Não tenho dúvidas que o segundo turno das eleições de 2014, ficará na história, sendo marco para a democracia brasileira! Um resultado com final apertado, muito questionado, inclusive há pedido de auditoria das urnas e, a cada dia que passa, é crescente a desconfiança de milhões de brasileiros com o resultado apresentado. Em que pese toda essa dimensão, ficou notória a divisão em relação ao percentual de votos, o centro-sul e norte/nordeste definiram com exatidão suas preferências quanto ao voto presidencial.

Desta constatação é possível analisar o resultado, por exemplo, do estado do Maranhão, aonde a candidatura vitoriosa obteve quase oitenta por cento dos votos. Como compreender essa situação? Tenho abordado por diversas vezes que nosso país ainda vive a ‘política de voto cabresto’, lembrando da velha República, onde não se votava pela imposição do ‘coronel’, agora é pelo ‘beneficio que se recebe’! Numa outra dimensão, temos os estados, como São Paulo, Santa Catarina e Paraná que atribuíram mais de sessenta por cento de seus votos a candidatura derrotada! Entretanto, essa constatação, que ‘benefício’ é fator determinante para o resultado de uma eleição é preocupante. Caro leitor: até quando a nação irá suportar essa política de mero ‘assistencialismo’?

Um fator positivo deste segundo turno foi à expressiva participação do eleitor, sobretudo pelos meios eletrônicos, junto às redes sociais, essa atitude foi importante, uma vez que internet, celular e outras tecnologias, presentes na maior parte de nossa população, foram decisivas para a realização do segundo turno e para o desfecho do pleito! Aliás, tanto para a presidência, quanto para alguns governadores, contava-se como certo que não haveria segundo turno, mas a história democrática foi diferente!

A salutar democracia é benéfica e a candidatura vitoriosa irá rever conceitos e sua forma de governar, de se posicionar, uma vez que existe uma divisão latente em nosso país; o processo democrático foi assegurado, mas o vencedor precisa entender o recado das urnas. Acredito na democracia e na força do povo e, face ao que foi abordado neste artigo, evidencia-se que até a posse, em primeiro de janeiro de 2015, poderemos presenciar algum cenário diferente, uma vez que se mencionam nas redes sociais palavras como “impeachment” e “fraude eleitoral”.

O resultado apresentado neste segundo turno das eleições de 2014 evidenciou a necessidade de mudanças, principalmente em relação às políticas do toma-lá-dá-cá, das relações viciosas com o poder e, principalmente em relação à corrupção por parte de quem tem poder, pois nenhum político, partido ou quem governa em nome do povo, deve exercê-lo em benefício próprio ou para seu partido! A democracia continua sendo o caminho mais salutar para o exercício da plena liberdade.

Que Deus em sua infinita misericórdia abençoe nossa nação e a proteja hoje e sempre.