Acho que eu serei o primeiro a admitir que se a minha relação com a comida fosse um status no Facebook, ela seria: "Tá complicado."
Nos últimos 10 anos, eu ganhei 20 quilos e perdi 20 quilos. Eu tentei todas as dietas da moda lá fora. Tenho colocado no Google: "como começar a ficar magro em 6 dias" ou  "como perder 10 quilos em 48 horas". Eu comia um x-burger de garfo e faca. Eu tinha me "purificado" com esses sucos detox e tudo o que aprendi na matemática do ensino médio foi aplicada a minha prática de contagem de calorias. Menti (mais do que uma vez) o meu peso, altura e tamanho do copo.

Eu sei, isso não é lá um dossiê baseado em evidências que encontrei na internet. Também este não é um aconselhamento médico ou algo cientificamente comprovado (me sinto obrigado a lembrá-lo aqui, que eu não sou um médico).
Isto é simplesmente o que funcionou para mim. Isso é simplesmente o meu segredo para um relacionamento saudável com a comida. (Só que não é mais um segredo, porque eu estou compartilhando com você.)

 

                                                

Jogue fora o livro de regras.

E se eu lhe contasse que tudo o que qualquer um lhe disse sobre alimentos, dietas, e IMC estavam errados? Você provavelmente diria que, bem, essa é uma declaração muito ousada para alguém que não é médico, certo?
Claro, mas ouça-me.
Tudo o que qualquer um lhe contou sobre comida, dietas e ótima IMC é errado porque assume uma mentalidade de tamanho único. 

Pense em todas as dietas e regras de alimentos comercializadas em massa: a dieta da lua, a dieta do leite, a dieta Paleo, a dieta mediterrânea, etc. Claro, elas são todas dietas da moda. Mas também são generalistas. Nenhuma delas foi projetadas ou desenvolvido especificamente para você. Nenhuma delas é específico para o seu corpo.
Deixe-me te dar um exemplo. Minha namorada faz uma dieta rica em gordura (do bom tipo), com baixo teor de carboidratos e . Obviamente, porque fazemos a feira juntos e comemos juntos, assumi sua dieta. E então eu bati. Difícil. Enquanto meu BF estava ótimo, estava me sentindo enrolado, exausto, letárgico. Eu também estava ansiando carboidratos.

Ouça seu corpo. É realmente um conceito tão simples!
Está com fome? Coma.
Você está satisfeito? Abaixe o garfo.
Seu corpo tem todas as respostas. Quando você afoga todo o outro ruído e sintoniza seu corpo, ouça seu corpo e dê ao seu corpo o que ele quer, coisas incríveis acontecem.