Resenha bibliográfica

O Segredo de Luísa. Uma idéia, uma paixão e um plano de negócios: Como nasce o empreendedor e se cria uma empresa.
DOLABELA, Fernando. São Paulo: Cultura editores associados. 1999. 312p. ISBN: 8529300459

Por Bruno Ferreira

Os desafios na hora de iniciar um negócio são muitos e das mais diversas intensidades. O segredo de Luísa conta a história de uma jovem, fascinada pela idéia de conquistar a independência financeira e pôr em prática seus planos a respeito do lançamento de um produto revolucionário que irá lhe render bons dividendos: Goiabadas Maria Amália.
A vida da personagem passa por turbulentas transformações enquanto floresce a idéia de abrir a sua própria empresa. Os dilemas na vida de todo empreendedor são representados por meio de situações em que Luísa tem que tomar decisões que podem desapontar seus parentes e amigos.
O envolvimento de Luísa com seus planos para criação da sua empresa faz com que ela deixe de lado coisas que antes ela nem imaginava abrir mão, como, por exemplo, sua faculdade de Odontologia e até mesmo o seu casamento, há muito planejado, principalmente pelos seus pais.
O planejamento cuidadoso de cada passo a ser dado passa a fazer parte do dia-a-dia da personagem, não apenas na área empreendedora, mas na sua vida como um todo. A elaboração da estratégia empresarial, a busca de aconselhamento técnico, assessoria empresarial, uso de ferramentas eletrônicas como o Makemoney, faz com que ela perceba o quão complexo será a realização do seu sonho.
Cada vez que ela tem acesso a dados estatísticos a respeito de novos empreendimentos, se assusta ao perceber que a falta de um planejamento adequado é a principal causa mortis das empresas recém criadas. Porém, esse é um dado que alerta a jovem para a execução das tarefas do planejamento nos seus mínimos detalhes para que tudo saia conforme o esperado.
Os riscos que cercam suas decisões no campo pessoal servem de preparação para o exercício da atividade empresarial, que também exigirá uma dose de ousadia e o cálculo detalhado dos riscos que está disposta a correr.
Dolabela trata de questões fundamentais na hora de iniciar o processo de criação de uma empresa. Examina cada passo desse processo a partir da história de Luísa, seus desafios e sua disposição para enfrentar os riscos (que são muito bem representados pelas situações da sua vida pessoal).
O autor consegue combinar de forma sistemática os desafios de Luísa para a concepção e o planejamento do seu negócio e a aflição que passa a jovem, tendo que deixar de lado seus estudos na faculdade e seu casamento já arranjado.
À medida que a personagem se envolve na execução de seus trabalhos de empresária, mais evidente torna-se sua paixão pelo negócio e sua disposição para enfrentar as dificuldades. E essa determinação e vontade de vencer guia Luísa pela estrada longa e sinuosa do sucesso empresarial.